TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Primeira Fase da Analise

Por:   •  9/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

RESUMO

O presente trabalho apresenta a temática da elaboração da ferramenta estratégica, denominada Análise SWOT na CFC Delmirense, localizada na cidade de Delmiro Gouveia, no Estado de Alagoas, durante o 1º semestre de 2022. Para isso, foram estabelecidos objetivos que nortearam o estudo, sendo que o intuito geral delineado foi analisar os serviços ofertados e as burocracias da organização CFC Delmirense, observando fatores internos e externos para elaboração da Análise SWOT. Problematização apresentada: como a Análise SWOT pode ajudar a empresa e qual recurso obter para ter resultados significativos. A metodologia utilizada foi categorizada quanto à sua natureza prática e teórica. Em relação aos procedimentos, classifica-se em um estudo de caso. O método de abordagem foi a entrevista e a observação. Os principais autores pesquisados foram Bessani, Silva, Corrêa e Maximiano. A coleta de dados iniciou com entrevista com atual gestora e proprietária, Jennifer Farias Almeida, além da pesquisa em materiais bibliográficos para compreensão da teoria estudada. Com base nesta pesquisa, foi possível identificar a importância da gestão empresarial, bem como, a definição de estratégias, e o diagnóstico de fatores internos diante da inovação dos serviços externo.

Palavras-chave

Análise SWOT, gestão empresarial e inovação.

  1. INTRODUÇÃO

No Brasil com a entrada em vigor do novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o serviço de formação de condutores de veículos automotores passou a ser prestado por empresas denominadas de CFC (centro de formação de condutores), no passado chamadas de Autoescola. Tais organizações não estão imunes as mudanças que ocorrem no cenário econômico, pelo contrário sofrem por igual os efeitos. Estas empresas possuem a atribuição de formar candidatos a 1ª habilitação, reciclar condutores infratores e renovação de habilitações vencidas, mudanças de categorias de CNH, como também a realização de cursos especializados (BESSANI 2009).

 Apontar os fatores que levam o consumidor a escolher o CFC responsável pela sua formação não é claro, pois, o serviço possui inúmeros atributos de difícil identificação pelos clientes, assim, conhecer essa expectativa mais de perto utilizando as dimensões de qualidade em serviços é a motivação desse trabalho (SILVA 2005).

 Por ocasião da abertura do serviço de primeira habilitação, renovação de CNH, Reciclagem de condutores, mudança de categoria de CNH ou curso especializado, o consumidor busca o máximo de qualidade que possa ser entregue a ele pela organização, visando maximizar o valor despendido em dinheiro pela prestação do serviço. Assim a qualidade tem importância relevante na hora de aumentar a fidelidade do cliente e consequente repetição da venda, o que por si só, contribui para aumentar os lucros de qualquer negócio (CORRÊA; CAON 2012).  

   O objetivo desse trabalho, foi fazer uma análise por meio de questionamentos a CFC Delmirense, que ajudou a ver na prática como uma empresa que está consolidada neste ramo de capacitação de condutores na cidade de Delmiro Gouveia - AL.

 Deste modo, foi feito o estudo, no qual foi possível observar com maior profundidade toda a organização e transformação que a empresa necessitou fazer para se adequar e se fortalecer, durante o período de pandemia, onde foi necessário realizar o atendimento virtual, as aulas e os meios de pagamento, mostrando assim a relevância do experimento a equipe que montará análise Swot da empresa.

O CFC Delmirense pretende diferenciar-se da concorrência, com um novo conceito em qualidade entregue ao consumidor, visando ser referência na formação de condutores no sertão Alagoano e região, através do compromisso, transparência e buscando excelência em seus serviços e resultados.  

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para ser realizado um diagnóstico empresarial como em uma Autoescola, é necessário revisar conceitos teóricos e práticos, sobre diagnóstico situacional e a estratégia utilizada pela empresa. Este trabalho será apresentado por meio de citações de alguns autores, acrescentando às observações praticas, por meio a entrevista com a gestora da empresa. Para melhor entendimento do leitor, serão divididos em subtítulos.

