TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Administração Publica Cederj

Por:   •  25/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Kelly de Barros Domingos

Matrícula 18113110235

Administração Pública

Polo Três Rios

Teoria da administração pública

Atividade avaliativa II

Resenha do texto “A Burocracia no Brasil: as bases da administração pública nacional em perspectiva histórica (1920-1945) ”. De Carlos Henrique Assunção PAIVA .

        No artigo “A Burocracia no Brasil: as Bases da Administração Pública Nacional em Perspectiva Histórica (1920-1945), Carlos Henrique assunção Paiva, nos apresenta sua dedicação a discutir, a Burocracia no Brasil, apresentando neste artigo desde o modelo da administração pública clássica em seu desenrolar, seja do ponto de vista econômico, social ou político à utilização da burocracia no país, tudo com perspectiva histórica, e com uma percepção macro e micro, deste processo. Paiva também apresenta a administração pública dos anos 1930 ao final de 1945, pois segundo ele, este período foi representativo nas de mudança, como um marco entre estado e sociedade.

        Os principais pontos são a apresentação do surgimento do modelo burocrático uma mudança social e gradativa do modelo patrimonialista alí implantado. O governo de getúlio Vargas, sendo responsável pelo primeiro modelo apresentando reformas e profundas mudanças na administração pública brasileira. Sendo estas “: a criação do concurso público para o ingresso no funcionalismo de carreira do Estado, em 1934; a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), em 1938; a constituição de um estatuto para os funcionários públicos, em 1939, entre outras” (Pag 783).

        O estado oligárquico foi engolido pelo controle e técnicas burocráticas, e as decisões que antes concentravam-se a elite ou ao coronelismo, foram substituídas por normas e regras. A burocracia que é uma estrutura regida por regras, procedimentos, hierarquia e divisão pré definida de trabalho, foi colocada em prática por Vargas para que os interesses da sociedade fossem atendidos com eficiência, e de vez por todas sejam priorizados os, interesses sociais aos pessoais. Este modelo burocrático assemelha-se ao modelo Weberiano.

        Embora a burocracia tenha quebrado muitas barreiras, com os modelos pré existentes, ela também não obteve grande sucesso, os elos muito fortes históricos, não se quebraram da mesma maneira abrupta que ela foi implantada, por isso recebeu-se muitas críticas e boicotagem.

        No aspecto político a burocracia seguiria o caminho de processar melhor às necessidades, do ponto de vista econômico, e os deveres deveriam ser dentro das diretrizes impostas. Portando, o controle político sobre a burocracia foi maior que o contrário, este exerce portanto autoridade política, dominação econômica e exercício de poder sobre exemplo, cargos políticos.         

        Se a burocracia veio para organizar a esfera pública, com suas próprias normas, ela também fez surgir um excesso do mesmo. Tanto que hoje ao dissermos, que algo é “burocrático”, compreendemos que aquilo possui excesso de regras desnecessária para resolver um problema. Digamos que a burocracia bagunçou a esfera pública, pois o que era pra ser bom, nas mão da política se tornou complexo, e o que era para criar padrões que satisfizessem as necessidades social, se transformaram em, mais cargos, mais órgãos, mais custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com