TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias da Informação e Comunicação Comunicação Empresarial

Por:   •  5/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ISMAEL PASSOS ELOI

LUIS EDUARDO SOUZA FERREIRA

ROBERIO DE ANDRADE SOUZA

SEVERINO CRISTOVÃO DO NASCIMENTO NETO

WASHINGTON LOCIO DOS ANJOS JUNIOR

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) COMO ALIADAS PARA O DESENVOLVIMENTO

Petrolina - PE

Setembro/2018

ISMAEL PASSOS ELOI

LUIS EDUARDO SOUZA FERREIRA

ROBERIO DE ANDRADE SOUZA

SEVERINO CRISTOVÃO DO NASCIMENTO NETO

WASHINGTON LOCIO DOS ANJOS JUNIOR

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) COMO ALIADAS PARA O DESENVOLVIMENTO

[pic 1]

                                                 

Petrolina - PE

Setembro/2018

  1. INTRODUÇÃO

  1. OBJETIVOS

  • Compreender as finalidades e os processos de inserção das tecnologias de informação e comunicação nos contextos sociais.
  • Porque as TICs têm tanta influência para o aumento do desenvolvimento e avanço nas muitas áreas onde ela é aplicada.
  • O quanto a rotina das empresas pode mudar depois da aplicação de novas tecnologias da informação.
  • O papel das TICs na Comunicação Empresarial.
  • Qual o nível de relevância das novas tecnologias no ramo dos negócios.
  • O quanto as empresas têm investido, nesta área, para que as mesmas cresçam e tenham crescido ao longo dos anos.
  1. CONTEXTO

A aplicação das TICs ocorre em vários contextos, entre eles, os mais comuns, os quais podemos identificar são: o social, o econômico e o político. O uso de novas tecnologias tem se tornado cada vez mais comum nesses contextos, pois o mundo caminha a passos largos e as necessidades são cada vez maiores e diversificadas no que se diz respeito eficiência e qualidade na transmissão de informações.

No contexto político, podemos ver o aumento dos mecanismos de controle social sobre os atos praticados pelos gestores públicos, nos possibilitando de receber a prestação de serviços e buscar informações necessárias ao exercício dos nossos direitos. Há, também, a possibilidade de o emprego das TICs, nesse contexto, criar espaços democráticos e coletivamente constituídos, o que seria uma nova maneira de escolha de interesses públicos, de participação e de construção da cidadania.

Já no contexto social, podemos perceber que as TICs têm muita importância em nosso convívio, seja na vida profissional ou para uso pessoal, algo que se tornou mais intenso e evidente com a chegada da internet, no final do século XX, e que trouxe um

novo conceito de comunicação. Na vida profissional temos como grande exemplo as redes corporativas, as intranets e as teleconferências; já para o uso pessoal temos diversos aplicativos, redes sociais, blogs, fóruns, etc. Também vemos essas tecnologias fazendo parte da educação, com os famosos cursos EAD, que proporcionam uma maior comodidade e flexibilidade de horários para as pessoas que dispõem de pouco tempo.

Partindo para o contexto econômico, não podemos deixar de mencionar que as TICs são importantes para a diversificação da economia, pois elas podem contribuir para a integração de mercados, melhorando a realocação de produção e de serviços frente a exigência de consumidores, que são cada vez maiores. Isso tudo acorre porque as TICs promovem a introdução de serviços digitalizados, cooperando assim para a disseminação de informações de maneira mais rápida.

  1. PRINCIPAIS CONCEITOS

  1. O uso das TICs nas empresas

Podemos perceber que, atualmente, os sistemas de informação e as redes de computadores têm realizado um papel importantíssimo na comunicação empresarial, pois é através dessas ferramentas que a comunicação ocorre sem que haja barreiras. Em um ambiente corporativo, lugar no qual as pessoas percorrem objetivos afins, a necessidade de comunicação aumenta consideravelmente, mas não podemos ignorar existência de barreiras, sejam elas culturais, sociais, tecnológicas, geográficas, etc. Tudo isso dificulta o ato de comunicação das pessoas, por isso, um dos grandes desafios de uma corporação é transpor essas barreiras.

Com relação ao emprego de novas tecnologias da informação e comunicação, podemos perceber que são claramente vistas como fonte de incertezas no ambiente empresarial, por causa dos desafios que trazem ao alterar as características internas das empresas e também por causa dos impactos nas condições de competição, investimentos e rentabilidade. Ao inserir novas tecnologias, a empresa estaria provocando, provavelmente, abrangentes alterações na sua estrutura.

No atual cenário, é bastante comum que as organizações se utilizem das TICs a fim de obterem sucesso em seus negócios no mercado, trazendo vantagem tanto para a comunicação interna como a externa. Dentro das organizações, a necessidade cada vez maior da eficiência para o alcance dos objetivos e de acompanhar o mercado a cada dia mais competitivo, exige esses novos tipos de tecnologia para que os processos organizacionais sejam mais céleres.

Entre as diversas tecnologias que têm bastante peso na realização do trabalho, a informática é a que mais se destaca, pois, sua utilização é muito disseminada em diversos ambientes de trabalho e o alcance de seus impactos é muito abrangente. Por serem de forma mais fácil utilizadas com a informática, as tecnologias trazem uma série de alterações na organização das empresas, inclusive a nível da relação entre as suas diversas áreas e as pessoas que nela atuam. 

Além de melhorar a gestão do negócio, investir em TIC é essencial para proteger informações importantes da empresa, principalmente para empresas que trabalham com informações confidenciais, pois podem existir falhas de segurança que permitam o acesso à rede e às informações dos sistemas, expondo a empresa à possíveis ataques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com