TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento, Desenvolvimento

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................... 4

2. DESENVOLVIMENTO .......................................................................... 5

2.1 Caracterização da Empresa no Mercado e Práticas de RH ............ 5

2.2 Programa de Treinamento ............................................................... 6

2.3 Programas de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho 7

2.4 Análise de Cargos ............................................................................ 8

2.5 Equipes de Trabalho ........................................................................ 10

2.6 Motivação aos Colaboradores ......................................................... 11

2.7 Identificação de Líderes ................................................................... 12

3. CONCLUSÃO ....................................................................................... 13

4. BIBLIOGRAFIA .................................................................................... 14

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo proporcionar a nós, alunos, uma visão abrangente e prática sobre os programas de desenvolvimento de pessoas aplicáveis nas organizações, através de diagnóstico organizacional.

Ao longo deste trabalho abordaremos os temas propostos falando sobre a empresa denominada Supermercado Unicompra, rede alagoana que possui 18 lojas distribuídas em todo Estado, porém falaremos mais a fundo sobre a loja localizada na Rua Cabo Reis, Ponta Grossa em Maceió.

A rede Unicompra está no mercado há 35 anos e possui lojas nas cidades de Maceió, Barra de São Miguel, Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos. A loja Cabo Reis, a 12ª inaugurada do grupo, foi aberta em fevereiro de 2010.

O Unicompra oferece serviços e produtos de qualidade com preços acessíveis, assim como ambientes agradáveis, boas condições de pagamento e atendimento por profissionais treinados. Desta forma, foi eleito pela revista “Super Hiper” como um dos 100 melhores supermercados do Brasil, o 15º do Nordeste e o 1º em Alagoas.

Sua história é construída com ética, profissionalismo e respeito, tendo como missão encantar o cliente para que o mesmo possa superar suas expectativas e necessidades, e como visão ser um diferencial no mercado varejista, prestando os melhores serviços à sociedade.

A empresa está organizada em nove departamentos e em cada um possui um supervisor, conhecido como encarregado de setor. Os setores são: administrativo, linha de frente, mercearia, padaria/rotisseria, restaurante, hortifruti, açougue/frios, segurança e limpeza. Assim totaliza o número total de 115 funcionários na Loja Cabo Reis.

Inicialmente conversamos com a gestora em RH do supermercado, depois tivemos a oportunidade de conversar com outros colaboradores para aplicar o diagnóstico, e no desenvolvimento deste trabalho apresentaremos as informações obtidas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Caracterização da Empresa no Mercado e Práticas de RH

Por se tratar de um supermercado varejista, a empresa trabalha com profissionais de diferentes áreas e níveis, pois tem áreas de mercearia, padaria, açougue, entre outras, além da área operacional e administrativa.

A dificuldade maior da empresa em relação ao recrutamento é contratar profissionais da área gerencial (gerente geral e encarregados de setores) que atendam as necessidades da empresa e que aceitem trabalhar com as condições apresentadas, pois como se sabe, assim como outras áreas do setor de comércio, o salário é baixo, e muitas vezes não condiz com as responsabilidades impostas. Para ocupar os cargos mais altos é exigido nível superior e o salário pago pelo comércio não é compatível.

Para a maioria dos cargos o recrutamento é feito através da divulgação das vagas no site da empresa, com link para o candidato fazer seu cadastro, divulgação em sites próprios de recrutamentos, jornais, e parcerias com o SINE da prefeitura. Para os cargos de liderança a vaga é ocupada por indicação ou por promoção de funcionários que já fazem parte da organização.

As práticas de RH que identificamos na empresa foram: a integração de novos funcionários, que trata da apresentação da empresa e boas vindas aos novatos; o treinamento para ter na empresa, profissionais qualificados para atender aos clientes; reuniões com os gestores para planejamento de campanhas e busca de melhores serviços.

A empresa não dispõe de um setor de RH, é apenas uma funcionária formada (gestora em RH) que é responsável pelo recrutamento e seleção, e demais assuntos relacionados à vida dos colaboradores dentro da empresa, como recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, incentivos e remuneração. A mesma tem a ajuda de uma assistente administrativa que dá a ela o suporte necessário para a execução do seu trabalho.

2.2 Programa de Treinamento

Antes de se fazer um treinamento em qualquer organização, é fundamental fazer o levantamento das necessidades de treinamento. Na empresa pesquisada, este levantamento é feito através da avaliação do desempenho dos funcionários, a fim de identificar aqueles que estão dando resultados satisfatórios e os que não estão atendendo as expectativas.

Também é feito a observação do clima de trabalho, assim como reunião de setores e de gestores. A necessidade do treinamento também se dá quando acontece de mudar algum processo dentro da empresa e também quando acontece a inserção de novos produtos, daí os funcionários são treinados para dar assistência e tirar dúvidas dos clientes em relação a esses produtos.

Segundo Baccaro, 2009: “Portanto, o objetivo do processo de capacitação é ensinar o indivíduo a pensar, a reelaborar seus significados e a aprender a fazer autocrítica. Ele precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com