TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sobre Brumadinho

Por:   •  1/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

"Análise das substâncias tóxicas presentes nos rejeitos da Barragem de Brumadinho/MG"

No último dia 25 de janeiro do corrente ano, houve um rompimento da Barragem de rejeitos da Mineradora Vale, barragem essa classificada com “baixo risco” e “alto potencial de dano”, localizada no Córrego do Feijão na cidade de Brumadinho-MG.

O rompimento resultou em um desastre ambiental e industrial sem precedentes no Brasil, mas principalmente, gerou um desastre humanitário, com cerca de 190 mortos encontrados e identificados e 115 pessoas ainda desaparecidas.

A barragem continha os rejeitos da mineração realizada na região. Tais rejeitos contém cerca de 13 elementos químicos, dentre eles níquel, magnésio e cádmio, que são altamente prejudiciais à saúde a médio e longo prazo. Esse tipo de barragem antiga como a da Vale em Brumadinho contém também óxido de ferro, amônia, sílica e argila, e pode conter outros elementos altamente tóxicos como mercúrio e arsênio, elevando o nível de gravidade do impacto sobre a população da região.

A forma de contato das pessoas com os rejeitos pode ser das mais diversas possíveis, uma vez que esses chegam aos rios da região, podendo assim, contaminar a fauna e a flora, e eventualmente afetar a cadeia alimentar.

Para os humanos os riscos são, principalmente, o consumo de peixes que tenham tido contato com os resíduos e rejeitos acumulados no fundo dos rios.

Assim, para que haja um controle sobre o impacto, a qualidade da água dos rios e dos peixes precisam ser monitorados e a população da região precisa ser acompanhada, tendo em vista que os efeitos podem ser os mais nocivos possíveis, como o aparecimento de casos de câncer e de doenças autoimunes, além de outras doenças, como doenças de pele, por exemplo.

Outras formas de contato e contaminação das pessoas são através da ingestão de água contaminada, através do contato com o principal rio da região, uma vez que é através dele que há abastecimento de água para boa parte da população. Além disso, tem a população ribeirinha que se alimenta exclusivamente dos alimentos que produzem.

Outra forma de contaminação é pelo ar, o contato com a poeira contaminada pelos rejeitos podem trazer diversos males, como problemas respiratórios para as pessoas.

Em relação ao meio ambiente os impactos são ainda incalculáveis uma vez que a destruição causada pela força da lama é avassaladora, além do impacto dos produtos químicos sobre a fauna e flora, afetando assim, o ecossistema da região.

Assim a tragédia da Mineradora Vale em Brumadinho-MG se caracteriza por impactos sem precedentes sobre a vida humana e animal. Devendo ser fonte de controle, estudo e análise pelas próximas décadas de modo a identificar os impactos causados que ainda não são possíveis de serem contabilizados e qual a profundidade desses impactos na região.

Charles Miller de Góis Oliveira.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com