TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teoria Geral das Organizações

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2
  1. A revolução industrial possibilitou ao homem criar e desenvolver tecnologias capazes de aumentar as taxas de produção nas empresas em grandes proporções. O filme é retratado e produzido logo após a crise de 1929, que trouxe grande taxa de desemprego e, consequentemente, miséria, fome e pobreza para a população dos Estados Unidos. Quanto ao contexto social, a hierarquia da sociedade era muito bem estratificada, em alusão as classes baixas que não conseguiam se alavancar na pirâmide econômica, mesmo com níveis excessivos de trabalho a procura de uma renda extra. E por fim, a condição técnica de filmagem, mesmo com a tecnologia de captação de áudio, Chaplin e sua equipe optou por uma comédia muda. As câmeras já possuíam qualidades suficientes para retratar ambientes e detalhes de maneira nítida para audiência da época.
  2. Anos após a vitória da Tríplice Entente e consolidação do “American Way of Life”, a população americana começou a investir incessantemente na bolsa de valores, criando um aspecto de prosperidade aparente, até o dia 24 de outubro de 1929. A superprodução agrícola, que diminuiu os valores dos produtos, causou a desvalorização da moeda que resultou na diminuição da exportação de produtos para Europa e para o mundo, e acumulo de estoque tendo como consequência a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Tais acontecimentos levaram a falência e quebra de muitas empresas e bancos, causando desemprego e consequentemente fome, pobreza e aumento da taxa de violência.
  3. O maior impacto da Revolução Industrial sem dúvidas é a substituição do homem pela máquina, tendo o operário papéis alheios as maquinas. A cena em que o personagem tem que se adaptar a velocidade das esteiras de produção e é “engolido” pela máquina demonstra metaforicamente que os processos produtivos se tornaram mais velozes com a Revolução Industrial, substituindo o trabalho artesão.
  4. Analisando o contexto da época, observamos que a substituição do homem pela máquina foi vista duramente pelo operário, como o Movimento Ludista e Cartista já retratavam no século XIX, porém necessário para o desenvolvimento da tecnologia e sociedade. É necessário a manutenção do homem a algumas, para promover o equilíbrio entre ciência, tecnologia e comunidade.
  5. No filme de Chaplin a organização é liderada de maneira autocrática, onde a atenção e decisões se mantém ao chefe, que ordena aos seus operários o aumento de produção em desordem aos outros processos produtivos. Nos dias atuais é incomum esse tipo de liderança, pois é um modo de gestão ultrapassado e que causa desmotivação, insatisfação e frustação aos subordinados.
  6. A manutenção das coisas simples é necessária para haver equilíbrio e bem-estar, como exemplo o horário de almoço. Tais atitudes promovem maior integração e descanso da rotina produtiva. A tecnologia se mostra necessária em tarefas árduas e complexas em que se aliam aproveitamento de tempo e qualidade da produção e produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com