TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual FGV - Transformação Digital

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.288 Palavras (14 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 14

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Transformação Digital

Módulo: 1 à 4

Aluno: Thiago Beker

Turma: 1021-1_3

Tarefa: Nesta atividade, você vai aplicar os vários elementos e conceitos abordados ao longo desta disciplina com o objetivo de compreender o processo percorrido por diversas organizações pela transformação digital e analisar como os diversos elementos abordados e articulados contribuem para tal processo nessas empresas.

INTRODUÇÃO

Apresente as suas considerações iniciais sobre a empresa escolhida.

A transformação digital é um termo em ambientes empresariais veio a fazer sentido apenas nestes últimos dois anos que vivemos, considerando o cenário mundial de pandemia pelo qual passamos. Muitas empresas já vinham passando por um processo de adaptação ao novo cenário digital, mas este período fez com que, em grande escala, parte dos negócios de vários segmentos ao redor do mundo, tivessem que adaptar sua cultura a novas ferramentas e processos para uma forma mais ágil e dinâmica do como se fazer as coisas. Os motivos foram desde a necessidade de reformulação das formas de comunicação, medição de produtividade, a crucial manutenção do relacionamento com o cliente, a até mesmo a pura a sobrevivência das empresas em um mundo em que o contato e o acesso seguiu de forma muito restritiva, sem prazo determinado. Assim, foram várias as empresas que aceleraram ou implementaram em seus processos as mais diversas formas e ferramentas de transformação digital.

Algumas visionárias, no entanto, tiveram seu ponta pé inicial dado há mais tempo, e conseguiram surfar melhor a onda do “novo normal tecnológico” o qual o mundo demandou de uma forma tão abrupta. Este é o caso da Netflix, por exemplo. O uso de novas tecnologias que vão desde a internet das coisas até o volume e rapidez de informações nas nuvens promovendo facilidade de acesso informações, estão completamente alinhados a forma de agir e ser desta empresa, que em sua fundação no ano de 1997 com foco em aluguel de DVDs pelo correio, jamais imaginaria o benchmarking que seria na adaptação e transformação de novos negócios atualmente.

NOME DA ORGANIZAÇÃO

Apresente a organização escolhida e informe se é brasileira ou estrangeira.

A empresa Netflix, originária de Scotts Valley (California - Estados Unidos) fundada por Reed Hastings e Marc Randolph em 1997, teve sua concepção baseada no aluguel de DVDs pelo correio. Sua primeira locação foi realizada para eles mesmos, em forma de teste, que após sucesso de execução deu origem ao projeto Netflix. Em 2007 deu origem ao seu processo de streaming, pela qual atualmente é mundialmente conhecida.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Informe área de atuação, tempo de existência, resumo do processo de transformação digital e a sua forma de implementação.

Sendo uma empresa de prestação de serviço, com foco na transmissão de conteúdo digital para público infantil e adulto, a Netflix tem como objetivo oferecer uma ampla variedade de séries, filmes, documentários em milhares de aparelhos que possuam conexão com a internet. Existe desde 1997, e ao longo de sua trajetória passou por diversas transformações que a trouxe ao seu formato de streaming atual, que conta com mais de 200 milhões de assinantes ao redor de mais de 190 países em que tem atuação. Migrou de um modelo de negócio baseado exclusivamente em serviço logístico de disponibilização de DVDs através de locação e venda a seus clientes, para uma plataforma de streaming digital que revolucionou a forma de disponibilização de conteúdo de entretenimento digital.

Ao longo de sua trajetória contou com diversas atualizações em seus processos (os quais serão discorridos no item posterior) que a permitiram migrar para um cenário 100% digital de atuação, contando com o avanço das tecnologias e um cenário próprio de constante evolução os quais a tornam hoje, reconhecidamente, uma das empresas que lidera a transformação digital globalmente.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AOS PROCESSOS INTERNOS

Informe se a organização escolhida é uma nova empresa e indique as tecnologias-chave utilizadas para a transformação digital.

