TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Administração 2 periodo

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ADMINISTRAÇÃO


ATPS – Processos  dministrativos

Professor:

Abril/2015

Introdução

Neste trabalho vamos abordar as principais habilidades para um gestor de sucesso, conceitos de empresa, gestores, empresário, consideração do sistema aberto nas empresas e o que é missão, visão e valores organizacionais. Com o conhecimento do primeiro passo deste trabalho, iremos montar um plano estratégico de missão, visão e valores para a cafeteria que esta em dificuldades financeira. Em seguida será feito um organograma para identificar a hierarquia da empresa com os departamentos e as funções de cada funcionário.

As principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso é conhecimento, habilidades e atitudes. Um gestor de sucesso precisa saber liderar sua equipe, comunicando se claramente o que se quer atingir e os objetivos da empresa, é preciso ser rápido nas tomadas de decisões, saber instruir seus subordinados nas tarefas, dar feedback e saber e estabelecer comprometimento com os participantes. Um bom gestor tem que saber negociar, ter visão estratégica, ouvir e fazer reflexão com a equipe sobre o caminho que deve percorrer para melhorar nas atividades. O gestor tem que se atualizar constantemente e estar preparado para mudar tantas vezes forem necessários para que o sistema seja ágil e flexível.

Conceito de empresas

As empresas são um tipo de organização social com finalidade lucrativa, integradas por elementos humanos, materiais e técnicos que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Neste sentido faz o uso de fator produtivo.

As empresas também podem ser definidas de acordo com a respectiva titularidade do capital. Assim, mencionaremos as empresas privadas (cujo capital está nas mãos de particulares), as públicas (controladas pelo Estado), as mistas (o capital é partilhado por particulares e pelo Estado) e as empresas de autogestão (o capital é propriedade dos trabalhadores).

Conceito de gestor

Desenvolvido por Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização, é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança, do controle da coordenação e do comando, a fim de atingir os referidos objetivos. Conclui-se que o gestor desenvolve

habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno quanto as do externo, para lidar com os paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas e tão somente no mercado nacional. Gestpor deve esta sempre atento as alterações nos cenários nacional e internacional Existe quatorze princípios de Fayol para um bom gestor seguir, são:

1. Divisão de trabalho 2. Autoridade e responsabilidade 3. Disciplina 4. Unidade de comando 5. Unidade de direção 6. Interesse geral 7. Remuneração do pessoal 8.centralização 9. Cadeia escala ( linha de comando) 10. Ordem 11. Equidade 12. Estabilidade do pessoal 13. Iniciativa 14. Espírito de equipe.

Conceito de empresário

Empresário é a pessoa física ( empresário individual) ou jurídica ( sociedade empresária), que empreender, que da existência,  que toma iniciativa de organizar uma atividade econômica para a produção ou circulação de bens ou de serviços.Exemplo:

Venda de serviço, prestação de serviços mão de obra, concertos etc.

Bens são as coisas úteis, capazes de satisfazer ás necessidades das pessoas e das empresas

 Porque as empresas são consideradas sistema abertos

Sistema aberto é um conjunto de partes interdependentes que processa insumos em saídas, logo, uma organização é um sistema aberto, administrado, projetado e operado para atingir determinado conjunto de objetivos.
As organizações são dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos. Essa dependência pode ocorrer de duas maneiras. Por um lado, ela precisa do ambiente externo para conseguir os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com