TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 4 semestre unopar

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  1.813 Visualizações

Página 1 de 10

GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL-UNIDOS Á CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................6

2 GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL...........................6

2.1 CONCEITO DE GESTAO FINANCEIRA......................................................6

2.2 GESTAO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA..............................................7

2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO............................................7

2.4 RISCO E RETORNO....................................................................................7

2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO.......................................................8

2.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTAO.....................11

3 NOÇÕES DE ATUÁRIA.................................................................................12

3.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA.........................................................................12

3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL.........................................................................12

4 DIREITO EMPRESARIAL..............................................................................13

4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES......................13

4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS...14

5 CONCLUSAO...................................................................................................14

REFERÊNCIAS....................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

Já e confirmado que a sociedade depende de registros contábeis para obter bons cumprimentos no campo governamental e empresarial. Atualmente esses conceitos são fortes aliados para os gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira da empresa.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os tópicos sobre a Gestão financeira e orçamento empresarial, Noções de atuaria e direito empresarial, mostrando assim a sua importância dentro da contabilidade e na busca da vantagem competitiva negocial.

DESENVOLVIMENTO

2.GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Muito importante nos dias de hoje, a Gestão Financeira e Orçamento Empresarial, proporciona um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um futuro definido, Expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.

2.1.CONCEITOS DE GESTAO FINANCEIRA

Administração financeira e o processo administrativo que se refere aos recursos financeiros da empresa. Todo ato administrativo ou decisões que implica obtenções ou aplicações de recursos financeiros.

Lemes Junior, Rigo e Cherubin (2005) Segundo eles a administração financeira tem por objetivos maximizar a riqueza dos acionistas da empresa. Por eles o administrador financeiro e o principal responsável pelos valores da empresa, ele e o responsável pelas contas e pela execução das funções financeiras das empresas. E suas atividades envolvem decisões estratégicas, por exemplo: a seleção de alternativas e investimentos e as decisões de financiamentos de longo prazo, as operações em curto prazo, com a gestão de caixa, concessão de credito a clientes, obtenção de credito junto a fornecedores, negociações com bancos e entidades financiadoras e gerenciamento de risco.

E para os mesmos, a administração financeira envolve a gestão de recursos financeiros. Como obter e onde aplicar os recursos e a atividade principal do administrador financeiro.

2.2 GESTAO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

Hoje em dia uma boa gestão financeira é um muito importante para o êxito do negócio. O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas utilizadas na administração financeira empresarial, o qual auxilia na tomada de decisões e melhora o desempenho financeiro da empresa.

A montagem é simples e exige um acompanhamento diário para o registro das movimentações. Primeiro, é necessário levantar o saldo inicial, isto é, o valor que existe em caixa composto por dinheiro, cheques e saldos bancários no início do período. Logo apos, anotam-se as entradas e saídas de caixa, como as vendas à vista, pagamentos de fornecedores, salários, recebimentos, aluguéis, impostos, e outros. Os procedimentos são fáceis, mas requerem certo conhecimento em contabilidade e finanças, e muita organização.

2.3 PRINCIPAIS DECISOES DE INVESTIMENTOS

A decisão de investimento pode envolver muitos fatores, inicialmente o desafio na decisão de investimento é definir o retorno esperado e aplicar em investimentos que apresentem condições de garantir este retorno. Com isso, surge a dificuldade para avaliar os ganhos e riscos de um investimento.

Para diminuir o risco e garantir uma avaliação mais real do investimento, o gestor deve obter o maior número de informações possível do projeto em que pretende investir. Para aumentar os ganhos, uma boa alternativa de investimento é o mercado acionário, o mercado de ações tem apresentado maiores retornos do que as aplicações em rendas fixas ao longo prazo.

2.4 RISCO E RETORNO

O risco e o retorno em relação a qualquer tipo de investimento são as duas faces da mesma moeda. Diariamente, tanto os investidores como os especuladores têm de lidar constantemente é a necessidade de equilibrar o risco e o retorno. Normalmente, quanto maior o risco associado a um investimento, maior será o retorno que se pode conseguir. Com isso, existem outros fatores a ter em conta para determinar o risco em relação ao retorno oferecido.

Como todos os tipos de investimento, existem diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com