TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho AMBEV

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica se uniram e criaram a Companhia de Bebidas das Américas, Ambev.

A Ambev é uma empresa de capital aberto brasileira, produtora de bens de consumo fundada em 01 de julho de 1999 por Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Hermann Telles.

Hoje a Ambev opera em 17 países da América com 52 mil funcionários sendo 34 mil no Brasil com 100 executivos brasileiros atuando no mundo.

A empresa possui 32 fabricas e 2 maltarias no Brasil gerando 30 marcas de bebidas entre cervejas, refrigerantes, chá gelado e água mineral com 100 centros de distribuição direta e 5 centros de excelência.

A Ambev tem como objetivo impulsionar o setor de bebidas brasileiro, possibilitar a entrada no mercado de novas marcas, ampliar o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, estimular a inovação, gerar empregos e recursos.

Hoje a Ambev é parte da Anheuser-Busch Inbev N. V/S.A (ABI), maior grupo cervejeiro do mundo.

CONTABILIDADE APLICADA A ADMINISTRAÇÃO

1. Por que a Ambev está obrigada a publicar seus demonstrativos financeiros?

A Ambev é uma sociedade anônima (Ambev S.A) e a lei 6.404 das S.A diz que a sociedade Anônima, segundo a CVM esta obrigada a publicar suas demonstrações contábeis, pois todas as empresas de grande porte, assim consideradas as que têm patrimônio superior a 240 milhões de reais ou receita bruta anual acima de 300 milhões de reais com sede no estado de São Paulo estão obrigadas a publicar o balanço anual e as demonstrações financeiras no Diário Oficial e em um jornal de grande circulação.

2. Qual a diferença entre o que está apresentado no Balanço Patrimonial e o que a Demonstração do Resultado apresenta em termos de contas e tipos de informações? Procure no próprio conceito dessas demonstrações explicação para essa resposta.

A diferença fundamental entre a Demonstração do Resultado (DRE) e o Balanço Patrimonial é que o Balanço Patrimonial tem natureza patrimonial e financeira, ou seja, se expressa os bens, direitos e obrigações e por consequência o PL das entidades.

A DRE apresenta as contas patrimoniais, ou seja, as contas de resultado. O resultado é zerado todo final de um determinado período e é levado para o balanço patrimonial para a conta lucros acumulado ou lucros do exercício para fazer a distribuição do lucro.

Outra diferença é que o Balanço Patrimonial apresenta uma situação estática da empresa num determinado momento, e a DRE apresenta um resultado de um determinado período ao longo de um custo do período, por exemplo, um ano.

3. Elabore a Análise Vertical e Horizontal com base nos demonstrativos da Ambev. Discorra sobre a evolução da situação econômica e, se necessário, aponte quais seriam suas decisões caso fosse diretor da empresa.

Com base na analise vertical e horizontal do balanço patrimonial da AMBEV 2012 a 2014, pode se observar um crescimento de 16,67% no ativo total e patrimônio líquido da empresa, sendo 11,06% de 2012 para 2013 e 5,05 de 2013 para 2014, além do ativo total, podemos observar também um crescimento de 27,12% no Ativo Circulante de 2012 para 2014, assim como 12,93% no ativo não circulante para o mesmo período.

Já o passivo circulante obteve um crescimento de 40,55% de 2012 para 2014 e o Passivo Não Circulante uma queda de -26,14% em comparação com o ano de 2012.

O patrimônio liquido obteve um crescimento de 17,10% em comparação com o mesmo período.

Já com relação ao DRE, podemos observar que a Receita de vendas teve um crescimento de 18,14% no acumulado, sendo 7,94% de 2012 para 2013 e 9,45% de 2013 para 2014.

E nítido que os custos de bens e serviços, assim como as despesas operacionais subiram, bens e serviços subiram 22,51% de 2012 para 2014 e as despesas operacionais 15,72% para o mesmo período. No entanto o resultado liquido do exercício foi positivo e com comparação ao ano de 2012, cresceu 18,63%, media de 8,92% ao ano.

Com base nos resultados, observamos que é uma empresa solida e com crescimento exponencial, seu eu fosse direito da Ambev, manteria a estratégia atual, aumentando os investimentos que para o período foi de 68,44% maior que o investimento de 2012, e tentar baixar os custos operacionais, refletindo diretamente no resultado líquido do exercício.

.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Diante a contabilidade da Ambev, um fato ocorrido em 2011 na empresa referenciou o planejamento tributário. A empresa desejou abrir sua fábrica em Ponta Grossa porem solicitou ao Estado do PR redução de tributo.

“A Ambev pedia a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para abrir uma nova planta no estado”. A alíquota paranaense é de 29%, superior à cobrada em São Paulo (27%) e em Santa Catarina (18%). A Secretaria de Fazenda não confirmou se aceitou ou não reduzir o tributo, mas, segundo o deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), que participou do encontro, sinalizou para um desfecho positivo. "Eles chegaram, enfim, a um denominador comum, que beneficia a indústria e que não prejudica o estado", comentou.

Neste contexto, comente de que forma um planejamento tributário pode trazer benefícios fiscais para uma empresa?

Podemos caracterizar o Planejamento Tributário como uma construção de um conjunto de operações, consubstanciadas em negócios ou atos jurídicos ou situações materiais que visam reduzir a incidência de tributos, onde o contribuinte pode estruturar o seu negocio da maneira menos onerosa, visando diminuir os custos de seu empreendimento e principalmente dos impostos, sem sonegar ou fraudar o fisco. De um modo geral o Planejamento é imprescindível para o alcance e manutenção de bons resultados.

É importante esclarecer que o planejamento tributário passa longe da sonegação fiscal, pois é realizado em cima da legalidade, dispensando assim quaisquer dúvidas com irregularidades fiscais.

Planejar é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o tramite adequado e reavaliando o processo que o planejamento se destina para dar melhores resultados a empresa. Enquanto sonegar é o ato realizado visando suprir ou reduzir tributo, mediante omissão, fraude,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com