TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e Desenvolvimento

Por:   •  11/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

No mundo globalizado o capital humano está sendo cada vez mais indispensável, para as organizações que desejam conquistar vantagem competitiva. Uma das maneiras de se conquistar essa vantagem é investir no T&D (Treinamento e Desenvolvimento), pois os colaborados sendo bem treinados e desenvolvendo seu capital intelectual a organização consegue atingir seus objetivos organizacionais e os objetivos pessoais de cada colaborador.

Este trabalho tem como referencias descrever a importância do treinamento e desenvolvimento. Sendo treinamento o processo preparatório para desenvolver habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos nos colaboradores de uma organização.  Desenvolvimento, pode-se entender como um conceito mais abrangente, no que se refere a estimular o crescimento pessoal dos colaboradores.

Com isso, este estudo vem relatar os conceitos, definições, aplicações, limitações, etapas dentre outros elementos no tange assuntos relacionados sobre Treinamento e Desenvolvimento, quando bem estruturado e planejado, é um excelente investimento para a organização.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)

A área responsável pelas atividades de treinamento e desenvolvimento, mais conhecida como T&D, foi criada com o intuito de que as pessoas da organização pudessem ser mais bem capacitadas a ocupar determinadas posições na organização e ou desenvolver seu potencial na posição ocupada.

Segundo Barreto (1995) treinamento é “a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa”.

Um posicionamento um pouco mais amplo é o dado por Milkovich e Boudreau (2000), que consideram o “treinamento um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais”.

S. hoyler (1970), trás uma visão realmente inovadora, ele trata o treinamento como um processo voltado para a equipe, ou seja, não somente visa os resultados individuais, nos mostra a importância de termos uma visão que integra as pessoas da organização. Sendo assim, considera treinamento um “investimento empresarial destinado a capacitar a equipe”.

A atividade de treinamento é dividida em três etapas entrada (input), processamento (Throughput) e saída (output). Em que a entrada (input) é onde ocorre a seleção de quem deve ser treinado e quais recursos serão utilizados. No processamento (Throughput) é onde executado o processo de treinamento, cujo objetivo é investir nas pessoas para que elas possam melhor se adequar a nova realidade. E por a saída (output) que é onde as pessoas encerram o treinamento e retornam a plenitude das suas atribuições, ou seja, saem prontas para novos desafios.

O processo de desenvolver pessoas nos permite “aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização” (MILKOVICH; BOUDREAU, 2000).  Nota-se que a uma pequena distinção entre os termos treinar e desenvolver, onde o primeiro está voltado para o condicionamento da pessoa no sentido da execução de tarefas, as quais devem ser muito bem definidas. Já o outro está dirigido ao crescimento da pessoa no nível do conhecimento, da habilidade, atitudes e valores éticos, de modo que a possa desempenhar seu papel da melhor forma e com níveis crescentes de complexidade.

Treinamento

Desenvolvimento

Processo de aprendizagem

Processo de aprendizagem

Voltado para o condicionamento da pessoa, para a execução de tarefas.

Voltado ao crescimento da pessoa em nível de conhecimento, habilidade e atitude.

Para se aplicar o processo de T&D a empresa deve estar atenta a qual o motivo que se faz necessário esse procedimento. Que podem ser: Identificação de metas: sejam elas quis forem, seguramente estaremos trabalhando com uma nova realidade, o que se faz necessário o T&D. Identificação do gargalo: os gargalos são aquelas pessoas que atrasam o processo produtivo da empresa, então devemos buscar os gargalos e através do T&D, eliminá-los ou diminuí-los. Falhas na comunicação: às vezes a fala pode ser interpretada de forma erronia, ocasionando grandes transtornos para a empresa, necessitando assim do T&D para corrigir essa falha. Remanejamento de pessoas: pelo fato de esta sendo remanejada para outra área, essa área pode ser algo novo para essa pessoa, sendo assim, a mesma precisa ser treinada. Modernização da organização: essa uma mudança muito grande na empresa que necessita do T&D para capacitar os funcionários para a nova realidade da empresa. Recém-formados com conhecimentos aquém do desejável: pessoas recém formadas muitas vezes chegam às empresas com pouco conhecimento e nenhuma pratica o que ocasiona a necessidade de se ter um T&D. Comprometimento da alta direção: nesse o caso o T&D busca desenvolver na alta direção da empresa um maior comprometimento com a empresa como um todo, o que é fundamental para a empresa melhor se desenvolver. Diagnose da organização que aprende: isto quer dizer que metas são estipuladas com base numa cuidadosa diagnose organizacional plena que indica as necessidades de treinamento e desenvolvimento.

As finalidades da utilização do processo de treinamento e desenvolvimento pose ser resumida em oito vertentes que são: Adequar a pessoa à cultura da empresa: é comum que existam pessoas fora de sintonia com a cultura da empresa e através dos programas de T&D buscam resolver esse problema. Mudar atitudes: nas organizações modernas há uma forte tendência em alterar as atitudes antiquadas das pessoas e torná-las inovadoras, modernas. Desenvolver pessoas: vivemos num mundo de constante aprendizado, onde as pessoas são peças-chave na busca pelo sucesso organizacional, logo ignorá-las ou dar importância relativa seria um grande equívoco. Adaptação das pessoas para lidar com a modernização da empresa: busca a adequação das pessoas a nova realidade organizacional, ou seja, à implementação de novas tecnologias modernizadoras. Desfrutar da competência humana: é gozar da capacidade que o ser humano tem de aprender, ou seja, o potencial de adquirir novas habilidades e novos conhecimentos modificando comportamentos e atitudes. Preparar pessoas para serem remanejadas: significa fornecer oportunidades de aprendizagem não só em relação a sua atual posição, mas também visando a outras posições que poderão vir a ser ocupadas num futuro próximo. Passar informações adiante: a idéia é que as tarefas, norma, políticas, regulamentos, conhecimentos em geral sejam passados de treinador para treinando e vice-versa. Reduzir custos na busca por objetivos empresariais: utilizando as atividades de T&D, passaremos a ter pessoas preparadas para uma nova realidade, seja para ela mesma ou para a empresa como um todo. Logo, é natural que a organização alcance seus objetivos de uma maneira mais econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com