TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo 4 semestre unopar administração

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.130 Palavras (13 Páginas)  •  2.620 Visualizações

Página 1 de 13

A responsabilidade socioambiental e a gestão de pessoas: um estudo sob a óptica do Direito Empresarial e do Trabalho.

Célia Fernanda de Oliveira*

Patrícia Duarte Aquino**

Resumo

O presente artigo refere-se à responsabilidade socioambiental e a sua aplicabilidade no ambiente de trabalho, seguindo as normativas e diretrizes expostas pelo Direito do trabalho e Empresarial, este é um assunto que gera bastante polemica, e tem relação entre trabalhadores e sociedade no geral, que são peças fundamentais para o sucesso de uma organização. Não fora adotado nenhum método de pesquisa, somente a dedução, e avaliação de artigos, doutrinas e legislações, não a interesse a aprofundar o assunto, mas sim apenas demonstrar de forma clara e especifica a importância de tal, tanto para sociedade como para empregadores e empregados, já que o tema abrange a qualidade de vida, e a valorização dos seres humanos e do ambiente em que vivem.

Palavras-Chave: Direito empresarial e do trabalho. Gestão de pessoas. Organização. Sustentabilidade. Ambiente de Trabalho.



Introdução

Este artigo abordará temas como responsabilidade social e sustentabilidade das empresas e tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas sobre os mesmos, sabendo-se que as empresas devem seguir algumas normas que garantem os direitos fundamentais e constitucionais dos cidadãos.

Desta forma será explicada a importância e a aplicabilidade, da sustentabilidade nas empresas e qual a sua relação com a responsabilidade social, sabendo-se que um trabalhador que se encontra em um ambiente de trabalho agradável, limpo e que lhe traga segurança, será uma pessoa que terá seus anseios atendidos e que estará satisfeito, automaticamente atenderá as necessidades da organização com maior eficiência.

Num primeiro momento será mais bem explicada a Responsabilidade Social, para só então aprofundar mais o assunto sobre os Direitos Fundamentais do trabalhador, para chegar a tais respostas sobre este tema, foram feitas leituras de livros, sites, revistas, doutrinas e legislações.

A conclusão trará consigo todos os aspectos tratados no artigo e as respostas na visão das autoras sobre o tema.

1 Aplicabilidade da Responsabilidade Social

Primeiramente é necessário entender o que é uma empresa, segundo Bruscato, se o empregador for uma pessoa jurídica, constituirá uma empresa, ou seja, uma organização empresarial que desenvolvera uma atividade econômica organizada e destinada à produção ou a circulação de bens ou serviços. (BRUSCATO, p.82. 2011)

Portanto esta empresa deve adotar como compromisso a responsabilidade social perante a sociedade em que está inserida, demonstrando de forma positiva comportamentos e condutas que atinjam tanto a sociedade quanto a empresa de maneira a trazer resultados satisfatórios.

A responsabilidade social em relação às empresas diz que as mesmas devem ser gerenciadas de maneira responsável e corroborando para o desenvolvimento social, lembrando que uma empresa envolve não só o empresário, mas também seus sócios, empregados, clientes, fornecedores e sociedade no geral, visando atender os desejos de todos.

Na mesma linha de pensamento Mendonça menciona que os protetores da Responsabilidade social nas empresas, afirmam ser está considerada uma ferramenta que auxilia na promoção do bem estar social nas organizações e que não está relacionada com a participação dos governos locais, regionais e federais. Portanto entende-se que a responsabilidade social nas empresas deve ser aplicada em prol da educação, do meio ambiente, da saúde, entre outros, trazendo de tal maneira qualidade de vida as pessoas e fazendo com que elas se sintam valorizadas tanto como empregados como cidadãos, pode-se afirmar ainda que, responsabilidade social é estar preocupado com as pessoas e meio ambiente, utilizando-se do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida como um meio para obter melhores resultados. (MENDOÇA,n.9.2004,Disponivel em: http://www.fae.edu/ ).

A inserção da responsabilidade social as empresas ainda é muito recente, porém vem sendo muito utilizada, pois agrega respeito à organização que a desenvolve de maneira livre e clara, expondo seus objetivos a sociedade, fica explicito que a empresa realmente está preocupada com o bem estar social e ambiental e não só a cumprir leis.

A partir deste pensamento pode-se caracterizar a responsabilidade social como sendo distributiva sustentável e transparente, e ainda pode se dizer que as empresas que a adotam só têm a ganhar, pois com a inserção da empresa a sociedade surge uma legitimidade social.

Em cima disso é possível afirmar que responsabilidade social abrange além das empresas, mas também todos os cidadãos, uma vez que a empresa ao auxiliar na conservação dos recursos naturais e tomando uma postura sustentável e responsável, estará prevenindo riscos futuros, bem como impactos no meio ambiente e estará preservando um bem que é de todos.

Dentre estas características vale ressaltar a importância da transparência, por que:

A globalização traz consigo demandas por transparência. Não mais nos bastam os livros contábeis. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes.Nesse sentido, empresas serão obrigadas a publicar relatórios anuais, onde sua performance é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis. Muitas empresas já o fazem em caráter voluntario, mas muitos preveem que relatórios socioambientais serão compulsórios num futuro próximo. (Responsabilidade Social, fonte: www.responsabilidadesocial.com).

Por fim pode ser compreendido o que é responsabilidade social e suas características, ferramenta essa que torna fácil analisar e reconhecer se uma empresa é socialmente responsável, ou seja, é boa tanto para sociedade quanto para os empresários, deve ser adotada como uma cultura da empresa e estar sempre ligada a missão, visão e valores da mesma, valores estes que devem sempre ser repassados aos colaboradores para que a cultura seja difundida, e a empresa ganhe respeito tanto interno quanto externo e ganhe valor perante ao mercado consumidor. Lembrando sempre que preservar o meio ambiente é um dever de todos.

        

2 Direitos do trabalhador

Neste capitulo será abordado de forma breve alguns dos direitos do trabalhador, que estão abarcados na Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, bem como o principio da dignidade da pessoa humana e a solidariedade ética, moral e social.

Conceito de Direito do trabalho: Pode-se conceituar Direito do trabalho como o ramo da ciência jurídica que estuda as relações jurídicas entre os trabalhadores e os tomadores de seus serviços e, mais precisamente, entre empregados e empregadores. (RESENDE, P.01, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (887.1 Kb)   docx (743.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com