TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Portfólio Fordismo

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.406 Palavras (18 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 18

FORDISMO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Da rotina à flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria 4

2.2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 5

2.2.1 Analisando a aplicabilidade dos três princípios de Ford na atualidade: 6

2.2.1.1 Principio de intensificação: 6

2.2.1.2 Principio de economicidade: 6

2.2.1.3 Principio da produtividade: 6

2.2.2 Fordismo Informal 7

2.3 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 8

2.3.1 A existência do modelo Fordista de gestão do trabalho nos tempos atuais 8

2.3.2 A satisfação x sofrimento no trabalho 10

2.4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE, IDEOLOGIA MARX 12

2.4.1 A corrosão do Caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo 14

2.5 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 15

2.5.1. Essas transformações impõem novas exigências em termos de Comunicação e Linguagem? 15

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho possui como objetivo demonstrar as variáveis e a transferência de informações do sistema "fordismo" ao "pós-fordismo", da produção em massa para a produção flexível, das mudanças no mundo do trabalho e globalização, as transformações do trabalho formal para o informal, demonstrando que características do fordismo são vivenciadas na modernidade em organizações e no setor informal.

Henry Ford era um engenheiro autodidata, era mecânico em sua juventude em Detroit e isso o ajudou adquirir conhecimentos em sua área de atuação e construção de máquinas. A principio sua idéia de invenção seria de um carro versátil e resistente para andar nas estradas rurais da época e beneficiar as pessoas do campo pois, ele nunca esquece de sua origem rural.

Henry Ford foi o primeiro a por em prática na sua empresa o Taylorismo, mais tarde inovando o processo com o Fordismo o qual seria organizar uma linha de montagem da fábrica para produzir mais controlando o tempo, matérias primas e mão de obra usando os princípios de:

Intensificação: Reduzindo o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e matérias-primas e a rápida colocação do produto no mercado.

Economicidade: Reduzindo ao mínimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias-primas consumidas e dos salários dos empregados.

Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

O objetivo do presente trabalho é demonstrar que na modernidade e a globalização existem características ou princípios do Fordismo demonstrar a proximidade das organizações com o Fordismo e PósFordismo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DA ROTINA À FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA

O Fordismo se caracterizava com a rotina, mas por um modo mecânico, monótono e de repetição do trabalho efetivado por seus funcionários, o sistema flexível surge para superar este sistema de modo a flexibilizar o tempo e modo de trabalhar.

O sistema criado por Henry Ford, em que a matéria prima é interruptamente trabalhada, desde as operações elementares até o completo acabamento do produto possui como características do Fordismo sendo o trabalho dividido, repetido, em cadeia ou conjunto e continuo.

O Fordismo fora da industria ou informal é corriqueiro nos dias atuais pois os trabalhadores se utilizam de algumas características como a rotina e controle do tempo, conjunto de pessoas e trabalho continuo para atingir objetivos, no Fordismo a característica é produzir maior numero de carros em menor tempo possível, todavia o gestor informal controla o tempo para ter eficiência, trabalho em conjunto e ganho em produtividade.

Com o Fordismo os operários trabalhavam de uma forma como uma extensão ou um prolongamento da máquina onde trabalhavam com movimentos repetitivos, na atualidade expansão do meio informal passa a incorporar as características do Fordismo fora da industria onde os trabalhadores passam muitas vezes a terem rotinas de trabalhos, controle de tempo e atividades mecanicamente seguidas como uso diário de computadores, dessa forma o Fordismo esta fora da industria, mas com suas características na modernidade da globalização e dos serviços informais.

As semelhanças do Fordismo na industria e fora da industria são, rotinas de trabalho, controle de tempo, adaptação ao ritmo da máquina, consumo em massa, homogeniedade de produtos, baixa mobilidade dos trabalhadores, neste caso trabalham dentro de suas áreas somente quando solicitados, na atualidade mesmo que as organizações possuam características do Fordismo é imperativo estruturas mais ágeis, praticas inovadoras e produtivas para enfrentar os desafios que se apresentam.

2.2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

A linha de montagem da indústria de Ford efetivada por Henry Ford foi uma inovação revolucionária em toda história automobilística possuindo o controle de tempo como um aliado na produção dos veículos e a busca da eficiência a todo custo possuindo ao mesmo tempo o controle rígido do que se estava sendo produzido em relação ao tempo gasto.

Para ter um produto mais barato Ford inventou a linha de montagem. As várias etapas de fabricação foram distribuídas ao longo de uma esteira rolante e cada empregado desempenhava sua função ao acoplar um componente do veículo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com