TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias desbloqueiam enorme mercado de oportunidades

Por:   •  30/1/2019  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Assunto: Tecnologias desbloqueiam enorme mercado de oportunidades.

Fonte: Tim Zanni, O cenário de mudanças das tecnologias de ruptura, Tecnologias desbloqueiam enorme mercado de oportunidades, KPMG, 2017.

Este artigo demonstra como a tecnologia industrial deve se desenvolver nos próximos anos e como isto deve afetar os modelos de negócios. Tecnologias como a internet das coisas, robótica, inteligência artificial e crescimento do poder computacional estão desbloqueando novas oportunidades de negócios.

Em pesquisa da KPMG, a internet das coisas mostra-se como a tecnologia com maior potencial de impacto no mundo dos negócios sob o ponto de vista de executivos e líderes de grandes companhias da indústria de tecnologias.

Os investimentos na área de internet das coisas devem ter um crescimento nos próximos anos e chegar à casa dos U$ 1.4 trilhões até 2021. Todo esse crescimento vai exigir uma nova estrutura para gerir as oportunidades e riscos.

Dentre os benefícios apontados pelos líderes que adotaram a internet das coisas, o maior deles foi a melhoria na eficiência empresarial, na sequência vieram o ciclo de inovação mais rápido, a redução de custos, o aumento da rentabilidade e o tempo de aceleração para o mercado.

As empresas que podem ter os maiores benefícios com o uso da tecnologia das coisas nos próximos três anos são: em primeiro lugar empresas de tecnologia, seguidas de empresas varejistas de consumo, empresas de saúde e empresas do ramo automotivo e de transportes.

A segunda colocada na pesquisa da KPMG, a robótica deve ter um investimento na casa de U$ 221 bilhões até 2021, atualmente mais da metade desse tipo de mercado são de robôs industriais, mas a expectativa é que este cenário se inverta e os robôs de consumo passem a dominar o mercado. Os líderes industriais que escolheram a robótica como a tecnologia de maior impacto classificaram os principais benefícios da seguinte forma: maior eficiência e produtividade, depois ciclos de inovação mais rápidos, aumento da fatia de mercado, redução de custos e aumento da rentabilidade.

Apontada como a terceira maior força tecnológica que irá revolucionar o mercado de tecnologia, a Inteligência Artificial e Cognitiva terá receitas mundiais na ordem de U$ 46 bilhões até 2021 o que representa um aumento de 54 % em cinco anos. Os benefícios foram apontados na seguinte ordem: maior produtividade, redução de custos, aumento da rentabilidade, ciclos de inovação mais curtos, fidelização do cliente e resposta mais rápida ao mercado.

A empresas com maior poder de monetização resultante da adoção de tecnologias de Inteligência Artificial e Cognitiva são: serviços financeiros, empresas de tecnologias, cuidados com a saúde e empresas de telecomunicação respectivamente.

O trabalho digital consiste na realização de trabalhos de forma compartilhada entre humanos e máquinas, atualmente este tipo de trabalho consiste na automação de trabalhos repetitivos, mas a tendência é que esta realidade se transforme e as máquinas tenham cada vez mais capacidades parecidas com aquelas dos humanos.

Estas tecnologias podem permitir que as máquinas assumam definitivamente atividades de interpretação de grandes quantidades de dados e libere os humanos para se concentrarem em resolução de problemas e inovação.

Neste cenário de crescimento das tecnologias e da inteligência artificia, algo que se torna imprescindível é a segurança dos dados. As empresas buscam cada vez mais formas de manterem seu capital intelectual seguro. Este cenário pode ser a oportunidade para a monetização de soluções de segurança o uso das tecnologias.

Quando falamos em barreiras à inovação, a principal delas é a consolidação da plataforma, grandes empresas e startups já consolidadas são ferozes na concorrência no mercado de tecnologias. Outras dificuldade são o retorno sobre investimento e o acesso ao capital.

As principais barreiras para a comercialização são: complexidade tecnologia, financiamento, risco de gestão, cyber segurança, conformidade regulatória, governança de privacidade e políticas governamentais.

A tecnologias emergentes tendem a promover grandes mudanças nos modelos de negócios, estas mudanças podem ter um impacto positivo para aquelas empresas que conseguirem se adaptar e estar na vanguarda deste movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com