TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Empreendedorismo

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

Guilherme Espinosa Almeida – 31780075

Lucas Siqueira D´Agostino - 31732348

Introdução

O empreendedor o qual escolhemos é Alexandre Fabiani, um estudante do Mackenzie. Ele possui uma empresa do ramo de Vapers e Narguiles, comercializando as essências que dão o “sabor” a ser consumido nos Vapers.

I. Perguntas para obter informações gerais

  1. O quê você poderia contar-me a seu respeito antes de começar o seu primeiro negócio.

R: Eu tinha a pretensão de fazer faculdade de medicina, pois achava que ganharia muito dinheiro com isso. Depois, comecei a ler livros sobre empreendedorismo e gostei muito, ainda mais que tenho como inspiração o meu pai, pois ele também é um empresário e empreendedor.

  1. Os seus pais, parentes ou amigos próximos eram empreendedores? De que forma?

R: Meu avô é um empreendedor, possuindo um escritório de advocacia, no qual meu tio é sócio. Meu pai possui uma empresa de trading, trabalhando com importação e exportação, e minha mãe também ja foi empreendedora.

  1. Qual era a sua experiência anterior no trabalho? Ela foi útil? Qual experiência particular foi especialmente importante e qual foi irrelevante?

R: Trabalhei em uma agência de publicidade durante 8 meses, atuando no marketing digital. Aprendi bastante coisa, e quando em senti seguro para sair e abrir minha própria empresa, foi o que fiz.

  1. Como você começou o negócio?

R: Eu estava exausto com o trabalho a qual eu estava executando, e com isso estava me distanciando do meu sonho de abrir minha própria empresa. Um dia meu amigo foi na minha casa com uns produtos, e a partir daí me senti motivado para seguir a frente e abrir o negócio. Investimos R$700,00 cada um na compra de materiais e começamos o negócio.

  1. Como você localizou a oportunidade? Como ela veio à tona?

R: A partir de um evento que meu sócio foi, ele mesmo localizou a oportunidade. No começo eu estava um pouco receoso, porém confiei no meu sócio e com um investimento não tão alto, a viabilidade do negócio foi possível.

  1. Como você avaliou as oportunidades e os riscos do negócio?

R: Nós íamos nas lojas do nosso ramo de negócio, e lá podíamos observar que os produtos que nós procurávamos eram muito difíceis de serem encontrados ou eram de má qualidade. A partir daí, começamos a fazer cotações com fornecedores, inclusive fornecedores internacionais. Achávamos muitos deles na internet, em blogs sobre vapers, no reddit, e começamos a fazer cotações no excel, decidindo por investir no negócio.

 

  1. Você fez algum planejamento?

R: No começo, não havia planejamento. Nós produzíamos e vendíamos. No entanto, depois de 5 meses, começamos a investir em marketing, e-commerce, a fazer um melhor planejamento financeiro e ir atrás de mais clientes.

 

  1. Onde você buscou financiamento?

R: Nosso financiamento foi baixo, então nós tiramos R$700,00 do nosso próprio bolso.

  1. Quanto tempo levou da concepção do negócio ao primeiro dia de trabalho? Quantas horas por dia você empenhou nesta tarefa?

R: Levou umas 2 semanas para conseguirmos produzir e vender. No começo, eu não me empenhava tanto, porém hoje em dia eu dedico bastante tempo com o trabalho. No mínimo, 6 horas por dia.

  1. Conte-me a respeito das crises e pressões sofridas durante os primeiros períodos de sobrevivência.

R: Essa parte foi bem difícil, pois trazíamos insumos da Califórnia. Em certo momento, gastamos praticamente todo nosso dinheiro com um carregamento grande de insumos, porém a mercadoria foi barrada pela Anvisa e voltou ao local de origem porque não era permitido uma quantidade tão grande de mercadoria em um CPF, deveria ser feito em um CNPJ. Tivemos que correr atrás de muitas coisas, inclusive de despachante, e nesse momento quase desistimos do negócio.

  1. O que você percebia serem as suas forças? E fraquezas?
  2. Você queria ter sócios ou estar sozinho? Por que?

R: Já ouvi muitas pessoas falando que é a pior coisa a se fazer. Porém, no meu caso, acho muito bom ter meu sócio, pois cada um é bom em uma área, assim cada um faz o que sabe fazer de bom, dando mais chance de sucesso para o negócio.

II. Uma vez que sua empresa já estava funcionando...

  1. Quais foram seus piores problemas quando você começou a crescer?

R: A alta demanda, com pouca disponibilidade de estoque que possuíamos. Como fazemos importação, as vezes a carga demora para chegar e ficamos sem vender. Porém agora com um caixa mais alto, nós conseguimos fazer muitos pedidos e ter um estoque com disponibilidade quase sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com