TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho social

Por:   •  24/5/2015  •  Bibliografia  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo texto Ler/Dort

O mundo do trabalho na contemporaneidade está relacionado com a proliferação de doenças, sobretudo devido à precarização do trabalho e o grande estresse que os mesmos causam. Nesse contexto o texto trata de doenças como Lesões por esforço repetitivo (LER) ou Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) relacionadas à complexidade das dimensões psicossociais que essas doenças envolvem.

No artigo cita-se um estudo que visa mapear os fatores motivacionais do LER/DORT, e para isso são feitas pesquisas na área, essas pesquisas revelam diversos fatores biomecânicos, mas o artigo não despreza o fator psicossocial. Desse modo não há como desprezar os diversos caracteres da dor, tanto psicológica como física, ambas devem ser levadas em conta.

O texto cita também os males que as doenças causam nos trabalhadores, além, é claro do custo que as mesmas causam para a previdência social. As queixas nas quais foram identificados fatores inflamatórios, são de fácil aceitação para tratamento, já as de caráter não específico geraram a construção de um novo termo: Cumulative Trauma Disorder (CTD). Todos esses fatores corroboram novamente para indícios de que as causas das enfermidades não se resumem à repetição, mas também a causas psicológicas como o estresse, falta de autonomia no trabalho, ritmo de trabalho, falta de apoio na organização.

O texto também trata de maneiras para administrar, intervir e reabilitar os funcionários que apresentam tais enfermidades, e o ponto mais importante citado é que nenhuma das ações de intervenção como: Biomecânica, organização do trabalho e psicossocial são eficazes por si só, elas devem estar correlacionadas para um melhor efeito.

Ao longo do artigo foi possível observar a complexidade que as doenças de LER/DORT trazem para as relações trabalhistas, no entanto a leitura do texto nos indica um melhor norte para saber como lidar com tais empecilhos nas vidas dos trabalhadores, diversos estudos foram citados e com a interpretação de cada um é possível chegar a uma melhor compreensão dos diversos fatores que envolvem doenças que afetam de maneira tão significativa a contemporaneidade.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (21.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com