TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das Necessidades de Maslow

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 7

1  CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Abraham Maslow nasceu em Nova York no dia primeiro de abril de 1908. Sempre foi uma pessoa determinada e com desejo de vencer na vida. Começou a cursar Direito, por desejo dos pais, porém a lei não era sua vocação de vida. Assim, ele resolveu seguir seu desejo e intuição e começou a cursar Psicologia.

Maslow concluiu na área de Psicologia seu mestrado e doutorado, e seguiu com os estudos de pesquisa sobre o comportamento de primatas e suas motivações. Em 1935, foi à Universidade de Columbia para prosseguir com seus estudos e pesquisas, porém se deparou com pesquisadores da área de Psicologia envolvidos em ensaios e medição de inteligência das crianças e de adultos e sua capacidade de aprender. Maslow começou a produzir grandes obras, trabalhos e artigos relacionados ao comportamento social, aos traços de personalidade, à autoestima, à motivação nos seres humanos. Criou teorias, como a Teoria da Hierarquia das Necessidades, que o colocaram como líder da Escola de Psicologia Humanista. Na década de 60, Maslow se envolveu na área de Gestão de Negócios e correlacionou as teorias de motivação e personalidade com os estudos de gestão (HISTÓRIA..., 2012).

2  CORPO TEÓRICO

Umas das mais famosas teorias sobre motivação é a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow. Segundo ela, o homem é movido por cinco categorias de necessidades, em ordem hierárquica de importância: as necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e de autorrealização.

[pic 1]

Necessidades fisiológicas são as necessidades mais básicas do homem, aquelas que asseguram sua sobrevivência. No âmbito do trabalho, são exemplos dela uma temperatura adequada do ar, um salário-base digno. Fora do trabalho, são exemplos os alimentos, a água, o oxigênio.

Necessidades de segurança são as necessidades de se sentir protegido física e emocionalmente, tanto em seu ambiente de trabalho quanto fora dele. Por exemplo, um trabalho sem riscos, com benefícios e segurança. Fora do trabalho, são exemplos uma sociedade ordenada, com ausência de violência, de guerras, de poluições.

Necessidades de pertencimento (sociais) são as necessidades de aceitação social do indivíduo. Na organização, são representadas por um bom relacionamento com os colegas de trabalho e seus supervisores e participação em grupos de trabalho. Fora da organização, são representadas por ter amigos, família e ser amado.

Necessidades de estima são as necessidades de uma imagem própria positiva, para receber o reconhecimento, apreciação e atenção dos outros. Na organização, são representadas pelo reconhecimento no trabalho, aumento de responsabilidade e um status ou cargo elevado. Fora dela, podem ser representadas por uma aprovação da família, amigos e sociedade.

Necessidades de autorrealização são as necessidades que abrangem o desenvolvimento completo do potencial de cada um, de sua competência e a vontade de se tornar uma pessoa melhor. Na organização, são representadas por uma oportunidade de treinamento, avanço, crescimento e exploração da criatividade. Fora dela, pode ser representada por uma religião, hobbies e qualquer outra coisa que auto satisfaça o indivíduo.

Segundo Maslow, as necessidades têm que ser satisfeitas em uma ordem de prioridade, partindo das necessidades fisiológicas até as necessidades de autorrealização. Sendo assim, um funcionário sentirá a necessidade de segurança depois de satisfeitas as suas necessidades fisiológicas, por exemplo (DAFT, 2010).

3  APLICABILIDADE

A teoria de Maslow propõe que as pessoas são motivadas por cinco categorias de necessidades (a recordar: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização). Para entender melhor como o conceito de Maslow se aplica a um caso e como essa teoria tem função importante dentro das empresas e no dia a dia, dá-se um exemplo do cotidiano:

“Um jantar de sábado em um belo restaurante com a família e os amigos por um pai de família. Nesta situação, a necessidade fisiológica (básica) é a de alimentação, suprir a ‘necessidade de comer’. Em seguida vem a necessidade de segurança, onde ele visa se alimentar bem em um sábado a noite (sendo um dia de descanso).

Após satisfeito esse nível, ele passa para a necessidade de afeição. Aqui, o convívio social toma conta do indivíduo e ele busca sentimentos como carinho, amizade, relacionamento e aceitação. É neste nível que o faz sentir parte de um grupo, onde se concretiza sua participação (e até contribuição) na sociedade.

Na sequência, ele busca a necessidade de estima (status, realização, confiança e admiração pelos outros), onde o faz buscar um restaurante com um preço mais elevado ou até mesmo que o inclua em certa comunidade.

Por fim, a necessidade de autorrealização. Este nível pode ser alcançado em um restaurante caríssimo em Paris ou em um dos mais simples em pequenas comunidades, pois está diretamente ligado ao fato de ‘sentir-se bem’ em um dia que é reservado a este tipo de evento e não ao fato de procurar um restaurante ou uma comida boa. Aqui, ele busca sua autosatisfação” (Paulo Lima).

Esses pontos podem ajudar a entender melhor sobre os funcionários de uma organização e saber administrar as necessidades de cada um. Em uma empresa, assim como no jantar citado anteriormente, as pessoas são motivadas da mesma maneira. As necessidades fisiológicas são refletidas em necessidades por uma temperatura adequada, ar fresco e um salário que assegure sua subsistência. As necessidades de segurança refletem nas necessidades por tarefas sem risco, com benefícios e segurança do trabalho. As necessidades de pertencimento influenciam o desejo por bons relacionamentos com os colegas de trabalho e relacionamento positivo com os supervisores. As necessidades de estima refletem uma motivação para reconhecimento, aumento de responsabilidade, status elevado e crédito pelas contribuições para a organização. As necessidades de autorrealização refletem oportunidades de crescimento, de criatividade, de treinamento e de progresso.

4  INTERFACE COM A ADMINISTRAÇÃO

A preocupação com questões motivacionais também foi enfoque do trabalho de Taylor em seus trabalhos sobre a administração científica, mas ele somente observou uma das necessidades posteriormente abordadas pela Teoria Motivacional de Maslow, sendo esta a fisiológica quanto à questão financeira.

Com o tempo, outros estudos foram realizados com enfoque nos funcionários, a exemplo dos experimentos de Hawthorne, onde se começa a perceber que não bastavam apenas as questões financeiras e as condições de trabalho. Algo mais importante influenciava a produtividade, só esperando ser descoberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com