TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS APLICADAS À INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Por:   •  31/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA

 CURSO DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 Ailton Passerani RA 1567219156

Gustavo dos Santos da Silva RA 1589921858

João Carlos da Conceição RA 1581994579

Jonatas de Oliveira Monteiro RA 0019525951

Leandro Sipulvida Teixeira RA 1596857114

TECNOLOGIAS APLICADAS À INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

São Bernardo do Campo

2017


TECNOLOGIAS APLICADAS À INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Com o crescente uso da tecnologia da informação como ferramenta para tomada de decisões, é cada vez maior o número de que investem em práticas de Inteligência: Empresarial e Competitiva.

Estas tecnologias ainda são uma novidade no Brasil, passando a ser mais difundida e utilizada na última década. Por causa disto, ainda é grande o número de gestores e empresários que confundem Inteligência Empresarial (Inteligência de Negócios) e Inteligência Competitiva.

Inteligência Empresarial (ou Inteligência de Negócios) pode ser definida como a capacidade de uma empresa para capturar, selecionar, analisar e gerenciar as informações relevantes para a gestão do negócio com o objetivo de:  (Teixeira 2009):

  • Inovar e criar conhecimento.
  • Reduzir riscos na tomada de decisão e evitar surpresas.
  • Direcionar, assertivamente, os planos de negócios e a implementação de ações.
  • Criar oportunidades de negócios.
  • Apoiar o desenvolvimento de produtos/serviços com uma base de informação confiável, eficiente e ágil.
  • Monitorar, analisar e prever, eficientemente, as questões relacionadas ao core business.
  • Gerar valor aos negócios.

A Inteligência Empresarial utiliza à tecnologia para auxiliar a tomada de decisão estratégica de diversas níveis de usuários, como executivos, gerentes e analistas.

Se levarmos em consideração que o objetivo da Inteligência é transformar informação subjetiva e desagregada em vantagem competitiva para agregar valor aos negócios, é natural que qualquer área possa construir a sua base de Inteligência. Assim, podemos ter não só a Inteligência de Mercado ou Competitiva, divulgada constantemente pela mídia, como também Inteligência de Produtos, Inteligência de Logística, Inteligência de Clientes, Inteligência Financeira e assim por diante. (Teixeira 2007). Todas estas modalidades juntas formam a Inteligência Empresarial.

Sendo assim, a Inteligência de Mercado ou Competitiva (IC) é parte da Inteligência Empresarial e engloba, principalmente, informações sobre o mercado e a concorrência. (Teixeira 2009)

Segundo a SCIP -- Society of Competitive Intelligence Professionals, a Inteligência Competitiva é um programa sistemático e ético para coleta, análise e gerenciamento de informações externas que podem afetar os planos, decisões e operações de uma empresa.

A Inteligência Competitiva abrange muito mais do que informações externas (mercado e concorrência), sendo responsável por demandas que incluem desde dados quantitativos e performance de produtos ao mapeamento inteligente de clientes.

Como exemplo, a Iveco, fabricante de caminhões, ônibus e veículos comerciais, decidiu mudar a metodologia de cruzamento de dados e começou a mapear também informações sobre o negócio de seus clientes, como, por exemplo, quais são os produtos que os clientes mais carregam nos caminhões, que tipo e modelo de veículos são mais utilizados em cada região e por que razão, quais produtos são mais comercializados no momento etc.

Com essa iniciativa, a Iveco investiu em uma mudança no foco do negócio, priorizando as necessidades do cliente e do negócio do cliente, ao contrário da visão tradicional do mercado, já utilizada pela empresa e com foco no produto. Dentre os resultados, a área de Inteligência Competitiva identificou tendências e oportunidades de negócios, antecipando necessidades específicas dos clientes.

Há outras técnicas de IC (Inteligência Competitiva), como a análise de Win/Loss, que podem trabalhar em conjunto com o sistema e as ferramentas de BI (Business Intelligence), contribuindo na validação dos dados do BI e no maior direcionamento estratégico da empresa com respostas rápidas ao mercado.

A análise de Win/Loss de clientes é muito útil em mercados altamente competitivos. Essa técnica faz um levantamento da perda/ganho de contratos/clientes da empresa em relação à concorrência.

Um gigante da indústria de Tecnologia da Informação, com atuação em software, hardware e serviços, utiliza a análise Win/Loss há alguns anos. São mapeados dados como segmento do prospect, produtos/serviços que foram solicitados na proposta comercial, faturamento da perda/ganho por cliente e principais razões das perdas/ ganhos de contratos.

Como resultados, a empresa tem uma maior compreensão das disputas comerciais, além de identificar os pontos fortes e fracos da empresa e concorrentes. Entretanto, esse trabalho só é possível se houver o envolvimento e o comprometimento das equipes de vendas (pré-vendas e projetos) com a área de Inteligência Competitiva.

Quais são as tecnologias aplicáveis – ranking das 10 tecnologias em nível mundial?

1- Cloud Computing - Fornecedores vão aumentar as implementações em cloud privada como software, hardware e metodologias para adoção das melhores práticas, além de serviços para gerenciar remotamente o que está na nuvem. Os servidores físicos a cada dia dão lugares a armazenamento em nuvem, que não demandam de espaço físico pela empresa, que geralmente utilizam serviço de empresas especializadas no assunto e permitem um acesso mais rápido a informação.

Ex: Na saúde: profissionais e estudantes podem consultar prontuários eletrônicos a partir de qualquer dispositivo fixo ou móvel, além de pesquisar mais de 200 mil interações medicamentosas, fazer consultas sobre medicamentos comercializados no Brasil, utilizar guidelines médicos e ter acesso às atualizações médicas e serviços relacionados. 

2-Aplicações móveis e tablets – Mais de 1,5 bilhão de pessoas ao redor do mundo carregam terminais móveis com capacidade para acessar diversas aplicações na web e fazer transações de e-commerce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com