TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e desenvolvimento

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO:

O Treinamento e Desenvolvimento tem o intuito de demonstrar formas que algumas empresas utilizam com seus funcionários no momento de contratação e como forma de amadurecimento e aprimoramento profissional para trazer resultados positivos para a empresa, o ideal para a organização é um funcionário bem preparado. As técnicas de treinamento são vídeos e palestras sobre o tema em questão, dinâmica de grupo que ajuda na integração dos funcionários e simulações, onde é possível por em prática a teoria estudada. O Treinamento e Desenvolvimento do funcionário aumentam a eficiência e eficácia, melhoram os resultados, qualidade de vida no trabalho, produtividade, atendimento ao cliente, assédio das outras empresas ao funcionário, melhoria da imagem da empresa.  No desenvolvimento deste trabalho foi possível identificar a problematização que é definir como o programa de Treinamento e Desenvolvimento poderá incentivar os colaboradores a trabalhar em equipe, motivados e dispostos a melhorar seus desempenhos na padronização das tarefas. Quanto a forma de execução, nesse trabalho foram pesquisados 4 diferentes tipos: treinamento no trabalho(ocorre no dia a dia, com a realização de tarefas rotineiras e orientação da chefia), treinamento formal interno (é composto por cursos , palestras e seminários fora do local de trabalho), treinamento formal externo (externo é aberto ao público, tendo como uma de suas vantagens o contato com colegas de outras empresas e a troca de experiências) e á distância (que facilita pois possibilita as pessoas que não possuem  acesso a um local específico ou aquelas que trabalham e não disponibilizariam de um horário). Um treinamento para ser considerado um investimento ele precisa mostrar resultados, que só serão alcançados se os treinamentos tiverem um objetivo claro, um conteúdo com  valor e exista uma cobrança para o treinando possa aplicar o que foi aprendido. Muitas empresas não investem em treinamento por considerarem apenas um custo e não em um custo que obtenha retorno. Após o treinamento, com o objetivo de redução de riscos, deve-se montar um plano de aproveitamento desse pessoal, para que  eles desenvolvam um trabalho á altura do treinamento que receberam, pois pode ocorrer a criação de expectativas por parte dessas pessoas, que não sejam alcançadas, havendo assim um desestímulo ao trabalho.  O projeto de Treinamento e Desenvolvimento visa identificar falhas e criar alternativas que proporcionem melhorias nos processos e na empresa.

Palavras-chave: funcionários, treinamento, desenvolvimento, empresa

INTRODUÇÃO:

Escolhemos o tema Treinamento e Desenvolvimento com o intuito de demonstrar e exemplificar a metodologia que algumas empresas utilizam com seus funcionários no momento de contratação e amadurecimento de suas ações ao longo de sua carreira profissional com o objetivo de trazer sempre resultados positivos para a empresa, lembrando que um funcionário bem preparado é a chave para o sucesso empresarial.

Nossa metodologia utilizada começa no momento em que o funcionário foi selecionado para desenvolver seu trabalho profissional juntamente com nossa equipe, onde seguimos as seguintes etapas do processo de Treinamento e Desenvolvimento:

  • Levantamento das necessidades: Momento este em que levantamos as principais necessidades da empresa, focamos no funcionário com o objetivo de solucionarmos todas nossas necessidades
  • Planejar o treinamento: A partir daqui já começamos a planejar como serão os treinamentos deste funcionário, escolha de temas, horários, locais de viagem, etc, buscando sempre preparar cada vez mais este funcionário para atender da melhor forma possível os objetivos da nossa empresa
  • Aplicar o treinamento: Momento em que já colocamos em prática nossos planos, é o treinamento em si que selecionamos para aprimorar ainda mais nosso funcionário
  • Avaliar os resultados: Aqui estão nossas observações acerca de nosso treinamento investido com este funcionário, é o resultado final avaliado de nossas perspectivas.

Nossas técnicas de Treinamento utilizadas são Recursos Audiovisuais, onde nosso funcionário escolhido assistirá a vídeos e palestras sobre o tema selecionado; a Dinâmica de grupo, onde ele interage com os demais funcionários para melhorar sua comunicação e interação com outras pessoas; utilizaremos também de Simulações, para que possamos nos aproximar ainda mais da realidade e simular episódios que acontecem na empresa.

Em busca das vantagens que norteiam os programas de Treinamento e Desenvolvimento internamente como adaptação do trabalhador, aumento da eficiência e eficácia, melhoria nos resultados, melhor qualidade de vida no trabalho, qualidade e produtividade, melhor atendimento ao cliente, interação entre funcionários, também acreditamos nas vantagens externas como maior competitividade organizacional, assédio das outras empresas ao nosso funcionário e melhoria da imagem de nossa empresa, estaremos investindo da melhor forma possível neste funcionário que também deverá estar disposto a crescer junto com nossa empresa.

1- Desenvolvimento

Desenvolvimento tem um conceito mais abrangente, pois se refere às ações organizacionais de que estimulam o crescimento pessoal de seus integrantes.. A responsabilidade pelo desenvolvimento de cada pessoa só depende dela mesma., ou seja, cada pessoa é responsável por seu próprio desenvolvimento. Se o funcionário tem interesse em desenvolver competências para determinada função, ele terá oportunidade, a qual será oferecida pela empresa, porém, quem desejar “ser desenvolvido” não conseguirá. As organizações agem como facilitadoras desse desenvolvimento, mas a iniciativa deve ser tomada pelo funcionário e desenvolver novas competências. No desenvolvimento deste trabalho foi possível identificar a problematização que é definir como o programa de Treinamento e Desenvolvimento poderá incentivar os colaboradores a trabalhar em equipe, motivados e dispostos a melhorar seus desempenhos na padronização das tarefas. Alinhar toda a equipe de modo que os objetivos organizacionais e pessoais sejam atingidos. Pois não basta somente alguns estarem envolvidos. Para obter resultados, todos devem ter o mesmo objetivo, engajados em trabalhar juntos. Qualificar e capacitar os colaboradores para que consigam alcançar melhores resultados, melhor qualidade de vida e maior competitividade organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com