TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Recursos Humanos

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Elabore um texto de própria autoria explicando:

1)Como deve ocorrer um processo de admissão ético.

2) Até que ponto deverão ser demitidos os bons empregados?

--

1)Como deve ocorrer um processo de admissão ético.

A admissão é a parte final do processo de contratação de pessoas que começa com o recrutamento, seguido pela seleção. Nela os candidatos considerados qualificados são admitidos conforme a necessidade da organização. Esse processo segue alguns passos pré-estabelecidos:

I) Documentação e Registro das pessoas na organização: grande parte das empresas possui um formulário próprio onde estão relacionados todos os documentos necessários para a admissão do novo empregado (certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, RG e CPF, atestado médico etc.). O candidato deve verificar se seus documentos estão em ordem e somente será admitido após a apresentação de todos os documentos exigidos;

II) Comunicação aos demais candidatos de que a vaga já foi preenchida: afinal, eventualmente, alguns desses candidatos podem vir a ser chamados no futuro, e mesmo que não, é essencial manter a comunicação pelo respeito às pessoas e pela contribuição que isso traz à imagem da empresa.

III) Integração das pessoas: informar ao novo empregado sobre os objetivos, as políticas, os benefícios, as normas, as práticas, os horários de trabalho, assim como apresentar aos demais funcionários suas funções, os serviços de apoio, as regras internas e as expectativas sobre o seu desenvolvimento na organização.

IV) Período de experiência: no Brasil é regulado por legislação e equivalente a um total não superior a noventa dias. Ao final do prazo do período de experiência, a chefia imediata realiza uma avaliação do empregado.

V) Por óbvio, além de seguir todos os passos acima para a admissão, para um processo verdadeiramente ético, é importante que esse processo seja sem apadrinhamentos, sem que haja benefícios a qualquer candidato.

---

2. Até que ponto deverão ser demitidos os bons empregados?

Mesmo no caso de bons empregados, é possível que haja um processo de demissão em função de cortes orçamentários.

Nesses casos (demissão de bons empregados), deve-se atentar que a decisão não deve ser tomada apenas pelo chefe imediato, mas ser realizada a partir da avaliação de outras pessoas. Afinal de contas, se a demissão é sempre traumática, a demissão de bons funcionários repercute, pode, também, trazer graves reflexos sobre os demais funcionários.

Nestes casos, a empresa deve, ainda, mostrar generosidade com o bom funcionários, seja por meio da recolocação profissional (por meio de empresa de outplacement, por exemplo) ou, no mínimo a elaboração de uma carta de recomendação que facilite ao ex-funcionário encontrar um novo emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com