TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão Pública

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  31.890 Palavras (128 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 128

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA GESTÃO PUBLICA

PROJETO INTERDISCIPLINAR

PROINTER II FINAL

          Camila Tarifa Greco Oliver                RA: 9609496088

        Maria Luíza Costa Arroyo                RA: 9419560860

        Rafael Pereira de Souza                        RA: 9507351918

        Reinaldo Antônio da Silva                RA: 9675481378

Jundiaí

2014

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Disciplinas: Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública II(PROINTER_II Final)

Prof. EAD: P

Prof. TTPRE: Dulcinéia de Godoi

Projeto interdisciplinar entregue como requisito para avaliação do 2°. bimestre das disciplinas: Direito empresarial, tecnologia de gestão, responsabilidade social e meio ambiente, com orientação da professora-tutora: Dulcinéia de Godoi.

Jundiaí

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO  .............................................................................         4

2. DESENVOLVIMENTO  ................................................................        .         5

3. CONCLUSÃO  .............................................................................         9

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................                10



INTRODUÇÃO

        A revolução industrial trouxe seus avanços e muitos benefícios, mas também, consequências terríveis para o meio ambiente que ameaçam podem destruir a vida como a conhecemos. A CLRR consultoria tentará mostrar a seguir, com alguns exemplos que muito embora a situação seja crítica, se houver boa vontade da sociedade, uma atuação mais abrangente do governo criando leis e fiscalizando e um comprometimento das organizações é possível alcançar excelentes resultados. É preciso desassociar, preservação do meio ambiente com, alto custos e prejuízo.

        Buscamos compreender os erros, acertos e dúvidas, através de pesquisas e obtenção de conhecimentos, identificando assim uma solução eficaz. Utilizado como a base principal empresas que reconheceram a necessidade de uma “economia verde”, que busque lucro, porém com responsabilidade socioambiental. As empresas que veremos, reformularam sua gestão a fim de alcançar seus objetivos e metas, hoje contam com uma equipe que alto desempenho que busca a cada dia aprimoramento e novas estratégias, para o desenvolvimento de forma sustentável.

        Toda organização saudável e que busca crescimento, de forma sustentável, tem por finalidade transformar recursos em produtos (bens ou serviços) com retorno econômico favorável, em harmonia com o meio ambiente e a sociedade.

        Em resumo, sua existência está condicionada à sua capacidade de interagir com o ambiente, monitorar as variáveis de impacto e adotar as estratégias mais adequadas. Para que possa chegar em uma excelência de resultados.



DESENVOLVIMENTO

        Grandes Empresas, preocupadas com as questões ambientais e reconhecendo o meio ambiente como bem relevante, iniciaram programas e iniciativas que anunciam uma nova era de reflexões e postura. A empresa CLRR por sua vez adotou medidas preventivas para a proteção ambiental. Elaborado um paralelo entre as agressões ao meio ambiente desde o primórdio da civilização e os dias atuais a conclusão é que;

    “o homem primitivo com suas necessidades bastante reduzidas, não causavam grandes impactos ao ambiente e que a partir da Revolução Técnica – Industrial e o crescimento econômico é que se tem um marco de agressão significativa ao meio ambiente”. (PIERANGELI;SOUZA,2000,p.109)

        Com o avanço da tecnologia, a humanidade evolui consequentemente, e por diversos fatores, tais danos se tornaram irreparáveis. Por esse motivo, o meio ambiente passou a ser analisado como um bem de extrema importância e adotadas medidas preventivas e de proteção condizente com sua relevância.

        A relação da gestão com o meio ambiente tem importância, porque as constantes movimentações dos materiais, produtos e até mesmo o transporte em si, poderão causar de alguma forma acidentes ambientais. Então, um sistema de gestão ambiental quando implantado fornece ferramentas e procedimentos que serão facilitadores, na condução da Logística.

        As empresas não só devem “tornar-se verdes”, mas manter e melhorar sua posição competitiva ao se tornarem verdes. Quanto antes às organizações enxergarem a questão ambiental como uma oportunidade competitiva, maior será sua probabilidade de sobreviver e lucrar; É pela ênfase da questão ambiental, como uma oportunidade de lucro que, se pode controlar melhor os prejuízos que se tem causado ao meio ambiente, Diante dos principais princípios dentro da empresa, em relação à questão ambiental, a empresa deve garantir que a gestão ambiental entre suas principais prioridades e que ela é o principal fator de ajuda para o desenvolvimento sustentado de forma equilibrada.

        Podemos tomar como exemplo a INOXEL, que buscando melhorar seus resultados em termos de qualidade adotou uma postura de reorganização, optando por uma gestão ambiental, que lhe trouxe lucro e a satisfação de seus clientes.

        Um dos maiores problemas que enfrentamos é o mal uso dos recursos naturais, com o aquecimento global vivemos uma crise, falta de água, exploração exacerbada do solo, é preciso que as organizações, mudem sua postura e entendam, que podemos agir com responsabilidade social, no Brasil ainda há muito por se fazer, é preciso um plano de ação mais coeso por parte do congresso, e leis melhores elaboradas para complementar os esforços de conscientização, pois infelizmente se tivermos leis frouxas, apenas o esforço de instituições de ensino e ONGS na conscientização, demorarão muito a trazer os resultados necessários e o planeta não pode esperar, se não cuidarmos do presente não teremos um futuro. Porém algumas empresas, já entenderam sua responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade vem, mudando sua postura e obtendo excelentes resultados, como no caso da Neoenergia, a organização se destaca por conta de sua iniciativa em adotar posturas ecológicas e de responsabilidade social, postura essa que hoje lhe rende várias premiações e liderança no mercado, produzindo uma energia limpa, mas para alcançar tais resultados a Neoenergia, optou por uma governança corporativa, que prezasse por, estratégia de comunicação; inovação; pesquisa e desenvolvimento; integração de produtos e serviço; eficiência energética e gestão de riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (494.2 Kb)  
Continuar por mais 127 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com