TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das teorias de TGA e aplicação de uma delas dentro da empresa

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Análise das teorias de TGA e aplicação de uma delas dentro da empresa

INN Contabilidade

NOME ALUNO

Canoas, 09 de Julho de 2015

Professor

Introdução

Neste trabalho veremos dez das dezenove teorias de TGA.

Como elas se aplicam, qual a veracidade de cada uma delas e seus diversos padrões.

Colocaremos em teste uma das teorias para avaliarmos quais resultados são positivos a ponto de melhorar uma situação-problema.

Veremos então a real utilização dentro da empresa INN Contabilidade.

A INN Contabilidade é uma empresa situada em Canoas/RS onde exerce sua atividade de Contabilidade Empresarial desde 1987.

Seus valores são ética e otimização. Onde a ética é aplicada no tratamento dos clientes e a otimização é aplicada no dia a dia nas tarefas do escritório.

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

1. TEORIA BUROCRÁTICA: Criada por Max Weber é uma teoria com ênfase na burocracia. Segundo essa teoria as regras são pré-estabelecidas, e por isso, mesmo trocando o individuo o procedimento continua o mesmo. A vantagem da Burocracia é o caminho mais curto para atingir os objetivos. Essa teoria é aplicada até os dias de hoje, dentro das empresas e principalmente em órgãos públicos através dos procedimentos.

2. TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: Criada por Elton Mayo é uma teoria com ênfase nas relações humanas. Segundo essa teoria o trabalhador faz parte da organização, podendo participar nas tomadas de decisões, contribuindo com ideias e opiniões. O trabalhador se torna um homem social, podendo interagir com seus colegas de trabalho.

3. TEORIA ESTRUTURALISTA: Criada por W. Richard Scott é uma teoria com ênfase nas estruturas. Segundo essa teoria o homem estruturalista é flexível, organizado e com desejo de realização.

4. TEORIA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA: Criada por Frederick Winslow Taylor é uma teoria com ênfase nas tarefas. Segundo essa teoria quanto mais tarefas mais eficiência. Seu principal seguidor foi Henry Ford. Ford contribuiu para essa teoria com a criação da Linha de Montagem.

5. TEORIA CLÁSSICA: Criada por Jules Henri Fayol é uma teoria com ênfase nas estruturas da organização. Segundo essa teoria o homem deveria ser econômico e buscar a máxima eficiência nas suas tarefas.

6. TEORIA DOS SISTEMAS: Criada por Ludwig Von Bertalanffy é uma teoria com ênfase nos sistemas aberto, fechado e sistemista (Sinergia/Entropia). O Sistema Fechado é aquele que não sofre interferência do meio ambiente onde está inserido. Um exemplo do sistema fechado é uma Transportadora. O Sistema Aberto sofre interferência do meio ambiente onde está inserido. Um exemplo de sistema aberto é o Agricultor. O Sistema Sistemista (Sinergia/Entropia) é onde tudo depende.

7. TEORIA COMPORTAMENTAL: Criada por Hezbert Alexander Simon é uma teoria com ênfase no comportamento da organização. Segundo essa teoria o administrador precisa conhecer os mecanismos que motivam as pessoas para poder dirigi-las. Dentro dessa teoria podemos ver a teoria dos dois fatores: Fatores Higiênicos e Fatores Motivacionais.

8. TEORIA DA CONTIGENCIA: Segundo essa teoria nada é absoluto, tudo é relativo. Podemos dizer que essa teoria é onde tudo depende. Através da teoria contingencial as empresas fazem seus planejamentos estratégicos.

9. TEORIA ADMINISTRAÇÃO JAPONESA: Essa teoria tem o foco em minimizar os desperdícios e promover melhoria continua. O modelo de gestão mais estudado na atualidade é o Toyota de Produção e seu maior idealizador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com