TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte e Distribuição de Seguros

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.439 Palavras (22 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

O ambiente empresarial está submetido a constantes mudanças, principalmente após a crescente globalização dos mercados. As empresas viram aumentar a sua responsabilidade perante o mercado consumidor e com a plena satisfação dos clientes, além de se depararem com a concorrência mundial. Para se manter no mercado, muitas empresas mudaram completamente seus processos produtivos e de atendimento ao consumidor. A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa". Ainda pode-se acrescentar que a empresa deve, além de realizar todas as atividades de acordo com a missão da logística, satisfazer o seu cliente, pois é ele quem proporciona a sustentação da empresa em um mercado competitivo. O desenvolvimento da logística tem sido exponencial nos últimos anos, por ser fator essencial para a competitividade das empresas. Existem diversos fatores que aceleraram este desenvolvimento: a pressão por maior giro e redução de estoques, o atendimento a mercados distantes, a introdução de novas tecnologias, o curto ciclo de vida dos produtos, entre outros. Ao final de todos os processos logísticos realizados nos armazéns, são descartadas quantidades enormes de materiais como fitas de arquear aço e plástico, papelão, caixas plásticas, paletes de madeira, filmes de polietileno, espumas plásticas, entre outros. Estes materiais além de não poderem mais ser simplesmente atirados em um aterro sanitário, causando sérios impactos ao meio ambiente, constituem bens que podem ser reutilizados nos processos produtivos, proporcionando retorno econômico às empresas.

Conforme o objetivo proposto de mapear e aperfeiçoar as atividades logísticas com a escolha de uma entre três empresas, aplicamos as tarefas propostas pelo “Desafio Logístico” onde analisamos o cenário de determinados processos logísticos da empresa escolhida e assim nos possibilitou constatar os principais fatores críticos e limitações envolvidas nas atividades do dia-a-dia organizacional e buscar alternativas de melhoria e aprimoramento.

Evolução dos Sistemas Logísticos. Logística Integrada: Através da discussão da equipe e as devidas considerações, foram relacionadas 3 empresas que poderão abordar a execução do projeto “Desafio Logístico”. São elas:

Opções de Organizações: Gerdau / Jofer / Soufer

Apresentação das Empresas: Empresa Gerdau

Razão Social: Gerdau S/A

Nome Fantasia: Gerdau

Ramo de Atividade: Indústria

Atividade: Transformação de produtos siderúrgicos: compra, venda e corte. Atua diretamente na produção de chapas, perfis, bobinas, laminados, arames e pregos.

Número de funcionários: 45.000 colaboradores em diversos países.

Endereço: (Em Campinas) Rua Gustavo Orsolini, 501 – Jd. Nova Mercedez Campinas/SP

Histórico: A Gerdau foi fundada por Johann Heinrich Kaspar Gerdau, ou, simplesmente, João Gerdau. João era filho de Johannes Gerdau e Anna Focken, camponeses residentes em Neuenfelde, no reino de Hanôver. Natural de Altona, na província de Holstein, no reino da Prússia, João emigrou para o sul do Império do Brasil em 1869, em busca de melhores condições de vida e de novos empreendimentos, desembarcando no Porto de Rio Grande, província de São Pedro do Rio Grande do Sul, ainda jovem. Instalou-se na Colônia Santo Ângelo, território que, atualmente, pertence a cidade de Agudo, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Na mesma cidade, inicialmente, investiu no comércio. Mais tarde, em 1884, fundou uma casa comercial de secos e molhados em Cachoeira do Sul. Em busca de novas oportunidades, João Gerdau mudou-se com a esposa Alvine Gerdau e os três filhos, Hugo, Walter e Bertha, para a capital do estado. Em Porto Alegre, comprou a fábrica de pregos Pontas de Paris, em 1901, marco da origem do grupo. Pouco antes de seu falecimento, em 24 de novembro de 1917, o negócio passou a ser administrado pelo filho, Hugo Gerdau. Com a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. Em 1933, a fábrica de pregos expandiu a produção com a construção de uma nova unidade em Passo Fundo, no interior do Estado. Em 1946, o genro de Hugo Gerdau, Curt Johannpeter, casado com a sua filha Helda, assume a direção da Gerdau e comanda uma fase decisiva de expansão dos negócios. Dois anos após sua entrada, a fábrica de pregos Hugo Gerdau, sucessora da fábrica de pregos Pontas de Paris, comprou a Siderúrgica Riograndense e iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia. Segundo o site da Gerdau, a direção do Seu Curt - como era chamado na empresa:

“foi decisiva na modernização e impulso profissional. Seu talento para os negócios e o empreendedorismo foram os ingredientes para o sucesso empresarial.”

Missão: Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.

Visão: Ser global e referência nos negócios em que atua.

Valores: Ter a preferência do cliente, segurança das pessoas acima de tudo, pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas excelência com simplicidade, foco nos resultados, integridade com todos os públicos, sustentabilidade econômica social e ambiental.

Produtos comercializados: Chapas; Perfis; Bobinas; Laminados; Arames; Pregos; Eletrodos; Mig.

Público alvo: Empresas de área industrial, agroindústria, automobilísticas, revendas e construção civil.

Abrangência: Nacional e Internacional

Contato: Renato Aqualo – Chefe de vendas

Empresa Jofer Transportes Ltda.

Razão Social: Jofer Transportes Ltda

Fantasia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com