TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Auditoria de Atos Ilícitos e Prevenção à Fraudes

Por:   •  19/9/2015  •  Resenha  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Auditoria de Atos Ilícitos e Prevenção à Fraudes

MBA Controladoria         

Resenha descritiva                                                

Fatores antecedentes na atitude de alunos de graduação frente ao plágio

Patrícia Brecht Innarelli. 2011. 84f

  1. Apresentação da obra

A fraude nos trabalhos acadêmicos tem ser tornado cada vez mais frequentes nas universidades. Estudos indicam que a internet facilita o aumento do numero de plágio nos trabalhos acadêmicos, e que normalmente a atitude em praticar essa desonestidade é uma decisão individual. Esse trabalho tem como objetivo identificar os fatores antecedentes que influenciam a atitude em relação ao plagio dentre estudantes brasileiros no ensino superior, modalidade á distância.  

  1. Estrutura

A estrutura do artigo é composta, além da introdução, pelo primeiro capítulo. O segundo capítulo contempla sobre os objetivos gerais, o terceiro capítulo sobre a justificativa do tema, no quarto capítulo é abordado toda fundamentação teórica, como: evolução do ensino de administração no Brasil; evolução do ensino a distância; desonestidade acadêmica; plágio e fatores antecedentes ao plagio, o quinto capítulo aborda a metodologia utilizada na elaboração dos dados e finalmente são apresentadas as conclusões.

  1. Análise de forma critica

O aumento das fraudes nos trabalhados acadêmicos especialmente no ensino superior vem se tornando cada dia mais frequente e preocupante, visto que, estudos apontam que o aluno ao se comportar de forma desonesta academicamente no passado será mais predisposto a violar uma norma ou regra na sociedade ou no ambiente de trabalho futuro.

Dentre as fraudes mais preocupantes atualmente nas universidades é o plagio, em termos conceituais, o plagio é utilizar de ideias e frases de autoria de outra pessoa em que não há o crédito da fonte. As principais razões para praticar o plágio é a facilidade de acessar e manipular textos na internet e pela inexperiência do aluno quanto à realização do trabalho acadêmico. Considerando o uso da internet, estudos relacionados à modalidade de educação à distância, o plagio tem sido desenvolvidos por se tratar de uma metodologia de ensino que ocorre por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. E o a modalidade a distancia vem crescendo cada dia mais no Brasil, o uso da tecnologia das informações tem contribuído para o avanço das instituições de ensino superior. Do mesmo modo que a tecnologia proporciona muitas facilidades e melhoras para o ensino a distancia, também disponibiliza meios para que os alunos pratiquem atos desonestos academicamente.

Com a crescente preocupação por partes das instituições de ensino superior, têm sido realizadas diversas pesquisas para aprofundar no comportamento desonesto acadêmico. Através de estudos é possível verificar que a desonestidade acadêmica dos alunos é mais forte nos indivíduos que possuem percepção de conveniência baixa, pois são menos afetados no modo de como são vistos pelo outros, ou seja, é a influencia do impacto social no raciocínio ético e no comportamento academicamente desonesto. Estudos afirmam que a desonestidade acadêmica é um comportamento grave e generalizado devido à falta de prevenção deste tipo de comportamento e o aumento expressivo apresentado nos últimos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com