Uma empresa com pouco mais de duas décadas, pensando cada vez mais na vantagem da mobilidade associada a tecnologias que promovam cada vez maior facilidade e mais personalizada experiência a seus usuários finais, teve seu ponto de partida pensado em uma nova era de transformação digital para a cultura da empresa iniciada já no ano de 1998, em cujo a empresa criou a Netflix.com, se tornando o primeiro site de venda e aluguel de DVDs, promovendo ao usuário com acesso à internet (ainda não tão difundido mundialmente à época) uma experiência diferenciada no acesso a seus conteúdos de filmes, que antes eram apenas comumente conhecidos através do deslocamento físico até uma locadora local, para usufruto. A migração para a internet trouxe um importante novo aspecto para a forma de fazer negócio da empresa, com seu cliente final com um ambiente personalizado em seu modelo de marketing, divulgação e relacionamento com o cliente.

Pensando na fidelização com esse cliente, que buscava maior agilidade e comodidade no seu entretenimento, lançou em 1999 um serviço de assinatura, possibilitando o aluguel ilimitado e sem data de devolução, multa por atraso ou limite mensal. Desta forma, a idealização de processos que criassem um banco de dados e os correlacionavam ao tipo de usuário que estava acessando sua plataforma, com uma primeira forma de segmentação de seus clientes que considerava sua personalização. As APIs foram fundamentais já nesta etapa em sua forma de fazer negócio, uma vez necessária a gestão de dados e de parâmetros que viabilizassem de uma forma individualizada, a possibilidade de ter acesso aos conteúdos disponibilizados pela empresa.

Em 2000, já utilizando a inteligência artificial, através de processos de machine learning e gestão de CRM, introduziu um sistema de recomendação personalizada com o objetivo de prever possíveis escolhas futuras dos assinantes, com base nas avaliações que estes davam aos títulos alugados anteriormente. Esta se dá até hoje como uma das formas mais típicas desta ferramenta, sendo já instituída por diversas plataformas digitais de diversos tipos de conteúdo.

Em 2005, ampliando a sua forma de relacionamento com o cliente e a complexidade de suas APIs, criou o recurso de criação de Perfis, nos quais os usuários poderiam criar suas próprias listas de preferências, de forma totalmente digital.

Finalmente no ano de 2007, nasce na empresa a plataforma de Streaming trazendo de forma instantânea aos seus usuários qualquer um dos conteúdos oferecidos por eles em seu ambiente. Aqui a navegação em nuvem e a cada vez maior difusão da big data trouxeram a empresa um marco de extrema relevância para se negócio.

Após quase 3 anos de participação, e com 40 mil envios de algoritmo, a equipe BellKor's Pragmatic Chaos ganha o prêmio Netflix de um milhão de dólares, devido a possibilitar o aumento das recomendações em 10%, mostrando o profundo desenvolvimento e investimento da empresa em otimizar cada vez mais seus processos digitais, a difusão do Deep Learning, e da ainda maior importância do machine learning em seu modelo de negócio

Com o advento da internet das coisas, as parcerias de streaming chegam aos aparelhos de televisão. Neste ano de 2009 é lançado um dos marcos mais importantes para a orientação digital da empresa, a apresentação sobre a Cultura Netflix, determinando sua missão e valores associados ao seu modelo de negócio já completamente estruturado para o digital.

Em 2010, chegando ao Canadá, inicia seu processo de streaming em aparelhos móveis e uma área dedicada a títulos infantis, reforçando sua preocupação em personalizar o contato com seu cliente final, e já buscando segmentação de um perfil em potencial crescimento em seu modelo.

No ano de 2011, em que teve seu lançamento na América atina e no Caribe, surgem os primeiros controles remotos com o famoso “botão Netflix”, o qual através de um único clique permite que os aparelhos de televisão direcionem o usuário para sua plataforma de streaming. Consolidando seu sucesso e personalização na cabeça do consumidor de seu mercado.

