TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em Grupo 3 semestre

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1. ENTREVISTA        4

1.1. Banco de dados dos clientes

1.2. Determinaçao de Preços

1.3 Comunicaçao com Clientes        5

1.4 Monitoramento de Concorrentes        6

1.5 Pesquisa de Satisfaçao        6

1.6 Diagnostico de Problemas e Soluçoes        7

1.7 Administraçao de Conflitos        7

2 DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MARKETING        8

3 IDENTIFICAÇAO PROBLEMAS        8

7   CONCLUSÃO        11

8   REFERÊNCIAS        12

1 - INTRODUÇÃO

Apresentaremos neste trabalho uma empresa de grande porte situada no município de Alto Garças, denominada Sementes Adriana, que vem buscando ao longo dos anos a eficiência cada vez mais rigorosa na produção de sementes.

E também apresentaremos neste trabalho outra empresa que é de pequeno porte, situada no mesmo município, denominada Loja do 10, que vem buscando ao longo dos anos a eficiência e crescimento no mercado lojista desta cidade e cada vez mais intensifica a qualidade de seus produtos e atendimento.

A Sementes Adriana, pode ser classificada como do setor produtivo primário. Quanto à dimensão, é uma grande empresa. Ou ainda como uma empresa de grande porte.

A Loja do 10 classifica-se quanto ao setor produtivo do setor terciário. Quanto à dimensão, como uma microempresa. Ou ainda como uma empresa de pequeno porte.

  1. ENTREVISTA
  1. Banco de dados dos clientes

A Sementes Adriana possui registro de dados desde a criação em 1984, quando se iniciou a produção comercial de sementes.

Antes, eram bem rudimentares as informações, e requeriam muito tempo para acessa-las, pois na época não existiam computadores. Já hoje em dia a empresa possui uma vasta gama de informações de todos seus clientes com fácil acesso e disponível para consulta de qualquer informação a qualquer momento seja em um escritório ou ate mesmo através de um smartphone onde tenha acesso a internet.

Já a Loja do 10 os dados não são controlados com tanta intensidade. Mas tem um controle sim, através de um simples caderno são anotados todos os dados dos clientes para possíveis consultas posteriormente. Ainda não há um sistema intergrado para administração destes dados pelo tamanho do negocio e também pelo fato de seus clientes serem geralmente da mesma cidade onde esta localizada a loja.

  1. Determinação de preços

        Os preços dos produtos produzidos pela Sementes Adriana é através de uma grande analise de qualidade dos produtos realizada no seu laboratório próprio onde esta pode comprovar que seus produtos têm qualidade superior de seus concorrentes. Também é feita pesquisa de mercado, oferta e procura dos produtos atrelando a tendências de mercado futuro.

        A Loja do 10 define seus preços através da variação de valores já repassados pelos seus fornecedores e o percentual de lucro da empresa pode variar de acordo com a época e estação do ano. Perto de datas comemorativas, geralmente, são feitas grandes promoções diminuindo assim a margem de lucro sobre os produtos, porem aumentam as vendas. Quando não são feitas promoções os preços podem ser mais elevados, aumentando assim sua margem de lucro.

  1. Comunicação com clientes

        A Loja do 10 comunica-se com seus clientes através de propagandas na radio local e através de ligações de celular diretamente para os clientes.

        Já na Sementes Adriana são realizadas propagandas em radio e televisão, banners, outdoor, dias de campo, stands em grandes eventos e feiras agrícolas e visitas técnicas de seus desenvolvedores de mercado.

  1. Monitoramento de Concorrentes

        A Sementes Adriana se mantem sempre informada de produções e novas tendências de variedades de produtos para tentar sair sempre na frente dos concorrentes.

        A Loja do 10 fica atenta a propagandas promocionais realizadas pelos concorrentes nos diversos meios de comunicação para tentar sair na frente com promoções melhores.

  1. Pesquisas de satisfação

        A Sementes Adriana mantem a satisfação do cliente através de visitas técnicas, descontos, garantia na qualidade e bonificações de produtos.

Loja do 10 leva a satisfação de seus clientes através de descontos, promoções e bons parcelamentos das compras.

  1. Diagnostico de Problemas e Soluções

        Um serio problema que afeta todos os anos a produtividade da sementes Adriana são veranicos durante o período de produção. Para contornar este problema ou ao menos, ameniza-lo, já que se trata de um fator climático, a empresa procura diversificar variedades, alongar período de plantio e colheita, modernização na frota de maquinários mais precisos, produtivos e eficientes, sem contar em uma ampla e bem treinada equipe técnica.

        Na Loja do 10 possui problema interno de espaço físico porque sua localização não tem como expandir devido estar espremida em meio a outros estabelecimentos comerciais. A solução encontrada ate o momento foi aproveitar um espaço que era copa para redirecionar melhor as prateleiras e criar espaço para as pessoas melhor se locomoverem no interior da loja.

  1. Administração de conflitos

        Na Sementes Adriana  a maior dificuldade esta nos conflitos que são gerados devido a diferentes variedades de cultura, conhecimento técnico e acadêmico, costumes e vaidades de todos os envolvidos nos processos de produção. A forma encontrada para solucionar, ou ao menos amenizar estes conflitos, são intensos treinamentos com o grupo de pessoas envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com