TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria transitiva resumo

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  3.950 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estácio de Sá

Nome: Thaiça de Oliveira

Profª: Flávia Cupolillo

Teorias Transitivas

Essa nomenclatura refere-se a um conjunto de autores que apresentaram contribuições significativas do pensamento administrativo, representando uma transição entre a as escolas Científica e Clássica (Taylor e Fayol) e a escola das Relações Humanas ( Elton G. Mayo) são eles  Ordway Tead, Mary Parker Follet, Chester Barnard, Oliver Sheldon, que enfatizam as pessoas e a abordagem humanista, com ressalvas nas Funções do Executivo e nas Relações em Grupo . Desses autores destacaram-se Mary Parker Follet e Chester Barnard .

   Todavia, a única coisa que esses autores têm em comum é a tentativa de aplicação pioneira de certos princípios da Psicologia na teoria administrativa. Follet e Bernard não proporcionaram grandes impactos apesar da profundidade de seus escritos, seus trabalhos mostram que a organização é um sistema social, e que a produção é um processo cooperativo que depende da participação integrada, ou seja, conjunta de seus diferentes componentes.

   Alguns desses autores ou pensadores cujas ideias são identificadas como parte das Teorias Transitivas, apresentaram muitas delas mesmo durante os eventos do Taylorismo. Eles, tentaram aplicar certos princípios da Psicologia-TEAD (1918) e FOLLETT (1920), e da Sociologia-BARNARD (1938), -ao ambiente de trabalho. TEAD foi, sem dúvida, um dos pensadores que mais se aproximou, junto com FOLLETT, do conceito de empregabilidade. Barnard propôs uma teoria da cooperação na organização formal. A ênfase no sistema cooperativo foi bem-vinda, principalmente pelo contexto da Grande Depressão e do desemprego em massa. Neste grupo de autores, TEAD (1918), FOLLET (1920) e BARNARD (1938) são mais significativos para a atualidade e merecem ser revistos quando se discute a empregabilidade. É intrigante o fato de, há seu tempo, não terem despertado a atenção de seus pares para este fenômeno.

Relação entre a teoria das relações humanas e teoria transitiva

Entendo que a principal relação seja o fato de tentar manter uma administração mais humanizada. Passaram a buscar o enfoque no homem social, ênfase na liderança e nos conceitos de organização.

Bibliografia: http://diariodoadministrador.blogspot.com.br/2008/10/teorias-transitivas.html

                    http://www.unisalesiano.edu.br/salaEstudo/materiais/p521d5103/material1.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com