O ano de 2013 promoveu uma importante conquista para a Netflix. Após inauguração em 2012 de suas produções especiais, o seriado original de sua plataforma “House of Cards” ganha três prêmios Emmy, algo jamais ocorrido anteriormente na história digital (primeira vez que um serviço de streaming de internet ganha a premiação). Este é um cenário que mostra e da ainda maior relevância ao modelo digital adotado pela empresa, em estar num mercado ainda não difundido para o quesito de premiações. Seu modelo de negócios se mostra cada vez mais promissor e de impacto para a indústria de filmes e entretenimento, agora de uma empresa focada em streaming. Neste mesmo ano, a Blockbuster, que antes era extremamente consolidada e chegou a recusar uma oferta de compra da própria Netflix no ano de 2010, veio a falência. Aqui, há uma importante reflexão sobre a importância da transformação digital para os negócios. A Blockbuster foi um claro exemplo disso, quando não soube se adaptar ao mercado que estava em constante mudança.

Em constante evolução de tecnologia, o ano de 2014 promove pela primeira vez a possibilidade de a Netflix fazer streaming em qualidade 4K Ultra HD. Como um importante avanço também no processo de inclusão digital, a Netflix inaugurou o recurso de descrições em áudio para pessoas com dificuldades auditivas. Em 2016, leva o avanço de mais um recurso, que possibilita agora que os usuários da plataforma possam, através de um dispositivo conectado a internet, fazer o download de seus conteúdos para exibição posterior de forma offline, dando sequência a seus processos de inovação para as mais diversas áreas da sociedade em que atua.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Informe os benefícios e as vantagens identificados no novo modelo de negócio. Caso seja uma nova empresa, apresente as vantagens em relação à indústria em que atua.

Se olhamos para o mercado, o impacto que este modelo de negócio utilizando plataforma trouxe, já fica claro com a nova forma de se ver entretenimento, que claramente está difundida entre a sociedade atualmente. Ela trouxe agilidade, mobilidade e cada vez mais inclusão a diversas áreas da população. O próprio advento de novos concorrentes no segmento deixa claro o sucesso do modelo da Netflix, e a despriorização do “antigo” modo de se ter acesso aos conteúdos, através das locadoras bairristas, etc. está cada vez mais em desuso e é menos atrativo, quando comparado ao simples uso de um aplicativo para ter acesso a qualquer conteúdo que seja de preferência.

A sociedade busca cada vez mais agilidade, praticidade e variedade nesse mercado. A Netflix traz uma gama de opções para os usuários que buscam este conforto. Quando a atuação era baseada em unicamente venda e locação de DVDs (apesar de seu formato com algum conceito inovador) sua amplitude não era tão significativa, e ainda estava dependente de diversos atores em seu contexto, que foram reduzidos significativamente quando considerado o streaming como foco de seu novo modelo de negócio. O acesso rápido e contínuo ao cliente alinhado a possibilidade de ele participar do negócio com as ferramentas de avaliação da plataforma, trouxeram um novo modo de se fazer as coisas da Netflix. Quando olhamos para o resultado da empresa ao longo dos anos (imagem 1), os números por si só falam a relevância que a empresa ganhou no mercado até o ano de 2018 em seu faturamento, e a falência do antigo “padrão ouro” que era a blockbuster no mercado de locação de filmes evidencia ainda mais o apelo desse novo modelo pela sociedade consumidora, e do quanto é crítica a necessidade de uma rápida adaptação para sobrevivência no mercado em constante atualização.

A internet das coisas, favorece ainda mais esse mercado. Atualmente é possível ver um filme no carona de um carro, na esteira da academia, na espera em alguma fila, enfim, são inúmeras as possibilidades que o avanço da tecnologia nos promoveu, e a Netflix consegue utilizar muito bem das ferramentas digitais, possibilitando inclusive o acesso offline a seus conteúdos, no celular, do seu jeito de preferência.

[pic 1]

                                    Imagem 1 – Faturamento das empresas Netflix e Blockbuster (2007-2018)

CULTURA ORGANIZACIONAL

Informe, de modo sucinto, os aspectos relacionados à inovação e às práticas ágeis de gestão.

Para a Netflix chegar no patamar em que chegou, ela utilizou a metodologia do Scrum em seus modelos internos de atuação. Ela atua dividindo seus projetos em ciclos com atualizações periódicas, e a metodologia ágil promove agilidade no contorno de qualquer situação que fuja do padrão e precise de correção.

