TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de O.S.M (Organização Sistemas e Métodos)

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.959 Palavras (12 Páginas)  •  2.635 Visualizações

Página 1 de 12

Análise da Estrutura Organizacional da PORTPHOLIO - Industria e Comércio S.A

O.S.M (Organização Sistemas e Métodos)

1 - Poder de concentração e criatividade (característica que o profissional precisa ter):

Como a empresa já está na sua terceira geração vai precisar de um Profissional que tem o poder de concentração(foco) nos objetivos apresentados pela empresa , e muita criatividade para inovar, pois a Industria trabalha nos segmentos de fiação ,tecelagem, malharia e confecção , tendo assim concorrentes, então ela precisa estar inovando e sendo a melhor e mais completa empresa.

2 – Flexibilidade para mudanças e Simplicidade e ação conciliadora (característica que o profissional precisa ter):

Como a empresa é uma empresa que tem duas famílias relacionadas e ambas trabalham na área Administrativa ocupando assim os cargos mais importantes, eles vão precisar que o profissional de O.S.M tenha flexibilidade para lidar com as barreiras que podem surgir , pois eles não vão estar acostumados com alguém que eles ainda não tem muita ‘’relação Formal e Informal”... E também para que o profissional de O.S.M seja flexível para fazer as mudanças devidas para se ter um melhor planejamento para alcançar as metas e objetivos da empresa, usando simplicidade e profissionalismo para lhe dar com problemas que venham a surgir , fazendo assim um trabalho que gere resultados. .

3-Autoconfiança (característica que o profissional precisa ter):

O papel do profissional ou analista de O.S.M. é buscar melhorias, de maneira ter conhecimento do todo, com o objetivo de alcançar resultados eficazes, pois os desafios propostos a ele pela empresa PORTPHOLIO são grandes e ele precisara de ter autoconfiança no lado profissional.

1 – Existe, em algumas, empresas uma filosofia de atuação na área de OSM. Algumas empresas apresentam uma equipe de OSM entre quatro paredes e outras apresentam a sua equipe de OSM desenvolvendo os sistemas para as várias unidades organizacionais usuárias da empresa. Como podemos ver no Organograma da Portpholio as equipes de OSM estão agindo como assessorias Jurídica e de Relações Humanas, estão subordinadas diretamente à Presidência e desenvolvendo sistemas para outras áreas.

2 - Existe a possibilidade da não-existência da área de OSM, onde as suas atividades são alocadas como de responsabilidade das diversas unidades organizacionais da empresa. Assim todos os órgãos de linha têm sua área de OSM resolvendo todos os problemas relacionados a essa área, o que não o caso da Portpholio.

3 - No que diz respeito as habilidades do analista de OSM, Katz já afirmava que há, pelo menos, três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar, eficazmente, o processo administrativo, elas são as habilidades técnica, humana e conceitual. Essas habilidades são de grande valor para o Presidente da Portpholio, pois ele tem que coordenar os órgãos de linha e de staff e as pessoas que constituem eles, para assim atingir os objetivos pré-determinados.

1 – Na empresa Portpholio – Indústria e Comércio S.A foi levantada uma hipótese de mudança e reestruturação, processo que deverá ser executado por um profissional de Sistemas, Organização e Métodos, uma vez que esse profissional é o mais hábil a modificar um estrutura organizacional. Ele utilizará o Sistema de Informações Gerenciais para uma reestruturação adequada para a empresa.

2 – Os membros da empresa (famílias) também levantam a ideia de profissionalização da alta administração, o que também apresenta uma necessidade do profissional de OSM, uma vez que esse profissional possui a habilidade de compreender as complexidades de toda a empresa e o ajustamento do comportamento de cada pessoa dentro de uma estrutura organizacional.

3 – A estrutura organizacional da empresa Portpholio exige um uma reestruturação por um profissional de OSM, de acordo com a análise feita sobre seu atual organograma, os departamentos estão mal divididos, havendo uma necessidade do Sistema de Informações Gerenciais para ser feito um levantamento de dados e identificar as falhas ou excessos nos departamentos.

1 - Posicionamento das área de sistemas, organizações e métodos na estrutura da empresa.

Este item é interessante pois, analisado paralelamente com o caso concreto, notamos que no organograma da Portpholio não consta a assessoria de sistemas, organizações e métodos alocada em sua estrutura. Considerando que a alta administração tem déficit de profissionalização, a assessoria de OSM poderia suprir essa falta, sendo uma medida importante para a nova estrutura organizacional que a empresa busca.

2 - Habilidades de analista de OSM

A habilidade do profissional de OSM para levantar dados, analisar e reunir ideias seriam muito úteis na intenção da empresa de expandir para o mercado internacional.

3 - Atribuições da área de OSM

Pra o questionamento de aumentar o faturamento dos negócios e participação no mercado, temos as atribuições da área de OSM, especificamente desenvolver planos de trabalho e estabelecer soluções para corrigir eventuais desvios, cuidar para que as recomendações da área de orçamentos sejam acatadas e executadas, cooperar com o treinamento do pessoal, etc.

1 - Capacidade de recriar e reconstruir

O profissional deverá ter uma grande capacidade de recriar e reconstruir métodos e metodologias antigas, visando novos resultados e sangue novo para a instituição, sem perder as características marcantes e individuais da empresa. Remanejar pessoas, funções e departamento, de maneira que possam produzir de mais maneira mais saudável e melhor.

2 - Autoconfiança:

Sem dúvidas a autoconfiança deve ser algo marcante no profissional de O.S.M, pois a consultoria será dada para profissionais conhecedores, cultos e conscientes do seu lugar no mercado de trabalho. Neste momento, conhecimentos e autoconfiança ajudaram muito na tomada de decisões e na para que haja credibilidade por parte dos diretores as informações dadas.

3 - Resiliência:

Deverá haver muita resiliência por parte do consultor e, principalmente, por parte dos funcionários, diretores e etc. Visto que, uma empresa que está na sua terceira geração, deve se estar bastante habituada com métodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com