TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

                                           DESAFIO PROFISSIONAL

                                           SUSTENTABILIDADE

 CURSO: Administração

 DISCIPLINA NORTIADORA: Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

PROFESSORA; Ma. Juliana Leite Kirchner

UNIDERP: ANHANGUERA

POLO: Lauro de Freitas

ALUNA; Tiara dos Santos Conceição

RA;9918002546

Data;16 /11 /2015

   SUMÁRIO

1-Introdução

1.1-Apresentação

2-Desenvolvimento

  2.1-Impactos da construção civil

  2.2-Sustentabilidade Econômica

  2.3-Sustentabilidade Ambiental

  2.4-Sustentabilidade social

3-Considerações finais

4-Referências

         

                           

Toda nova edificação produz impactos, sejam ambientais sociais ou econômicos, levando em consideração que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade em virtude da implantação de novas edificações. Algumas medidas podem ser tomadas de forma a evitar ou minimizar os impactos gerados por construções. Podemos utilizar novos materiais ou simplesmente organizar o canteiro de obras para que os resíduos da construção sejam menores e não tenham um grande impacto, já que os materiais da construção civil não são renováveis. Mas os impactos provocados por estas novas intervenções podem criar alguns inconvenientes para as pessoas que moram ou transitam na região onde foram executadas, porém não sendo necessariamente negativos, uma vez que estes podem gerar benefícios ao entorno. Por isso, deve-se sempre levar em consideração a opinião da sociedade quanto a estas intervenções. Algumas situações impactantes podem ser ocasionadas em longo prazo, como o adensamento populacional e, por isso, devemos sempre prever equipamentos urbanos e comunitários para atender a população já residente e também prevendo uma expansão urbana, considerando o uso e ocupação do solo de acordo com o plano diretor e as legislações ambientais daquela região. Essas novas edificações irão contribuir para valorização do local. Devemos também interferir minimamente na paisagem urbana e no patrimônio natural e cultural.

Palavras-chave: Construção civil. Impactos ambientais. Novas soluções.                                                        

 A construção civil é responsável por vários reflexos, ao local e região onde se instala a obra, causados por suas atividades direta ou indiretamente. Desde a fabricação do cimento e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplanagem. Esses “reflexos” são de cunho ambiental, social e até mesmo econômico. A obra, localizada em um espaço urbano, já um tanto alterado, a primeira vista não parece causar danos significativos. Mas com um olhar mais atento e crítico pode-se perceber, e prever, danos como a impermeabilização de boa parte do terreno, o impacto visual causado pela obra, poeira e barulho causados, geração de resíduos da construção, entre muitos outros que poderiam ser citados.

 Neste trabalho são observados e estudados aspectos desses impactos no local, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade social. A obra em questão é um projeto de casas populares elaborada pela empresa L& Construção tendo como gerente o Senhor Manuel e sua equipe de 230 colaboradores, que atuam desde 1983 no setor civil. Manuel entende que é necessário repensar as práticas adotadas pela L& construção para evitar maiores danos aos recursos naturais.

 Por meio da internet, artigos acadêmicos, vídeos e revistas eletrônica, pude observar o quanto é importante este assunto e que cuidar do meio ambiente é dever de todos nós.

Apresentação

Em tempos de discursão sobre o aquecimento global e responsabilidade social adotar uma postura voltada para o caminho da sustentabilidade é vital importância para aqueles que tem visão de longo prazo. Desde a última década, a sustentabilidade faz parte da agenda de várias empresas brasileiras pública e privadas.

Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais:  água, solo, vida vegetal, ar- do qual depende. Assim, desenvolvimento sustentável é o modelo de que segue estes princípios. O conceito de sustentabilidade, portanto, representa promover a exploração de áreas ou uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e todas a biosfera que dele dependem para existir.

2- O desenvolvimento sustentável estar fundamentada em três dimensões: A econômica, a ambiental e a social que consistem nos pilares da sustentabilidade. Para ELKINGTON (2011) a ideia central é que as organizações avaliem o sucesso não somente com base no desempenho financeiro, geralmente expresso em termos de lucro, reto sobre o investimento ou valor para os acionistas. É necessário avaliar também o impacto sobre a economia mais ampla, sobre o meio ambiente e sobre a sociedade em que a empresa atua.  CORAL (2002) apresenta um modelo de sustentabilidade que deve ser perseguido pelas empresas que desejam atender a nova economia: Modelo de sustentabilidade (Coral, 2002).

SUSTENTABILIDADE

                                               

Para Pereira, Silva e Carbonari (2011), o enfoque na sustentabilidade no âmbito corporativo é importante porque as contribuições diretas e indiretas das empresas, representadas pelo seu sistema de produção, vendas, demanda por suprimentos e distribuição até o consumidor final, isto é, sua cadeia de valor, produzem impactos em toda a sociedade em seu entorno. Além disso, a incorporação dos princípios e práticas relacionadas á sustentabilidade na cadeia de valor de uma empresa também colabora para impulsionar a nova economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (183.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com