TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo 5 semestre de adiministração

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

SUMÁRIO[pic 19]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2  DESENVOLVIMENTO        4

2.1 CONTABILIDADE APLICADA A ADMINISTRAÇÃO        4

2.2 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO        9

2.3 MATEMÁTICA FINANCEIRA        10

3 CONCLUSÃO        15

REFERENCIAS        16

  1. 1 INTRODUÇÃO

A tomada de decisão nunca mereceu tanta atenção como nos dias atuais, pois é das decisões acertadas tomadas pelo gestor que depende o sucesso da empresa. Neste sentido, é fundamental que as organizações façam uso de ferramentas de gestão que as auxiliem no processo de tomada de decisão, fornecendo a elas informações úteis e corretas sobre o negócio.

Neste contexto percebe-se a relevância da administração financeira, que tem se tornado imprescindível nas organizações visto que as estratégias são caminhos necessários para um resultado organizacional de sucesso. Através de suas ferramentas a gestão financeira consegue dar mais previsibilidade e planejamento às empresas, de forma com que consigam gerenciar com mais eficiência os seus recursos financeiros.

Tendo como foco principal a gestão financeira, este trabalho parte da análise do caso da empresa Ambev S/A. Por meio de estudo bibliográfico, o trabalho aborda a obrigatoriedade da publicação dos demonstrativos financeiros por parte das empresas, e conceitua demonstrativos como o balanço patrimonial e a demonstração de resultados do exercício. Posteriormente procede-se a análise vertical e análise horizontal dos demonstrativos da Ambev, relatando s principais resultados encontrados.

No item seguinte bordou-se a importância do planejamento tributário, expondo seu conceito e as vantagens que pode oferecer às empresas.

Por fim, diante da importância da Matemática financeira para a análise contábil de uma empresa e considerando o demonstrativo financeiro da AMBEV, foram analisadas algumas situações hipotéticas para o caso, exercitando-se conceitos relacionados ao assunto.

  1. 2  DESENVOLVIMENTO
  1. 2.1 CONTABILIDADE APLICADA A ADMINISTRAÇÃO

De acordo com Matarazzo (2003, p. 39), “a análise das demonstrações visa extrair informações para a tomada de decisão. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas”. Entretanto, algumas destas demonstrações, além de serem importantes fontes de informação, são também obrigações das empresas, ou seja, toda e qualquer organização obriga-se à publicá-las.

De acordo com o artigo 176 da Lei 6404/76, as demonstrações contábeis obrigatórias são: o balanço patrimonial, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração das origens e aplicações de recursos e notas explicativas. (SCHMIDT, 2009, p. 06)

Entretanto, de acordo com Pitol (2008, p 02) a Lei nº11638, de 2007, ampliou a abrangência da Lei nº6404, estendendo às sociedades de grande porte, questões relativas à elaboração e divulgação das demonstrações contábeis. Além disso, incluiu-se no rol das demonstrações obrigatórias para publicação a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) em substituição da Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos (DOAR), e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), para as Sociedades Anônimas de capital aberto.

Sendo assim, observa-se no artigo 176 da Lei a relação de demonstrações financeiras que, a partir de agora, passam a ser obrigatórias às organizações.

Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

I - balanço patrimonial;

II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

III - demonstração do resultado do exercício; e

IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638, de 2007).

 V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007) (LEI DAS SOCIEDADES POR AÇÕES, 2007, art. 176)

O balanço patrimonial e a DRE (Demonstração dos resultados do exercício) são, sem dúvidas, as demonstrações financeiras mais utilizadas para análise financeira. Segundo Gomes (2010, p. 04) o balanço patrimonial pode ser entendido como:

(...) a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa. Ativo -, assim como as obrigações - Passivo Exigível - em determinada data. A diferença é chamada Patrimônio Líquido e representa o capital investido pelos proprietários da empresa, quer através de recursos trazidos de for a da empresa, quer gerados por esta em suas operações e retidos internamente.

Portanto, o balaço patrimonial é uma demonstração contábil que evidencia qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da identidade em um determinado período de tempo. Neste demonstrativo, as contas são classificadas segundo os elementos do patrimônio que registram e são agrupadas de forma a facilitar a análise situacional da empresa. A Lei 6.404/76 define a constituição do Balanço Patrimonial da seguinte forma:

1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (943.4 Kb)   docx (309.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com