2.1 – Missão, visão e valores

A empresa CFC Delmirense - Centro de Formação de Condutores, popularmente conhecida na cidade como Autoescola Delmirense. É uma empresa muito conhecida em nossa cidade, foi a primeira Autoescola de Delmiro Gouveia, classificada várias vezes como a melhor Autoescola da região.

É uma empresa prestadora de serviços de pequeno porte, fundada em 11/11/2003 por Manoel Cassimiro de Almeida Filho, pai da atual gestora e proprietária, Jennifer Farias Almeida.

Em meio a entrevista e ao analisar o ambiente interno e externo, observamos que é uma empresa com credibilidade no mercado regional, compromissada, transparência, respeito, ética, educação, não só com os seus colaboradores, assim como, com os seus clientes. Seguem à risca os três pilares da empresa como: visão, missão e valores. Sempre tendo como objetivo principal Deus acima de tudo e ser referência na formação de condutores. Zelando pela cidadania e pelo meio ambiente.

O conceito de responsabilidade social e empresarial tem relação com o compromisso das empresas com a sociedade. Uma instituição socialmente responsável, deve pautar suas ações em uma gestão ética e transparente em que as diretrizes estratégicas da empresa fique clara e compreendidas por todos os colaboradores da corporação. Contudo, a organização comunica as ações de seu planejamento por meio de reuniões quinzenais e lembretes diários pelo grupo do WhatsApp.

[pic 2]

Figura 1 (missão, visão e valores da CFC Delmirense).

A missão, que é a razão de ser da organização, e que reflete seus valores, sua vocação e suas competências. O desempenho da organização os resultados efetivamente alcançados. Os desafios e oportunidades do ambiente. Os pontos fortes e fracos dos sistemas internos da organização. As competências dos planejadores seu conhecimento de técnicas, suas atitudes em relação ao futuro, seu interesse em planejar. (MAXIMIANO, 2011, p.131).

2.2 Análise SWOT

Segundo Ambrósio (2012), a análise do ambiente para o planejamento estratégico de uma empresa está relacionada com a matriz SWOT (strengths [força], weaknesses [fraquezas], opportunities [oportunidades] e threats [ameaças]), em que são estabelecidos os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da empresa dentro do ambiente interno e externo.

Quadro 1 - Análise S.W.O.T na empresa

Ambiente Interno

Forças

Fraquezas

  • Profissionais qualificado e capacitados,
  • Não tem garagem própria,

  • Qualidade nos serviços prestados,
  • Não atende pessoas com deficiência física (só se a pessoa tiver o transporte equipado próprio),

  • Preços compatíveis com o mercado,
  • Altos custos operacionais,
  • Ponto comercial próprio e bem localizado,
  • Dependência do órgão público,
  • facilidades de meios de pagamentos.
  • Não tem local adequado para as aulas práticas.

Ambiente externo

Oportunidades

Ameaças

  • A empresa poderá se beneficiar com as mudanças na legislação do setor, como a implantação do curso teórico à
    distância,
  • Retirada do simulador (Diminuindo o custo operacional).

  • Nova concorrência na cidade,
  • Aumento do combustível,
  • Governo muito instável.

Ainda para Ambrósio (2012), o conteúdo do quadro deve ser elaborado de forma resumida para que seja rapidamente lido, facilitando a compreensão do que foi exposto. Além disso, é essencial que a análise seja realizada com toda a honestidade e franqueza, de forma que os leitores do plano identifiquem as limitações com a maior clareza possível.

A análise SWOT aplica-se a primeira fase do processo de planejamento estratégico e busca responder à pergunta básica “qual a real situação da empresa quanto a seus aspectos internos e externos?”, verificando o que a empresa tem de bom, regular ou ruim no seu processo administrativo. Esta análise deve ter enfoque no momento atual, bem como no próximo momento ou desafio, com a finalidade de constituir-se na dimensão crítica para o sucesso permanente. Entretanto todas as empresas devem fazer revisões periódicas de suas estratégias, dentro de um processo contínuo de identificação das ameaças e oportunidades externas (OLIVEIRA, 2004)

Podemos perceber que planejar é muito importante para que as organizações consigam atingir seus objetivos escolhendo as melhores opções, otimizando esforços e recursos existentes na organização. Para Oliveira (2010, p. 5), o planejamento pode ser conceituado como um processo, “desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa”.

