TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  8/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.201 Palavras (13 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO..................................................................................................4

JORNAL DIGITAL........................................................................................................8

CONCLUSÃO.............................................................................................................11

REFERENCIAS..........................................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir abordaremos o tema A palavra escrita provoca laços e embaraços no mundo virtual, no qual foi apresentada uma situação-problema, para que ao realiza-lo pudéssemos nos colocar no papel de uma pedagoga que ao se deparar com uma situação de conflito dentro da escola, teve a ideia da criação de um jornal digital dentro do qual o educando poderá colocar suas sugestões, ideias, critica e opiniões sobre diversos assuntos e principalmente participar mais ativamente sobre seu ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar, assim como das diversas tomadas de decisões.

Para a criação desse projeto o primeiro ponto de partida é compreender como que deve ser o papel do pedagogo quanto mediador de conflitos dentro da escola, como o educador deve agir, qual a importância de saber lidar da melhor forma possível com essa situação de conflito, que irá acontecer inevitavelmente, pois o conflito faz parte da nossa sociedade como um todo, seja ele interno, ao ter que lidar com tomadas de decisões, seja ele externo, quando existe situações de embate de opiniões, crenças, conhecimento.

Saber lidar com uma situação conflitante é de suma importância no convívio de uma sociedade, e o dialogo respeitoso e baseado em informações e pesquisa, trás benefícios inúmeros, como maior empatia, amadurecimento social, aumento de conhecimento, entre incontáveis outros de suma importância.

E a escola tem papel fundamental, ao dar oportunidades aos educandos, ao saber se organizar de forma que reconheçam as experiências diversas e externas e busque preparar os funcionários da melhor forma possível, assim como o educador tem o dever de compreender que os alunos possuem suas próprias manifestações de opiniões, crenças, valores e não devem ser produtos para serem moldados, mas sim instigados para que aprendam, para que questionem e que com embasamento em fontes confiáveis estejam em constante busca de respostas, mas que ouçam e sejam ouvidos e acima de tudo, tenham respeito e sejam respeitados.


  1. DESENVOLVIMENTO

Temos como tema desse trabalho “A palavra escrita provoca laços e embaraços no mundo virtual”, e foi solicitado para que nos colocássemos no papel de uma pedagoga que após um conflito dentro da escola, pretende elaborar um projeto, a criação de um jornal digital, mas antes de desenvolvermos esse projeto, precisamos entender, justamente, qual é o papel do pedagogo na mediação dos conflitos escolares.

“A mediação pode ser conceituada como um método de resolução de conflitos no qual um mediador imparcial e neutro facilita a comunicação entre as pessoas em busca de uma solução para o problema. Ela pode ser usada em muitos âmbitos e o escolar é um deles. É um processo flexível e pode ser adaptado às necessidades específicas de um centro escolar, levando em conta a natureza dos conflitos e o objetivo do programa. É uma ótima ferramenta para melhorar a convivência no ambiente e na comunidade escolar e deve ser adotada por todas as instituições de ensino. (GOUVÊA NETO, 2017, [s.p.])”

As relações sociais, como um todo, são extremamente complexas, e a escola tem um papel muito importante dentro dessas relações, pois ocorrem inúmeros processos de socialização dentro do ambiente escolar e com isso, também surgem inúmeros conflitos dentro desse ambiente.

Nós estamos em constante situação de conflito, seja com nós mesmos, com nossas próprias tomadas de decisões, ou com o nosso redor, pois somos pessoas diversas, criadas de formas distintas, com opiniões e formas de pensar diferente.

Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. A partir disso, todos os que vivemos em sociedade temos a experiência do conflito. Desde os conflitos próprios da infância, passamos pelos conflitos pessoais da adolescência e, hoje, visitados pela maturidade, continuamos a conviver com o conflito intrapessoal (ir/não ir, fazer/não fazer, falar/não falar, comprar/nãocomprar, vender/não vender, casar/não casar etc.) ou interpessoal, sobre o qual nos deteremos. São exemplos de conflito interpessoal a briga de vizinhos, a separação familiar, a guerra e o desentendimento entre alunos. (Gestão do conflito escolar da classificação dos conflitos aos modelos de mediação - Álvaro Chrispino ABUD CHRISPINO; CHRISPINO, 2002 – PAGINA 5).

Sendo assim, podemos perceber que o conflito faz parte da vida social, pois temos muitas vezes interesses diferentes, não é uma questão de certo ou errado, mas diferentes. Um conflito acontece sempre entre no mínimo duas pessoas ou um grupo delas, e na maioria das vezes deixamos esses conflitos sem resolução, e quando isso acontece, quando deixamos sem resolver essas situações conflitantes, muitas vezes isso vai se acumulando, e em algum momento, alguma das partes conflitantes, tem por muitas vezes, reações violentas, verbais ou até mesmo fisicamente violentas. E ao analisarmos essas situações, incontáveis vezes, iremos notar que foi apenas uma falha de comunicação, que poderia ter sido facilmente resolvida com um dialogo sincero e respeitoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (77.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com