TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Perfil Epidemiológico De Morbidade De Crianças Por Pneumonia Na Região Norte

Por:   •  17/2/2024  •  Projeto de pesquisa  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MORBIDADE DE CRIANÇAS POR PNEUMONIA NA REGIÃO NORTE NO PERÍODO DE 2018-2023

¹ Rodrigo Hideki Sousa Omoto; ² Davi Jesus Silva Saraiva Campos; ³ Leonardo Vinicius Rodrigues Souza; 4 Mahara de Souza Libório; 5 Lucas Guimarães Dias; 6 Daniel Corrêa Amanajas; 7 Giovana Pereira Lobato Brito; 8 Felipe da Silva Mello

¹,7 Universidade do Estado do Pará – UEPA, Pará, Brasil; ²,3,4,5,8 Universidade Federal do Pará – UFPA, Pará, Brasil; 6 Centro Universitário do Pará – CESUPA, Pará, Brasil.

Eixo Temático: Pediatria e neonatologia

E-mail do Autor: rodrigohideki3@gmail.com

Orcid do Autor: https://orcid.org/0009-0002-9779-5681

INTRODUÇÃO: A pneumonia pediátrica constitui uma preocupação significativa de saúde pública a nível global, haja vista que é a maior causa de mortes por infecções respiratórias nesse grupo. A elevada incidência de doenças em crianças está principalmente relacionada à fragilidade inerente do sistema imunológico infantil. Essa é uma realidade preocupante que demanda a implementação de intervenções, orientadas pelo estabelecimento de perfis epidemiológicos neste contexto. OBJETIVO: Analisar o perfil epidemiológico de morbimortalidade de crianças por pneumonia na região norte no período de 2018 a 2023. MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional e descritivo do tipo ecológico, com abordagem quantitativa, realizado a partir de dados secundários obtidos no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) sobre a temática do perfil epidemiológico de morbidade de crianças por pneumonia na região Norte no período de 2018 a 2023. Os dados foram coletados em agosto de 2023, tabulados em planilhas do software Microsoft Excel 2016 e analisados por meio da estatística descritiva simples. Foram analisadas as seguintes variáveis: sexo e faixa etária. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram registrados 2.965.727 internações no período analisado, dos quais 1.035.707 (34,92%) são de indivíduos na faixa etária entre 0 aos 14 anos. Na faixa etária analisada observou-se que 564.137 (54,46%) da população internada era do sexo masculino e 471.570 (45,54%) são do sexo feminino. Estes resultados enfatizam a necessidade de um monitoramento constante e uma compreensão mais aprofundada das causas subjacentes a essas hospitalizações. Igualmente importante é a contínua implementação de políticas de saúde voltadas para a faixa etária infantojuvenil, as quais asseguram um atendimento adequado e promovem o bem-estar dessa população em crescimento. Além disso, tais resultados podem servir como alicerce para investigações futuras e formulação de políticas públicas voltadas para a melhoria da saúde das crianças e adolescentes. CONCLUSÃO: O perfil epidemiológico delineado revela um número significativo de hospitalizações no grupo estudado, destacando a contínua necessidade de cuidados médicos e a relevância de políticas de saúde pública especialmente voltadas para crianças e adolescentes. Em última análise, os resultados ressaltam a importância de prosseguir com a pesquisa e monitoramento das causas dessas internações, com o objetivo de desenvolver estratégias de prevenção e tratamento mais eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com