TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo 6º semestre

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

Introdução

4

Desenvolvimento

5

Análise da entrevista

5

Conclusão

11

Referencias

12


INTRODUÇÃO

                Este trabalho tem como objetivo apresentar análise sobre administração financeira mediante entrevista realizada a empresa pesquisada, de acordo com as orientações nos questionários apresentados pela Instituição de Ensino.

                O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros (Braga, 1995). Os proprietários investem em suas entidades e doravante pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) adequados por um tempo longo, ou seja, durante a perpetuidade da organização. Uma geração adequada de lucro e caixa faz com que a empresa contribua de forma ativa e moderna em funções sociais, ou seja, pagamentos de salários e encargos, capacitação dos funcionários, investimentos em novas Tecnologias de Informação (TI), etc. Na visão dos proprietários, uma organização pode ser conhecida como um sistema de gera lucros e maximiza os recursos nela investidos

                

DESENVOLVIMENTO

        Atualmente existe uma grande preocupação com a gestão das pequenas empresas, uma vez que as mesmas são consideradas de grande importância no crescimento e maturação de uma economia saudável e responsáveis pela geração de oportunidades que absorve uma parte considerável da população ativamente econômica disponível no mercado de trabalho e pelo incentivo ao desenvolvimento empresarial. As pequenas empresas tem atuado em vários setores e alcançado êxito em muitos deles, principalmente quando concentra seus esforços em mercados pequenos, isolados, despercebidos ou imperfeitos, atendendo uma demanda marginal e flutuante, mas também encontra várias adversidades como problemas de ordem econômica, financeira, técnica, mercadológica, administrativa ou comportamental, e pela dificuldade de superá-los, muitas delas encerram as atividades de forma involuntária.

.

EMPRESA: CETRR

RAZÃO SOCIAL: Centro de Especialidade Técnica de Roraima

SETOR: Coordenação pedagógica

PORTE: PEQUENO

CIDADE: BOA VISTA/RR

ANÁLISE

A empresa entrevistada presta serviços ministrando cursos profissionalizantes, com o seu nome fantasia Instituto Centro de Especialidade Técnica, onde há 10 anos o CET, iniciou suas atividades localizado em um bairro da periferia com menos de 100 (cem) alunos e média de 08 colaboradores.

A empresa promove bolsas de estudo com 50% de desconto, certificados no término dos cursos.

Ao analisar a empresa, identificamos que a Gerente fez um planejamento estratégico pelo motivo de aumento pela procura dos cursos ofertados, para mudança de endereço, com um prédio maior, com outras salas disponíveis, para atender a procura, e atender a clientela. O planejamento estratégico foi colocado em prática, onde fez a mudança de endereço, que resultou no aumento de colaboradores e de alunos, e consequentemente, com aumento da lucratividade.

A empresa pesquisada, trabalha com orçamento e previsão flutuantes, mas só tem orçamento de caixa mensal, onde trabalha com promoções de acordo com a demanda dos cursos, oferecendo vantagens aos alunos, através da previsão flutuante.

Identificamos que o orçamento de caixa é elaborado com premissas conservadoras de modo a dar maior segurança para empresa, existindo um acompanhamento mensal de fluxo diário de caixa, inclusive, sendo acompanhado, monitorado diariamente, através de controle de entradas e saídas, por um colaborador capacitado para esta atividade, e a empresa não elabora orçamentos regulares.

De acordo com a gerente da empresa, “não devemos correr riscos de sofrer qualquer que seja os riscos na hora de analisar os resultados de cada mês, por isso, o orçamento é feito nos mínimos detalhes”.

De acordo com a entrevista e observação, identificamos que os orçamentos são revisados periodicamente através do fluxo de caixa, e que todos os gerentes participam das decisões da organização, e que com a gestão participativa, são realizados relatórios trimestral, e anual, como resultado do consenso das reuniões técnicas.

De acordo com a entrevista, identificamos que o detalhamento do orçamento é suficiente para orientar os gerentes nas tomadas de decisões.

A empresa faz revisão orçamentária diariamente, até mesmo pelo fato de ser uma empresa de pequeno porte, e há entrada de aluno para diversos cursos, além de transferências, pagamentos de mensalidades, entre outros.

Em relação aos custos, os colaboradores se reúnem uma vez por semana com o gerente, fazem plano de ação, e realizam as tomadas de decisão sobre o funcionamento interno da empresa, sendo estipulados dias e horários de treinamentos para o planejamento sobre os custos, os resultados nos trimestres anteriores, que servem de indicadores para o planejamento orçamentário para os trimestres seguintes.

A estratégia utilizada, é a promoção de diversos cursos, facilidade nos pagamentos, onde estes podem pagar avista, boleto ou cartão de crédito, além de cursos paralelos para complementação de carga horária, e curso de especialização na área escolhida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (315.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com