TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Microeconomia Na Administração

Por:   •  3/3/2021  •  Monografia  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Microeconomia

Giovanni Lippo Gomes Duarte

Economia Centro – 20.1

Em primeira análise, cabe a explicação de cada conceito que irá ser trabalhado e como isso a adaptação de como será aplicado nos casos.

Oferta e Demanda são conceitos básicos e importantes dentro do estudo da microeconomia, visto que o conjunto de suas ações ditam o fluxo circular de renda.

Em suma, a oferta é o quanto de produto é disponibilizado para venda, desse modo a demanda é a vontade e disponibilidade financeira dos consumidores em querer comprar esse produto.

Outrossim, existe uma relação de inversamente proporcional entre a oferta e a demanda, dessa maneira se o preço do produto ofertado for alto a tendência de diminuir a demanda é maior, assim como no caso ao contrário, quanto menor o preço existe a tendência a aumentar a demanda. Por outro lado, se o produto estiver em falta e a demanda for alta por esse produto o preço aumenta para se adequar àqueles que se disponibilizariam a pagar qualquer preço pelo produto.

[pic 1]

- Ponto de equilíbrio: Encontro da oferta e demanda, Lugar onde ambos não querem mudar se mantem em constância, entretanto casos imprevistos tentem a mudar essa condição, como por exemplo a questão mundial do COVID-19

Elasticidade é a alteração em percentual em uma variável dada uma variação percentual de outra, assim elasticidade é sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis.

- Definição matemática: [pic 2]

Ex: [pic 3]

Tipos de bens

Bens livres: São aqueles bens intangíveis, de livre acesso a todos e que não possuem valor.

 Ex: o ar, o mar, a luz solar.

Bens econômicos: Diferentemente dos bens livres, estes são aqueles bens úteis que possuem preços, são relativamente escassos e são atribuídos a algum esforço humano.

Os bens econômicos, ou seja, aqueles que possuem um valor ou preço se dividem em:

- Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos.
- Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico.

Os bens materiais podem ser divididos em:

-Bens de consumo: São destinados à satisfação das necessidades humanas, podendo ser duráveis, como no caso de imóveis, ou não-duráveis, como gasolina, alimentos, bebidas.
-
Bens de capital: Empregados para provocar o surgimento de novos bens, como no caso de equipamentos, maquinários, instalações, edifícios.

Após analisar os conceitos estudados cabe, portanto, entender e adaptá-los à questão de projetos e leis brasileiras

Projetos de Lei

- PL 9236/17

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na tarde desta quarta-feira (1/04/2020), o projeto de lei que cria uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa, durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19.

Nessa questão sob olhar da microeconomia, o auxílio de R$ 600 aos trabalhadores sem renda fixa, em um contexto de pandemia mundial a qual impossibilita o seu trabalho, é uma opção para que esse grupo social mantenha a sua demanda principalmente por bens de consumo, mais especificamente de alimentos. O Governo Brasileiro em partes acertou nessa questão, visto que ele manteve algum nível de dinheiro circulando, estimulando agentes econômicos privados com o auxílio Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (78.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com