TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão de Pessoas

Por:   •  15/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 4

Aluno: Fernando Henrique Gleriano

Turma: MBA_GPESEAD-24_25062018_1 

Introdução

O objetivo deste trabalho é refletir sobre os diferentes perfis de liderança presentes nas organizações, para conseguirmos identificar as características positivas e negativas de cada perfil e criarmos reflexões sobre as características necessárias para o líder ideal, refletindo sobre as necessidades da sociedade atual, o líder precisa se moldar a diferentes situações e objetivos das organizações e do dia a dia.  Quando observamos o mundo dos líderes no passado, não enxergamos muitas mudanças, o passado era igual o futuro, já nos dias de hoje, tudo está dinâmico, por causa do volume de informações através da tecnologia.  No vídeo do Ricardo Guimarães em Thymus - natura: contexto de mundo, esses dois períodos são chamados de “Sociedade Industrial e Sociedade do Conhecimento”.

Este trabalho está estruturado na apresentação de três perfis diferentes de líderes, o autocrata, democrata, e laissez-faire ou liberal.

No estilo autocrata, abordaremos o estilo centralizador e autoritário; já no democrata, o estilo participativo e comunicativo; e por último o estilo laissez-faire ou estilo liberal, o estilo delegado e confiante.

Concluindo com observações sobre os diferentes perfis e a utilização dos perfis em uma única gestão.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Nos tempos contemporâneos a busca por informação e aprendizado é cada vez maior, e quando olhamos para a figura do líder muitas vezes estão despreparados ou não evoluíram no tempo, é importante este profissional estar atento a suas características, atuação dos liderados e necessidades da organização, pois talvez há a necessidade da mudança ou agregar diferentes perfis em seu modo de exercer a liderança em sua equipe, em Administradores "Como um artesão que domina um grande numero de ferramentas, o líder deve também dominar ao máximo seus estilos de liderança".

O líder possui diversas características e perfis, muitas vezes advindas de suas experiências, estilos, mindset, costumes e culturas.

Analisando os perfis de liderança dos líderes resumimos em três estilos, autocrático, participativo e laissez-faire, esse último mais conhecido com o estilo liberal.

No estilo autocrático, os líderes são centralizadores, autoritários e na maioria das vezes extremamente fechados.  Este estilo é o mais comum dentre as empresas da era baby boomers, porém não está em desuso, ainda se encontra presente em diversas empresas contemporâneas. Podemos citar como estilos autocrata, o líder exigente, coercitivo, autoritário, workaholic, narcisista e centralizador.

O autocrata na maioria das vezes dificulta o relacionamento líder-colaborador, por estabelecer uma certa distância entre os liderados e ser de certo modo “mandão”, acaba afastando-se dos liderados e não os valorizando de maneira correta.  Project Buider (2017) complementa, “Restringe, assim, a participação, a criatividade e a inventividade dos colaboradores”.  Apesar de ter vários aspectos negativos, este estilo se faz necessário em pequenas doses e em determinadas situações, como é o caso de uma equipe com pouca maturidade ou situações difíceis como a de crise, onde se torna necessário determinar e ter uma postura mais rígida.

O líder participativo, também conhecido como democrático, sua atuação geralmente está em equipes mais maduras, onde é possível compartilhar, persuadir e delegar, possui como umas das principais ferramentas a boa comunicação.  Ele é capaz de melhorar e estimular a participação e envolvimento de sua equipe, em sua gestão a democracia está em praticamente todas as decisões, cria ambientes propícios para a participação e discussões em grupo, em Project Buider (2017) ressalta, “esse líder é capaz de garantir a motivação e a retenção dos talentos de seu time por meio de uma gestão inclusiva e eficiente”.  Encontramos características do estilo democrata, no líder carismático, emocionalmente inteligente, coach e contagiante.

Este líder é um dos mais encontrados nas organizações que são exemplos e referências de equipe entrosada e de trabalho em equipe, buscam um ambiente de trabalho cooperativo e dinâmico, este líder está atento em que seus colaboradores pensam, precisam e almejam.

Em sua gestão, o democrata pode se deparar com uma certa indecisão, gerada pelas diferenças entre opiniões e sugestões de sua equipe, onde é necessário tomar uma decisão que pode agradar muitos, mas não todos de sua equipe.  A indecisão também pode acarretar na demora para a tomada de decisão, podendo impactar na evolução, resultado e planejamento da organização.

O último estilo analisado o laissez-faire ou estilo liberal, este estilo é muito empregado em equipes com excelente maturidade, a delegação de tarefas é uma das suas principais características e não é necessário estar em constante supervisão de seus liderados.

Geralmente o estilo liberal, está presente em organizações com um grau de maturidade evoluída, a ponto de o líder delegar e não necessitar “ficar em cima” para que determinada tarefa seja realizada, pois sua equipe está preparada para executar e atingir o objetivo proposto.

Mas é claro que o líder tem a sua importância na equipe, pois talvez pensaríamos que ele não teria nenhuma importância na equipe e que sua atuação seria desnecessária, o líder está presente para solucionar possíveis contratempos e tomar decisões para que o objetivo seja atingido.  Apesar de delegar é importante o líder estar atento e monitorando a evolução dos objetivos propostos, além de conseguir solucionar com agilidades possíveis dificuldades, mitiga a perda de foco e acomodação de ambas as partes, por se tratar de um estilo de liderança do tipo “corda solta”, com confiança elevada entre líder e liderados.

Considerações finais

O perfil de líder ideal podemos definir como a união ou mescla das características de todos os perfis, dosando e mitigando características de acordo com o ambiente organizacional.  Todos os perfis apresentados possuem suas características positivas como negativas, não existe certo ou errado, existe o líder que desenvolve e aplica as características e perfis corretos de acordo com sua equipe e propósito.

Enfim o líder precisa unir e desenvolver características necessárias para desempenhar com excelência a função em sua equipe, levando em consideração a cultura e objetivos da organização, tipos de liderados e necessidades do dia a dia, buscando ser o mais assertivo e ideal possível para liderar sua equipe. 

Referências bibliográficas

FERREIRA, V. C. P. et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. 2 ed.  Rio de Janeiro: FGV Editora IDE, 2017. 132 p.

MELLO, Fábio Bandeira De. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores, [S.L], ago. 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2018.

NARDUCCI, Viviane. Gestão de pessoas.  Rio de Janeiro: FGVOnline, 2018.

PROJECT BUILDER. Tipos de liderança: como o perfil dos líderes influencia na organização. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2018.

SB COACHING. Infográfico: aprenda a ser um bom líder. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018.

YOUTUBE. Thymus - natura: contexto de mundo. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (241.8 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com