TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI - TECNOLOGIA VERDE NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  25/6/2019  •  Artigo  •  3.171 Palavras (13 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - MODELO DE GOVERNANÇA VERDE NAS ORGANIZAÇÕES

SERRA/ ES

2019

TECNOLOGIA DA INFORMAÇ NAS ORGANIZAÇÕES: O MODELO DE GOVERNANÇA - O OURO DA GOVERNANÇA VERDE  

Ana Paula de Oliveira Barbosa

INTRODUÇÂO

As rápidas e contínuas mudanças tecnológicas estimuladas pelo atual modelo de governança verde têm feito às organizações repensarem no seu tipo de gerenciamento, se eles investem nesta nova TI ou se permanecem na antiga TI. Em alguns casos as organizações têm feito muitos estudos para que possam se adequar a estas novas regras. Querem seguir as leis, os regulamentos, as normas, politicas e costumes do seu negocio. Os objetivos das organizações tem que ser bem compreendido para assegurar o bom processo dos seus objetivos primários. A governança de TI Verde foi criado para auxiliar a gestão corporativa de forma clara, rápida e fácil, agindo na transparência com cada colaborador, respeitando todos os compromissos, acordos, o meio ambiente e a comunidade onde se esta inserida, visando seu lucro e a sustentabilidade. Os serviços de TI, que transformam os seus indicadores de desempenho para os clientes ou usuários, tem gerando melhores informações, mais claras com as suas metas ambientais dos seus produtos oferecidos aos seus clientes consumidores. A sustentabilidade faz parte de todo planejamento da organização, tem que esta no seu plano de negocio, inserido como uma ferramenta para gerar benefícios à comunidade e a organização, trazendo lucro financeiro e retorno ao meio ambiente de forma mais sustentável, sem que haja escassez.    

DESENVOLVIMENTO

Atualmente, observa - se que as organizações têm procurado estudar sobre a governança de TI, para que possa se adequar aos processos, normas, leis, regulamentos, politicas e costumes que controla os negócios da organização, colocando todos os objetivos e metas da empresa em primeiro lugar.

Mansur (p. 74) nos diz que:

A governança pode ser entendida como o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, normas e entidades que regulam a gestão e controle dos negócios.

Esta nova governança corporativa veio para direcionar as necessidades de cada colaborador envolvido no processo de atendimento dos objetivos da empresa a alcançarem seus objetivos primários de assegurar as melhores praticas para manter um ambiente de negocio pautado em cada necessidade de seus clientes, fornecedores, órgãos regulamentadores e o meio ambiente que são considerados parte fundamental ou uma boa gestão e assim garantir o sucesso do seu empreendimento.

Mansur (p. 74) nos diz que:

A nova governança tem como objetivo primário assegurar o comportamento dos atores conforme as melhores práticas, para criar e manter ambiente de negócios pautado por: (i) respeito profissional, pessoal e legal, (ii) consideração pelas necessidades ambientais, financeiras e humanas, (iii) desenvolvimento da confiança corporativa sustentável via meritocracia e império das leis e (iv) colaboração com sólida inteligência coletiva. A resultante deste saudável ambiente de negócios sempre é a sinergia da atuação da cadeia de valor estendida e o sucesso do empreendimento.

A governança de TI Verde foi criado para auxiliar a gestão corporativa de forma clara, rápida e fácil, agindo na transparência com cada colaborador, respeitando todos os compromissos, acordos, o meio ambiente e a comunidade onde se esta inserida, visando seu lucro e a sustentabilidade.

Mansur (p. 74) nos diz que:

O ouro da governança da TI VERDE vem de forma muito rápida e fácil quando os principais atores (investidores, colaboradores, empresa, clientes e fornecedores) têm comportamento transparente, conforme os códigos de conduta ou certificações (formais ou informais) acordados, aceitos e entendidos para habilitar em toda a comunidade a clara e fácil visualização dos compromissos, acordos e respeito com a sustentabilidade, meio ambiente e lucro.

As práticas corporativas necessitam de saber sobre os processos de negócios e cultura corporativa que envolve o gerenciamento do lucro e da sustentabilidade do seu negocio, visando avaliar as expectativas e dissonância cognitiva de pessoas que tem interesse na gestão da empresa e de seus investidores. Assim algumas organizações estão criando cargos de nível executivo, para a área de sustentabilidade corporativa para facilitar os seus processos.

Mansur (p. 74 e 75) nos diz que:

A principal função deste executivo está relacionada com a sua atuação como mentor do presidente, outros executivos e acionistas para: (i) aumentar e manter a competitividade da empresa no mercado, atendendo às normas, leis e regulamentações nacionais e internacionais e (ii) gerar capital intelectual coletivo de alto nível na temática  ambiental-financeira.

Hoje a uma necessidade de se ter uma visão mais estruturada nas tomadas de decisões dos negócios e de suas tecnologias, que ocasiona a uma demanda corporativa com um modelo de governança empresarial focado nas normas, leis nacionais e internacionais e as regulamentações. Este modelo precisa ter em suas questões de negócios a governança corporativa, com os objetivos e metas da organização, analisando a sustentabilidade ambiental e financeira, a redução dos impactos ambientais e financeiro das suas atividades e do suporte da governança corporativa.

Mansur (p. 76) nos diz que:

A governança da nova TI Verde, no entanto, tem dois papéis e objetivos adicionais além do suporte à governança corporativa. Ela também atua ativamente no desenvolvimento e manutenção das metas do negócio de sustentabilidade ambiental e financeira e na minimização do impacto financeiro-ambiental das suas atividades internas.

A sociedade tem clamado pelo aumento da conscientização das organizações e consumidores em relação ao uso inteligente dos seus recursos naturais, que estão cada vez mais escassos. Esta nova governança TI Verde chega exatamente para desempenhar esta função essencial e dar um passo a mais, agregando valor ao seu empreendimento e a comunidade, com medidas que ajudam a preservar a natureza e ao mesmo tempo tendo lucro para os negócios, com novas metas sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com