TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho segundo semestre

Por:   •  2/11/2015  •  Dissertação  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. A TECNOLOGIA E SUA EXPANSÃO MERCADOLÓGICA 3

2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 6

3. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL 9

1. A TECNOLOGIA E SUA EXPANSÃO MERCADOLÓGICA

Muitos são os relatos e observações aplicadas sobre o trabalho nos setores supermercadistas, devido à sua visão e capacidade de organizar, administrar e gerir, os processos comerciais como um todo.

Nos últimos tempos, o comércio varejista teve uma evolução significativa, proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico, bem como, a geração de empregos diretos e indiretos. Neste processo a informática teve destaque, uma vez que propiciou, a geração de técnicas de gestão mais eficientes, melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais, mais intensivos em conhecimento e informação

Uma das mudanças mais importantes deste setor se deu no varejo, principalmente o supermercadista que vive um momento de estruturação, influenciado pelas mudanças e transformações que têm ocorrido na economia brasileira. Uma das formas de contornar esse aspecto tem como característica deste momento a busca por operacionalização eficiente e competitividade. Para isso, o setor tem promovido ações como realizam constante troca de controle acionário, fechamento de lojas menos rentáveis, profissionalização da administração, capitalização das empresas, maior utilização de automação comercial, uso intensivo da informática em seu meio, racionalização de operações como um todo, programas de redução de custos e diferenciação de produtos e serviços. A estabilização da moeda, proporcionada pelo Plano Real, possibilitou um substancial incremento no faturamento das empresas do setor de supermercados e, por outro, impôs a necessidade de implementar mudanças no posicionamento estratégico das empresas.

Aliado a tudo isso vem o princípio da expansão que consiste em aumentar as unidades de uma determinada empresa mas também em reduzir estoques, evitando investimentos em um capital parado. Hoje trabalha se muito o fator redução de custos, em determinadas empresas da matéria prima, à fabricação de um produto, até o seu destino final ou seja, o consumidor, fica provado que existe uma parceria de acordo com que tudo isso funcione como uma engrenagem, para que não falte o produto no mercado e também não sobre nos seus respectivos estoques.

Nestas organizações podemos observar também que, o tempo dos trabalhadores é cronometrado, para que se pude ter um aproveitamento melhor do funcionário na sua jornada de trabalho. No nosso dia a dia é possível notar que o tempo está muito ligado ao modo de trabalho em algumas situações de informalidade mesmo estando trabalhando em uma empresa formal, como por exemplo, uma atendente de tele marketing que em apenas uma ligação precisa vender um produto ou serviço a um cliente final, sabendo que ali existem poucos minutos para se identificar oferecer e negociar o produto específico.

2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Neste sistema de mercado, as descrições, tipos e classificações de suas principais estruturas serão o ponto de partida no estudo da microeconomia e macroeconomia. Entretanto muitos conceitos de mercado sejam possíveis, o que enfatiza seus atributos econômicos. Fundamenta-se nas tensões decorrentes de duas forças, e, princípio antagônico, as da procura e as da oferta. Os fatores que as consistem e suas configurações definem antagonismo e conflitos de interesse, que, no entanto, tendem para soluções, á medida que se estabelecem as relações de troca que equilibram os interesses envolvidos.

Na medida macroeconômica, tem metas a serem atingidas. Dentre essas metas podemos ressaltar: alto nível de emprego, estabilidade de preços, controle da inflação, distribuição da renda e crescimento econômico. O alto nível de emprego é muito importante, pois, dessa forma, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir suas mercadorias. Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendo com que os produtos de fato permaneçam nas prateleiras. Logo, se não há procura de produtos, a produção diminui e consequentemente o lucro também. Existindo assim uma preocupação quanto ao nível de emprego para que se haja um equilíbrio entre a demanda e a oferta. Um fator que influi na estabilidade dos preços é a inflação. É ela a responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de preços. Contudo, se aceita que um pouco de inflação seja integrante dos ajustes de uma sociedade em crescimento, porque esse avanço econômico dificilmente se realiza sem que ocorram elevações dos preços.

Na microeconomia, que se preocupa-se em estudar elementos mais simples do sistema econômico, tais como o consumidor individual, ou seja, a pessoa que se dirige ao mercado com uma determinada renda para adquirir bens e serviços. O consumidor e análise da procura. Outro exemplo do objeto de estudo da microeconomia é a unidade produtora tomada isoladamente, que passaremos a chamar de empresa. A empresa e análise da oferta. Dessa forma, a microeconomia se concentra no estudo de como a demanda e oferta de determinado bem ou serviço determina seu preço. O foco da Microeconomia recai sobre a escolha individual, isto é, diz respeito à tomada de decisão de um indivíduo ou uma empresa e suas consequências para o mercado.

Referente à estrutura de mercado, são considerados alguns fatores como a participação do governo, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção, diferenciação de produtos, distribuição e nú¬mero de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, classificando-se como: oligopólio, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e concorrência perfeita.

* Na concorrência Perfeita: Uma estrutura que se divide nas seguintes estruturas: atomização, Homogeneidade, mobilidade, permeabilidade, preço limite, extrapreço e transparência.

Os exemplos mais aproximados de acordo com essas estruturas são dados pelo mercado da maior parte dos produtos agrícolas, e que normalmente. Existe atomização, homogeneidade dos produtos, livre mobilidade dos agentes, dos produtos, e dos recursos produtivos, embora tal mobilidade exija sempre algum período de tempo. Mas, mesmo no caso no caso dos mercados de produtos agrícolas, muito produtos sofrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com