Considerando um modelo de negócio voltado de uma forma muito crítica a utilização e evolução da tecnologia, agilidade se torna um ponto fundamental no desenvolvimento do seu modelo de negócio. Este mercado é um mercado em constante atualização, e o modelo padrão de “pipeline” tira o dinamismo e a agilidade que o Scrum promove para as soluções e atividades do negócio. Precisamos levar em consideração que a Netflix realiza centenas de implantações por dia em seu negócio em equipes variadas, e esse volume de informação demanda comunicação assertiva e rápida, boa infraestrutura e capacidade de lidar com situações que possam fugir do controle e precisem ser retomadas com agilidade, levando em consideração que os acessos à plataforma acontecem em vários pontos do mundo, em momentos e formas variadas.

TRANSFORMAÇÕES NO CORPO GERENCIAL

Apresente alterações como novo perfil de pessoas, novo modelo de liderança, estratégias e ações modificadas. Caso se trate de uma nova organização, informe os modelos de liderança, as ações e as estratégias utilizadas.

A empresa adotou cada vez mais em sua forma de atuação o Costumer-Centric. Com seu foco cada vez maior no cliente a Netflix possibilita que este faça parte de sua transformação e de seus processos de melhoria. Ao adotar um modelo de gestão baseado no cliente, ela abre o precedente para receber a crítica e lidar com ela. Atuar de forma digital não é o bastante em seu modelo de negócio, há necessidade de colocar o fator humano como prioridade. Por isso as constantes ações de comunicação com público em redes sociais diversas levam a empresa a ser constantemente citada como referência no que diz respeito a abordagem de comunicação e relacionamento com público-alvo.

A inclusão de deficientes visuais e auditivos levam também a empresa a um outro patamar de inovação, buscando atingir cada vez mais pessoas em suas ações. Foi dela a primeira produção de uma série feita em português e Libras no Brasil, por exemplo.

A empresa está em constante busca por profissionais de excelência e em seu quadro tem uma estratégia de tornar seus profissionais cada vez mais aptos a tomarem decisões sobre o seu negócio. Aqui se valoriza também um aspecto muito importante da transformação digital que é a mudança de cultura, para facilitação de processos e agilidade nas tomadas de decisões. A empresa busca este perfil de profissional, que consiga valorizar a sua forma de fazer as coisas, claro, sempre considerando algumas premissas inegociáveis para a organização. Errar não é o problema, mas focar nas soluções e nas melhores práticas para contornar as situações adversas do cotidiano. Abertura para falar, discordar e fazer diferente são importantes aspectos que a empresa leva em consideração. Liberdade, porém, com responsabilidade.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

Informe as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de implementação da transformação digital na organização.

A Netflix utiliza alto nível de tecnologia baseada em inteligência artificial para modelagem e gestão de seus processos. Além de todas o instrumental já detalhado nos itens anteriores, criou um PaaS próprio para facilitar que suas diversas equipes possam fazer suas implantações em sua infraestrutura. A empresa possui uma arquitetura orientada a serviços para implementar sua API, que é dividida em vários serviços gerenciados por diferentes times. Aqui fica claro também a sua forma de atuação como proporcionando bastante autonomia a seus diversos times independente da frequência ao qual precisam realizar suas implementações. Como o volume de informações é extremamente alto, essas equipes precisam ter agilidade para execução de suas atividades.

Outra questão fundamentalmente adotada pela empresa é a cultura DevOps, promovendo aos desenvolvedores toda a responsabilidade pela operação (desde sua implantação até seus possíveis contornos quando necessários). Na existência de alguma situação fora do padrão, originada em algum erro de operação, reuniões são realizadas para que as lições aprendidas possam ser tiradas para investigar os principais aspectos do porquê da ocorrência, bem como abordagens para evitar a recorrência deste.

As implantações na Netflix são realizadas de forma automatizadas, e a empresa conta com uma interface web própria construída denominada Asgard.

CONCLUSÃO

Finalize o seu texto destacando os principais pontos da sua reflexão sobre o caso escolhido.

