TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformação Digital FGV

Por:   •  20/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Roteiro – Transformação Digital 

Nome da equipe:

Desafio 3 

Líder:

Integrantes:

  1. Problema a ser solucionado 

No mundo pós pandêmico a digitalização acelerou cerca de 56% de acordo com o EY DigiChem SurvEY 2022 e a indústria bioquímica não pode ficar fora disso. A Argo Menthor enfrenta problemas na sua segurança devido a falta de conectividade dos seus sistemas, que consequentemente gera falta de agilidade nas pesquisas dos mesmos. Além disso, muitos documentos ainda são físicos, podendo ocorrer tanto perdas quanto extravios dos mesmos. 

Se os dados não se conectam corretamente ou de maneira eficiente, a empresa fica com uma deficiência de análises. De acordo com uma pesquisa realizada pela Consultoria IAG, empresas que possuem baixa capacidade de analisar seus dados, terão o triplo de falhas do que sucessos em seus projetos, além de gastar 180% a mais de tempo e 160% a mais de orçamento ou entregar menos de 70% da funcionalidade. 

O Brasil é um país com um alto número de problemas relacionados a segurança de seus usuários como pishings e golpes através de redes sociais, e mesmo que recupere suas informações após um ataque, a empresa corre um alto risco de ter sua reputação manchada perante a sociedade e os seus acionistas, impactando diretamente no seu valor de mercado.

Para mantermos nossa posição de liderança global e conquistamos essa posição também no mercado brasileiro, não podemos correr os riscos de uma exposição desnecessária a ataques aos nossos dados que atrapalhe a confiança dos clientes e fornecedores. Assim como não desejamos ter atraso em alguma pesquisa ou lançamento de produtos por conta da perda de documentos, ou demora na busca pelos mesmos.

  1. Inovação sugerida

Pensando nisso, a propõe uma mudança no mindset da empresa e de seus colaboradores, não apenas digitalizando seus documentos e integrando os sistemas, mas também orientando seu time a uma cultura de prevenção e compartilhamento interno de informações respeitando o grau de confidencialidade de cada documento.  

O primeiro passo será abrir uma concorrência com empresas que já possuem aplicativos que fazem a conexão entre sistemas ERP, CRM e SCM. Para vencer a concorrência a empresa parceira precisa estar de acordo com os valores da Argo, seguir todas as normas LGPD e estar engajada no seu planejamento e execução de metas ESG.

A escolha de comprar uma solução pronta e não a de realizar uma customização, é que quando pensamos no longo prazo, personalizações  acabam exigindo que sejam feitas novas customizações, o que acaba gerando um gasto muito maior de tempo, dinheiro e alocação de equipes.

Paralelo a isso, o time de engenheiros de TI da Argo será dividido em squads, onde cada um será designado a uma função específica. O modelo de squads permite mais flexibilidade na condução dos projetos e coloca seus responsáveis em papel de dono daquele tema, permitindo mais autonomia e agilidade. Inicialmente teremos 4 squads, sendo eles:

  • Segurança de todos os dados armazenados pela empresa:

Buscando a implementação de ferramentas seguras que utilizam criptografia, como exemplo a tecnologia blockchain, registrando todos os detalhes daquela operação e até mesmo quem foram os usuários que realizaram modificações. 

  • Digitalização dos documentos e contratos: 

Essa ação permitirá a redução na utilização de papel, evitando desperdícios em testes e tiragens com erros, economia do orçamento que era destinado a envios dos documentos por serviços de postagens ou viagens, além da agilidade na hora de consultar os documentos. A segurança desses documentos também cresce exponencialmente, pois é possível definir regras de quais departamentos podem vizualizar ou editar cada um deles.

  • Criação e gerenciamento dos bancos de dados: 

Não seria muito vantajoso ter todos os documentos, contratos e informações organizados online, sem ter pessoas com know-how para mensurar, analisar e trazer propostas a partir deles. 

  • Desenvolvimento de cursos interativos:

Os nossos colaboradores precisam de material de apoio para se adaptarem aos novos processos. Cursos interativos tendem a prender mais a atenção e reter melhor as informações. É importante que todos entendam que essas mudanças não virão para retirar o trabalho de ninguém, mas sim permitir que possamos focar em atividades que gerem mais valor a companhia e a sociedade. Os gestores também precisam de treinamentos próprios, para serem influenciadores da nova cultura em suas equipes.

A inovação será feita nos processos já existentes da empresa e acontecerá de forma disruptiva a medida que os squads forem realizando suas entregas. Por se tratar de um tema relacionado a segurança dos nossos dados, de nossos clientes e fornecedores, não podemos correr riscos pela falta da implementação das melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (800.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com