De acordo com a análise SWOT sobre a empresa CFC Delmirense deixou em evidência que tem segmentos que a organização precisa melhorar, visto que o mundo está em constantemente transformação. Então a mesma precisa ser acessível para todos da sociedade.

Contudo, a empresa investe na capacitação dos seus colaboradores, pois as pessoas gostam de se sentir valorizados, mas nem todas as empresas demonstram isso. Uma pesquisa do Gallup indicou que, no mundo, apenas 13% dos funcionários se sentem comprometidos com as organizações, o que demonstra um sentindo de desvalorização quanto a contribuição desses profissionais para o crescimento da empresa. O que pode acabar afastando talentos mais qualificados das suas vagas e aumentando a carga horária.

As oportunidades para a organização são as variáveis externas e não controladas, que podem criar as condições favoráveis para a organização, desde que a mesma tenha condições ou interesse de utilizá-las (REZENDE, 2008)

 Ademais, a melhor forma de investir na capacitação dos colaboradores é através de ações de treinamento e desenvolvimento. Dessa maneira, a CFC Delmirense incentivou neste período online os colaboradores participando de cursos online que tanto o SEBRAE como o Detran oferecem. além disso, a gestora contratou palestrantes para dá cursos presencialmente, fornecendo palestras que são realizadas na sala de aula. Assim, possibilitando focar nas dificuldades e desenvolvendo as habilidades e competências necessárias para melhoria constante da equipe.

[pic 3]

Figura 2 (demonstra o investimento nos colaboradores)

Além do mais, para manter uma empresa competitiva é uma tarefa que exige do empresário muito planejamento e boas estratégias, na CFC Delmirense por exemplo, atende tanto os clientes que tem uma formação maior, como também os que possui pouca escolaridade, utilizando a ferramenta de mensagem de aniversário, lembrando do consumidor, onde ele se sentirá importante, mesmo não precisando mais dos serviços o cliente vai indicar para alguém. A empresa e os colaboradores buscam prestar o melhor serviço e atendimento para fidelizar não só o cliente, mais a família e os amigos.

Embora, a organização não pretenda atuar em outros mercados, adotou o método incremental que acompanha o surgimento de novas tecnologias com o intuito de aplicá-las dentro da empresa, adequando os serviços com base nas tendências do mercado acompanhando as inovações atuais. Foi posto recursos que favoreça ao cliente, seja por meio de a aula online ou o atendimento online, onde o cliente não precisa ir na empresa para efetuar um pagamento ou assistir uma aula teórica, é tudo feito de forma remota. As redes socias e o sistema de aulas online são primordiais para a inovação da empresa.

Mesmo que não possam modificar os serviços prestados, oferecem um trabalho específico e essencial, para quem tem como propósito maior tirar habilitação. Só existe uma forma de fazer isso que é pela CFC – Centro de formação de Condutores.

Nota-se que, a empresa utiliza Branding ou Brand Management, que é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público. A CFC Delmirense sempre mantém suas redes sociais atualizadas, mostrando depoimentos que retratar a satisfação dos clientes aprovados na parte teórica e na banca examinadora, e o dia a dia das aulas com os instrutores, para torná-la mais reconhecida e confiável para a sociedade.

Logo, ao adotar uma cultura de inovação na organização e estabelecendo metas, resultados e estratégicas de longo prazo, faz com que determine um período para alcança o êxito evitando-se assim desleixamento. No entanto, conquistar todos eles ao mesmo tempo, e com a demanda que a empresa apresenta atualmente, não será uma tarefa fácil. Porém, utilizando métodos de acompanhamentos e controle dos resultados previstos no planejamento estratégico, será possível conseguir solucionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (292.9 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com