TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Por:   •  13/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  1.782 Visualizações

Página 1 de 4

 1. Este filme foi lançado em 1936, momento em que ainda se viviam os efeitos da Grande Depressão, provocada pela crise de 1929, período marcado por dificuldades econômicas, desemprego e perseguições políticas. De que modo esse contexto se manifesta no filme?

O trabalhador se torna obrigado a vender sua mão-de-obra a qualquer preço e a qualquer forma de trabalho, devido à ausência de outras opções. O personagem do Chaplin, Carlitos, ao conseguir emprego em uma Indústria de Grande Porte, é confundido com líder grevista, onde sofre perseguições políticas, é preso, perde o emprego, passa fome e chega a não ter onde dormir.

2. Na segunda metade do Século XIX, o pensador alemão Karl Marx (criador das teorias acerca do socialismo científico- apresenta uma análise crítica da realidade política e econômica, da evolução da história, da sociedade e do capitalismo), já denunciava o fenômeno da coisificação existente na sociedade capitalista. Segundo Marx, as relações sociais que aproximam as pessoas acabam se transformando basicamente em relações de troca, de interesse, gerando uma desvalorização muito grande do ser humano, que passa a ser visto como uma “coisa”. Com base nessas informações, responda:

2.1. “Tempos Modernos” denuncia a coisificação do ser humano? Justifique.

Um rebanho de ovelhas é sobreposto pela imagem de um grupo de trabalhadores saindo de uma estação de metrô e se dirigindo às Indústrias. Da mesma forma como as ovelhas são animais bem conhecidos por serem dóceis e fáceis de lidar, os trabalhadores também são. obedecendo de forma doce e pacifica as hierárquicas da sociedade industrial.

Condições desumanas de trabalho, uma linha de produção onde o trabalho ali consiste em somente apertar parafusos. Está ai a influência Marxista, o trabalho é mostrado como algo mecânico, sem qualquer prazer ou liberdade. Eles não sabem se quer o que aquela linha de montagem fabrica.

2.2. Por que o relógio aparece tantas vezes no filme?

Uma dependência do homem contemporâneo a escravidão do relógio, com seus horários todos pré-estabelecidos, no filme, os operários trabalham contra ao tempo, cada vez que o Capitalista olhava para o relógio ele aumentava a velocidade da máquina, a fim de que os operários produzissem mais e mais. Quanto maior a produção, maior será o lucro.

3. As cenas que envolvem a invenção da máquina de comida provocam reflexões a respeito não só da supremacia da máquina e da tecnologia, mas também do impacto social provocado pela máquina. Então, responda:

3.1. Que críticas podem ser detectadas nessas cenas?

. O Proprietário da fábrica quer comprar uma máquina para alimentar os operários durante o trabalho, para que a produção não seja interrompida e ele não perca dinheiro no que diz respeito a tempo de produção. E enquanto isso, os operários trabalham sem segurança alguma, sem terem direito ao descanso no horário do almoço.

3.2. Que contradição social é apontada na invenção de novas máquinas, considerando-se a situação dos trabalhadores da época?

O filme retrata a diferença existente entre a classe operária e a burguesia. O dono da fábrica estava mais preocupado em produzir mais e obter um lucro maior, do que com as condições de trabalho de seus operários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com