TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Sistema de Produção

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

Tipos de Sistema de Produção

Nos tipos de sistema de produção pode –se classificar três técnicas de planejamento e gestão da produção.

Sendo 1º Sistemas contínuos ou fluxo de liha;

2º Sistemas por lotes ou encomendas;

3º Sistemas direcionados a grandes projetos sem repetição.

  • Sistemas de produção contínua;

Neste caso de produção contínua os produtos são iguais ou semelhantes e passam de um setor para outro em sequencia.

Em certos casos o fluxo de linha é divido em duas situações.

  • Produção em grande número de produtos na linha de montagem com vários tipos de produtos.
  • Produção contínua para indústrias de processos, ex. remédios, aço, etc. Estes tipos de produtos costumam utilizar máquinas para que tenham poucas diferenças de um produto para o outro ou até mesmo igualar os mesmos.

Segundo o autor: Daniel Augusto Moreira, Adm. Da produção da produção e operações, 2ºedição, pag. 10

De uma forma geral, os sistemas de fluxo em linha são também caracterizados por uma alta eficiência e acentuada inflexibilidade. Essa eficiência é derivada de uma substituição maciça de trabalho humano por máquinas, bem como a padronização do trabalho restante em tarefas altamente repetitivas.”

A alta quantidade de produção deve se manter para que os custos desses equipamentos usados sejam totalmente aproveitados.

A empresa precisa manter um número grande de estoque para os produtos que são poucos fabricados, porém com grande número de demanda.

Atenta-se com o produto para que não corra risco de falhas durante sua produção, prevenindo-se, como por exemplo: saber o peso deste produto para que isto não atrapalhe futuramente sua produção.

  • Sistemas de produção Por Lotes;

Neste sistema toda a produção é realizada por lotes, quando este lote se encerra logo começa a fabricação de outro lote nas máquinas.

Esses produtos só voltaram para serem terminados após os podidos dos clientes, pode-se chamar esta produção de intermitente por encomenda.

Este produto será fabricado utilizando equipamentos ou pessoas, estes produtos serão fabricados de forma que depois o cliente possa acrescentar algo em sua preferência.

No controle de estoque pode-se encontrar dificuldades com a facilidade no uso de equipamentos fabricando produtos iguais, pois se a produção não der conta de responder a programação e qualidade, pode-se haver um “congestionamento” de equipamentos, pois estes produtos precisam ser fabricados sempre nas mesmas máquinas, corre-se este risco se a produção estiver em seu limite de capacidade de produção.

Por tanto seu ponto positivo é a flexibilidade para uma produção contínua e seu ponto negativo é o risco de se adquirir um volume alto de produção e assim não conseguir realizar toda sua demanda.

  • Sistemas direcionados a grades projetos.

Este sistema é bem diferente dos outros sistemas acima.

Neste caso a produção não precisa necessariamente ter um fluxo contínuo, pois são projetos únicos.

Estes produtos têm grades custos e longa duração em sua fabricação por se tratarem de produtos com grandes estruturas como por ex.: aviões e navios.

Para cada tipo de produto, com pequenos, médios e longos prazos, cada um destes fatores utilizando corretamente os sistemas, a empresa pode adquirir uma boa linha de produção, atendendo sua demanda dentro do prazo solicitado.

O Kanban

A palavra Kanban é de origem japonesa, significa “sinal verde” ou “cartão”.

De acordo com o autor: Daniel Augusto Moreira, (pag. 515)

“Um sistema de controle de produção Kanban usa sinais simples, visuais, para controlar o movimento de materiais para recolocar aquelas mandados para o próximo centro de trabalho”

O Kanban é um sistema que fica instalado em contêineres para estocagens e transporte.

Uma placa que sinaliza dando informações ao operários de forma que ele tenha o controle de quantidades de produtos a serem armazenados e troca de contêiner. Ele também pode pedir matérias internos ou externos.

Por exemplo: O Kanban é sinalizado com mensagens onde qualquer funcionário da fábrica possa visualizar.  Ele avisa se aquele contêiner esta cheio, quantas peças podem ser inseridas e avisa o momento certo de troca de contêiner.

Ele não só passa informações como também autoriza os processo a serem seguidos.

  • Tipos de Kanban

  • O Kanban na empresa Toyota é usado apenas com duas finalidades, uma é na produção avisando em questões como quantidades a derem produzidas e a outra é retirada ou de transporte, que tem a finalidade de avisar e autorizar o momento certo a ser retirado tal produto.
  • Kanban “puxado”, ele é usado neste caso para puxar peças para outro tipo ou local de produção.

Na figura a seguir, um modelo de cartão de Kanban:

[pic 1]

Esses carões podem ser confeccionados da maneira em que a empresa escolher de acordo com o que elas precisam.

O cartão Kanban de movimentação pode ser utilizado pelo cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com