TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências contemporâneas da administração

Por:   •  18/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  5.133 Visualizações

Página 1 de 5

TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA ADMINISTRAÇÃO

                1. Dentre os fatores que vão influenciar o estágio atual de desenvolvimentos teóricos em administração, é possível destacar a influência do pós-modernismo e o pluralismo paradigmático no campo das idéias.

  • Influência do pós-modernismo:

É entendido como o período contemporâneo, geralmente identificado com mudanças na ordem econômica, cultural, demográfica e social, atribuída a fatores como: a) fim da dicotomia ideológica comunismo x capitalismo; b) impacto da globalização; c) a crescente importância do setor de serviços; o amplo uso das tecnologias da informação; o crescimento do terceiro setor e das organizações sem fins lucrativos. Também está associado a uma mudança profunda nas formas de pensamento, que apresenta-se, especialmente, como crítica aos valores do Iluminismo, com sua crença na racionalidade e no progresso científico, e como descrença relativa às verdades absolutas apresentadas por metanarrativas. O pós-modernismo foi marcado pela descontinuidade, indeterminação e transcendência

  • Pluralismo paradigmático no campo das idéias

                  Até a década de 60 o campo dos estudos administrativos e organizacionais era relativamente simples, com o desenvolvimento principalmente no contexto anglo-saxão, dotado de unidade, homogeneidade e coerência, sendo o foco de análise as grandes organiza- ções burocráticas inseridas na sociedade moderna. A teoria das organizações vivia o seu desenvolvimento controlado dentro de um único paradigma intelectual (funcionalista e positivista), baseado em um acordo tácito de métodos, metodologias, perspectivas de análise e base epistemológica. A partir desse período começam a ser publicadas obras com base em perspectivas diferentes sobre as organizações.

                 2. Dentre as principais teorias organizacionais contemporâneas, é possível destacar a teoria dos custos de transação, a teoria da ecologia populacional e a teoria institucional.

  • Teoria dos custos de transação

         A teoria levanta uma hipótese acerca das origens das organizações, vendo-as como resposta aos ambientes incertos e como uma evolução natural das transações que ocorrem livremente no mercado.

  • Teoria da ecologia populacional

                 Teoria que analisa populações organizacionais, de forma a compreenderos fatores e características que levam à melhor adaptação ao ambiente.

  • Teoria institucional

        Conjunto de contribuições teóricas e pesquisas empíricas que busca explicar por que as organizações assumem determinadas formas, que apresentam relativa semelhança entre si, destacando a relevância de fatores de ordem instuitucional.

        3. Talvez o estudo da Administração tenha, de certo modo, abandonado as grandes teorizações: na prática as tendências contemporâneas se apresentam, algumas vezes modismos, apresentando técnicas ou metodologias específicas a serem aplicadas nas organizações.

Pode-se listar muitas: aprendizagem organizacional (learning organizations); balanced scorecard; benchmarking; coaching e mentoring; empowerment; gestão horizontal; gestão pela qualidade total; gestão por livro aberto (open-book management); organização, sistemas e métodos (OSM); reengenharia, terceirização (outsourcing). Algumas tendências contemporâneas:

•  Balanced Scorecard:

O conceito do Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido por Kaplan e Norton. Sua concepção é relativamente simples:  a empresa analisa seu ambiente, sua missão, e estabelece metas e estratégias para alcançá-las, que deverão se traduzir em ações e resultados.

Os BSCs apresentam duas vantagens: uma visão mais global, por abordar diversas dimensões, quantitativa ou qualitativamente, e por traduzir as estratégias e táticas gerais em metas específicas a serem cumpridas por cada integrante da organização.

•  Empowerment:

O empowerment (empoderamento), decorrente das novas visões sobre as características dos trabalhadores, consiste na delegação de responsabilidades, na distribuição de poderes para os escalões inferiores das organizações, até mesmo para os trabalhadores da ponta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com