TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Marketing Empresarial FGV

Por:   •  13/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 3]

PLANO DE MARKETING NA ERA DIGITAL

[pic 4]

        

Elaborado por: Samyra Sousa Rocha

Disciplina: Marketing Empresarial

Turma: 6


ANÁLISE DE AMBIENTES

Fatores Econômicos

Através de pesquisas na literatura e no IBGE, pode-se constatar que a coleta seletiva ainda é incipiente em abrangência (ocorre em apenas 41% dos municípios brasileiros) e em eficiência (apenas 10% daquilo que é potencialmente reciclável é recolhido). Além disso, pesquisas mostram que a população está mais ligada as quetões ambientais e que 49% dos brasileiros não consideram exagerada a preocupação com o meio ambiente (CONKE e DO NASCIMENTO, 2018). Dessa forma, abre-se um grande mercado, ainda pouco explorado, com muitos clientes em potencial que pode tornar-se rentável a partir do apelo ambiental.

Fatores sócio-econômicos

        A cidade de Manaus, segundo pesquisa do IBGE promovida em 2016, possui um total de 2.145.444 pessoas, das quais 24,1% está ocupada e possui renda de 3 salários mínimos em média. Seguindo a mesma linha de informações, a SEPLAN-CTI AM (Secretária De Estado De Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia  e Inovação) mediu a renda mensal média dos bairros de Manaus e concluiu que as zonas que apresentam as maiores rendas médias são as zonas centro-oeste, centro-sul e sul, indicando um público potencial para as rotas de coleta seletiva.

Fatores Políticos/Legais

        A Lei nº 1.404, de 18 de janeiro de 2010 dispõe sobre a implantação de coleta seletiva de lixo em shopping centers e centros comerciais no município de Manaus e dá outras providências. O Decreto nº 1.349, de 9 de novembro de 2010 aprova o Plano Diretor Municipal de Resíduos Sólidos de Manaus, na forma do Anexo Único deste Decreto. A Portaria nº 011/2012, de 14 de março de 2012 proibe o descarte para destinação final e tratamento dos denominados “resíduos de terceiros” nas dependências do Aterro de Resíduos Sólidos Públicos do Município de Manaus e dá outras providências. A Lei complementar nº 001, de 20 de janeiro de 2010 dispõe sobre a organização do Sistema de Limpeza Urbana do Município de Manaus; autoriza o Poder Público a delegar a execução dos serviços públicos mediante concessão ou permissão; institui a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares – TRSD, a Taxa de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde – TRSS e dá outras providências.

Fatores Tecnológicos

        Os principais modelos de coleta seletiva são o modelo Porta a Porta, presente em 80% dos municípios, e o Ponto de Entrega Voluntária (PEVs), 45% dos municípios. Dessa forma, necessita-se de um modelo antropotecnologicamente desenvolvido para atuar de acordo com a região e obter uma melhor organização do trabalho. Isso porque não se pode afirmar que um modelo tecnológico desenvolvido em um lugar será melhor ou pior se implantado em outro, pois a dinâmica social desses lugares é diferente e a geração de resíduos promovida por cada autor ocorre de forma heterogênia e independente (SOUZA e CAMAROTTO, 2017).

Concorrência

        O serviço de coleta seletiva é promovido por três empresas na cidade de Manaus: a Tumpez, a Enterpa e a Manaus Limpa. Os resíduos coletados são entregues aos núcleos de catadores que ficam encarregados de fazer a venda do material para empresas de reciclagens.

Fatores Internos

        A ReciClean possui tecnologia que auxilia nas rotas para coleta de resíduos, possui pessoal capacitado e com experiência para desenvolver suas atividades, além de contribuírem diariamente para a melhoria contínua do processo. Os clientes também são treinados ao receberem uma cartilha com dicas e instruções para a melhor separação e armazenamento de seus resíduos A empresa também possui parcerias-chave com cooperativas de reciclagem e de catadores de lixo que ajudam a dar a destinação correta de alguns resíduos coletados. Os clientes também possuem vantagens ao fidelizarem seus resíduos, devidamente separados, através de descontos em IPTU e lojas, cinemas, entre outros.

Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas

FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

  • Aumento da consciência ambiental da população;
  • Dificil planejamento da logistica
  • Baixa disponibilidade do serviço;
  • Baixa taxa de pessoas especializadas
  • Alta possibilidade de desenvolvimento tecnológico adequado;
  • Baixa taxa populacional com ocupação e com baixa renda mensal

FATORES INTERNOS

FORÇAS

FRAQUEZAS

  • Parcerias com catadores e cooperativas
  • Empresa não consolidada no mercado
  • Tecnologia para melhoria do planejamento de rotas
  • Poucas opções de destinação de resíduo no município
  • Disponibilidade de vantagens para os clientes
  • Necessidade de alto valor de investimento e capital de giro


DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO MERCADO

Missão

Existimos para contribuir com a sociedade e o meio-ambiente na gestão de resíduos sólidos. Queremos contribuir com o desenvolvimento da consciência ambiental da população e ajuda-la a transformar o lugar em que vivem.

Visão

Atingir 60% da população de Manaus em 2 anos e cooperar com mais de 300 programas de reciclagem de resíduo sólido.

Valores

  1. Sustentabilidade: entender que nossos recursos são finitos e a importância de suprir as necessidades da geração atual garantindo a capacidade de atender as futuras gerações.
  2. Comprometimento: estar engajado com as atividades da empresa, assim como com o meio-ambiente e a sociedade.
  3. Ser o exemplo: queremos uma empresa formada por pessoas que são o espelho para o que queremos para nossa sociedade como um todo e que a motive a desenvolver suas capacidades.
  4. Honestidade: fazemos o que é certo, agimos com ética com nossos clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros e com nossa concorrência.


APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A RecyClean LTDA é uma empresa do setor privado que atua no ramo de coleta seletiva. Atua na cidade de Manaus desde 2016 e vem ganhando espaço no mercado amazonense. Com mais de 1000 companheiros divididos entre colaboradores e parceiros, a empresa busca destinar o resíduo gerado na área urbana em cooperação com catadores independentes, programas de reciclagem nacionais e tratamento próprio de resíduos. A RecyClean possui a sustentabilidade como seu pilar principal, buscando gerar alto impacto ambiental e social por meio de suas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (574.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com