A transformação digital exige que a cultura da organização passe por uma etapa de aprendizado que gere transformação. O enfoque deve estar voltado para o atendimento de consumidores mais exigentes, tecnologias mais avançadas e volume tremendamente maior de informação, que circulam por minuto. Se uma organização não consegue acompanhar essas mudanças certamente terá riscos de sofrer impactos significativos ou até fatais em suas receitas (a exemplo da Blockbuster, já mencionado).

A Netflix ao longo de sua trajetória demonstrou com muita maturidade a capacidade de inovar e se adaptar a mudanças da própria sociedade, e promoveu ainda novos anseios nesta. Soube utilizar os principais aspectos da transformação digital com muita clareza e empenho, trabalhando o enfoque em seu cliente como principal beneficiário de uma forma clara, o tornando participante ativo em seu negócio. A competição inicial não conseguiu acompanhar esse novo modelo e foi extinta. Hoje temos novas plataformas de streaming cada vez mais ativas em virtude do sucesso que o modelo de negócio da Netflix promoveu (Dysnei+, HBO max, Amazon Prime, etc.) e a tendência é de cada vez mais novos entrantes e novas formas de inovar com o advento da tecnologia, merecendo também um ponto de atenção para a Netflix, que busca cada vez mais formas de se reinventar nesse cenário mais agressivo. A utilização de dados sempre foi ponto fundamental de seu negócio, e é a base do porquê ela existe. O correto uso das informações geradas por estes dados promoveu facilidade no acesso ao cliente e a possibilidade de disfrutar de novas formas de fazer negócio, com constante inovação e valor agregado a sua marca, já mundialmente conhecida.

A empresa se tornou uma referência incontestável no mercado de entretenimento, e, para além disso, na adaptação e desenvolvimento de modelo de negócio voltado para a transformação digital. Atrevo-me a dizer que esta deveria ser referenciada em qualquer cenário de desenvolvimento de negócio que busque uma implementação moderna, e que tenha o estudo do cliente na busca do como melhor fazer, centrada em seu negócio. Os números da Netflix e a sua ascensão no mercado com pouco mais de duas décadas de atuação, levando em consideração a sua transformação de modelo de negócio ao longo ainda de sua jornada, buscando se adaptar e inovar num mercado cada vez mais desafiador, a torna certamente um dos maiores cases de sucesso dos tempos atuais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sobre nós. Site oficial Netflix, disponível em: <https://about.netflix.com/pt_br> Acesso em 08 de novembro de 2021

Netflix é a empresa mais avançada em transformação digital, revela pesquisa. Assespro.org.br, disponível em: https://www.assespropr.org.br/netflix-e-a-empresa-mais-avancada-em-transformacao-digital-revela-pesquisa/> Acesso em 08 de novembro de 2021

Onde a Netfliz está disponível?. Site oficial Netflix, Disponível em:   https://help.netflix.com/pt/node/14164 Acesso em 08 de novembro de 2021

Por que a metodologia ágil vai aumentar drasticamente a performance do seu negócio. Mentalidadeempreendedora.com.br, disponível em:  <https://mentalidadeempreendedora.com.br/taticas-e-estrategias/metodologia-agil/#Netflix_um_grande_caso_de_metodologia_agil> Acesso em 08 de novembro de 2021

O modelo de implantação da Netflix: DevOps na veia e resiliência extrema. Infoq.com. Disponível em: <https://www.infoq.com/br/news/2013/07/modelo-netflix-devops/>.

Acesso em 08 de novembro de 2021

Transformação digital 101: os primeiros passos para entendê-la. Infomoney. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/colunistas/ifl-instituto-de-formacao-de-lideres/transformacao-digital-101-os-primeiros-passos-para-entende-la/>. Acesso em 08 de novembro de 2021

O que a história da Netflix nos ensina sobre inovação e adaptação?. Gummy.com. Disponível em: <https://gummy.digital/netflix-inovacao-e-adaptacao/> Acesso em 08 de novembro de 2021

Netflix Culture. Site official Netflix. Disponível em: <https://jobs.netflix.com/culture>. Acesso em 08 de novembro de 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (406.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com