TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 1 semestre

Por:   •  2/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Aleson Abel Almeida Coelho

CONTAGEM

2016

ALESON ABEL ALMEIDA COELHO

ANÁLISE DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso de Administração – 2° período da Faculdade Unopar, como requisito básico para a aprovação nas disciplinas do semestre.

Orientadora: Renata dos Santos Castro

CONTAGEM

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2 ECONOMIA......................................................................................................5

3 CONCORRÊNCIA PERFEITA.........................................................................6

4 MERCADO.......................................................................................................6

5 MÉTODOS.......................................................................................................8

6 CONCORRÊNCIA............................................................................................9

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................10

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................11

1 INTRODUÇÃO

O trabalho alimenta o desejo de um texto dissertativo a cerca do tema análise de mercado do setor supermercadista, antes de abordar o assunto, é preciso estabelecer alguns conceitos básicos para ser prestado o máximo de informações. Inicialmente conceitua-se mercado como sendo o local possuidor de oferta e demanda, para constituir transações comerciais, consentindo que se articule um mecanismo de oferta e procura para determinados bens e serviços. Conforme mostram avaliados como fatores para estruturação de mercado a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.

2 ECONOMIA

Economia é a ciência social aplicada que estuda como o indivíduo e a sociedade alocam os recursos escassos para melhor atender as necessidades humanas dividida em: Economia Descritiva, Teoria Econômica e Economia Aplicada.

O texto irá se ater a exploração da Teoria Econômica em razão da mesma tratar das questões da Microeconomia e Macroeconomia que são objetos de investigação da produção textual. De forma simplista pode ser colocado que a diferença entre microeconomia de macroeconomia, perpassa pelo ponto que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo, com o geral.

Segundo conceitos contidos no Portal da Administração, conceitua-se microeconomia e macroeconomia da seguinte forma: [Fonte Portal Educação - Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/49223/conceitos-basicos-de-micro#ixzz3GY8lFq4c. Acesso em 07 julho. 2016] Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores ( demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência. Também é denominada como Teoria dos Preços.

Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.

Um dado de extrema relevância concernente à estrutura de mercado é que as relações entre compradores e vendedores seguem arquétipos diferenciados, dependendo do tamanho do mercado atuante, bem como do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele trabalha, e até mesmo do tipo de produto comercializado. A forma de determinação dos preços também sofre variação de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado:

3 CONCORRÊNCIA PERFEITA

Concorrência perfeita – Mercado que constitui o preço do produto, eliminando toda e qualquer possível exploração do consumidor, fazendo com que os preços sejam “justos”. O produtor, não tem o poder de alterar o preço do produto.

Monopólio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com