TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Analise Swot Relações Internacionais

Por:   •  30/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Aluno(a): Renata Zago Bitencourt

Professor(a): Hildegar sena

Curso: Relações Internacionais

Conceitos de mercado (Primitivo, subdesenvolvido, semi industriais, industrias primaria, em desenvolvimento e mercados desenvolvidos)  e cite 5 paises para cada um;

Mercados Primitivos: São países em que a economia é basicamente de subsistência, com produção agrícola extensiva e níveis mínimos de industrialização, sem qualquer expressão. Estes mercados possuem renda muito baixa e um nível alto de ocupação do tempo do trabalho, Sobrevivem do seu plantio, e o que sobra é para comercializar e obter algum outro item necessário para sua sobrevivência exemplo: Roupas, higiene, habitação e etc.

Países: Quenia, Ilha de Madagascar, Serra leoa, Etiopia e Cuba

Mercados subdesenvolvidos:

São economias com características totalmente de contrastes, pois são países com riquezas naturais e que efetuam exportações em volume considerável destes recursos, geralmente in natura, sem qualquer beneficiamento.

Neste tipo de mercado há a necessidade e possibilidade de importação de equipamentos para extração dos produtos a serem exportados, material de transporte e venda de serviços especializados.

Há um certo avanço tecnológico no setor agrícola, possibilitando a colocação de uma serie de bens e serviços especializados. Nesta economia aparecem os grandes latifúndios, uma segmentação de mercado que exige produtos de consumo sofisticados e a maioria da população, embora com um nível de vida inferior, já consegue consumir bens e serviços em uma estagio maior que nos mercados primitivos pois a maioria dos produtos é obtida através da importação.

Países: Nigéria, Bolivia,Equador, Libia e Turcumenistao

Mercados Semi-Industrializados:

Visto que surgem as industrias de beneficiamento de algumas matérias-primas destinadas a exportação, como produtos minerais, madeira, borracha. O nível industrial resultante do beneficiamento dos produtos existentes é geralmente explorado por empresas estrangeiras com a participação de mão de obra local, surgindo os primeiros núcleos de técnicos, engenheiros emigrados para a execução dos projetos industriais, constituem um mercado significativo, com necessidades de consumo de alto nível, embora seja ainda muito cedo para o surgimento de industrias e do ciclo de mercado para produtos industrializados de produção local.

Países: Irã, Iraque, Egito, Malásia e Indonésia

Mercados de industrialização Primária

Neste tipo de mercado já aparecem as primeiras indústrias que inicialmente irão suprir as necessidades de componentes e insumos para as industrias de beneficiamento das matérias-primas já existentes, ou na produção de itens que possam ser colocados tanto no mercado de elite como no do resto da população. Neste nível aparecem produtos como têxteis, bebidas, alguns alimentos industrializados. A indústria passa a diversificar suas atividades entrando também neste processo industrial visando o aumento de itens produzidos no país.

Os proprietários destas industrias vao somar-se ao submercado de elite existente, gerando aumento de demanda para produtos sofisticados, obtidos somente por importação.

Nesse estagio o processo de industrialização do país começa a crescer posteriormente para a etapa apontada no exemplo seguinte.

Países: Argentina, Paraguai, Emirados árabes Unidos, Colômbia e Índia

Mercado em desenvolvimento:

Com o aumento do submercado de elite e a criação de novas pequenas industrias, os empresários nativos percebem que boa parte de seus lucros poderia ser revertida em produção diversificada, com retorno garantido. As indústrias estrangeiras neste tipo de mercado já sentem segurança em instalar-se no país, abrindo-se a possibilidade de mais empregos, mais recursos para todos e melhor distribuição de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com