TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Por:   •  6/10/2016  •  Monografia  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Orientação: Após realizar as atividades propostas, encaminhe o seu arquivo através do sistema (o mesmo que estamos usando para exibir o filme).

1) Faça uma análise crítica da Teoria da Administração Científica enfatizando as características da sociedade da época e as necessidades apresentadas pelos trabalhadores retratados no filme Tempos Modernos.

(sugestão: mostrar pontos positivos ou negativos que você viu nessa teoria, sempre justificando com suas palavras)

Resp.: Como consequência da revolução industrial houve um crescimento desordenado e acelerado das empresas, com isso os recursos eram mau aproveitados e realizados a partir da percepção de cada individuo, por tanto havia a necessidade de implantar métodos científicos, tornando possível a padronização das tarefas desempenhadas , aumentando assim a eficiência dos trabalhadores.

Taylor denominado pai da administração cientifica veio do chão de fabrica,se tornou supervisor e depois diretor,com essa visão abrangente de todo o funcionamento da fabrica desenvolveu alguns estudos entre eles o estudo de tempos e movimentos que na minha percepção é extremamente útil quando usado para apontar caminhos para aumento da produtividade ,mais pode ser extremamente nocivo se usado como artificio da exploração da força de trabalho de maneira que leve a exaustão física e emocional como apresentado no filme ,pois de fato homens nunca serão máquinas, além disso o filme mostra a estrutura organizacional como traço marcante onde uma pequena minoria enriquece enquanto uma outra grande maioria passa fome e não tem suas necessidades básicas atendidas .

2) Qual é o tema central do filme?

Resp.:O filme trás como tema central o processo de industrialização e a vida de um operário que dentre todos os outros é submergido pelo sistema de trabalho, pelo estresse e exaustão ,que ao sair na rua é envolvido na loucura da correria da ´´modernidade´´ ,mais o que mais me chama atenção é o fato desse operário não ter consciência do que estava vivenciando naquele momento político, essa realidade não é diferente hoje.

3) Quais as ameaças impostas pela vida moderna as quais o personagem de Chaplin fica exposto?

Resp.:a figura do Acionista ou dono da fabrica que aparece sempre para controlar o funcionamento do trabalho ,o supervisor que dita o ritmo do trabalho e todo o sistema de produção .

4) Como é retratada a classe trabalhadora no filme?

Resp.: Como uma classe pobre que tem que estar sempre a disposição de fazer o que for necessário para manter o seu emprego .

5) O homem ainda é o dominador ou será que as máquinas já estão em processo de igualdade?

Resp.: Em várias partes do filme percebemos as máquinas substituindo o homem, porém elas ainda depende totalmente da figura do mesmo para o seu manuseio.

6) Qual sistema de trabalho é caracterizado e criticado no filme?

Resp.:o sistema o robótico onde se usava máquinas e esteiras para aumentar a produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com