TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e desenvolvimento

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO[pic 1]

ATIVIDADES ESTRUTURADAS

DISCIPLINA: GST 0427 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

LIGIA FABIANA DA SILVA

São Paulo

2015/1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO[pic 2]

LIGIA FABIANA DA SILVA

ATIVIDADES ESTRUTURADAS

Atividades Estruturadas apresentadas no curso de Gestão de Recursos Humanos da disciplina de Treinamento e Desenvolvimento - 2.º semestre, com a carga de 44 horas, sob a orientação da Profª. Helena de Sá.

São Paulo

2015/1

SUMÁRIO

   

  1. Resumo A -  Treinamento e desenvolvimento e a competitividade das organizações  ..............
  2. Resumo B  - Treinamento e  desenvolvimento em um mundo globalizado ...............................
  3. Seminário do Livro Movidos por ideias -   insight2 VENDAS MELHORES EM UM MUNDO INSTÁVEL  
  4. Autoavaliação individual do seminário ......................................................................................

    Bibliografia.................................................................................................................................


1. Resumo A – Treinamento e Desenvolvimento e a Competitividade das Organizações

Capitulo 7 – T&D e a Competividade das Organizações

Na teoria da evolução, de Charles Darwin, defende que a sobrevivência ou extinção não é determinada pelo mais forte ou mais rápido, mas sim pela habilidade que o ser vivo possui em adaptar-se ao ambiente. Mesmo uma organização nascendo fraca, elas lutam pela sua sobrevivência. A competividade é a característica de uma atividade econômica.

Administradores durante a última década, utilizaram o termo competividade, são inúmeras definições para o termo competividade é, a  habilidade de produzir bens e serviços que atendam as necessidades do mercados internacionais.

Objetivo é os fenômenos mundiais que afetarão as organizações nos próximos anos, levantar tendências para ser desenvolvida um programa de T&D, demonstrar como as mudanças podem influenciar para uma nova realidade empresarial, como os investimento em educação empresarial.

A globalização é uma necessidade e uma consequência natural da constante busca do ser humano pela inovação. A velocidade com que esse processo de globalização é a grande diferença, com a grande tecnologia que a globalização nos traz, por isso mudou muito rápido a forma como nos comportamos, vivemos e aprendemos. Tal mudança cria novos paradigmas de capacitação do ser humano.

A competividade existe não só para demonstrar como uma empresa compete, mas também se preocupa com a forma pela qual uma organização pode ganhar vantagem por meio de competividade. A competividade pode ter uma visão mais econômica quando uma empresa competir eficazmente com outras, como se pode perceber em todos  os casos, para se competitivo é importante assegurar tanto a qualidade, como a quantidade de trabalhos.

O debate sobre competividade pode ser abordado por meio de varias perspectivas teórico, de estratégia de negócios, das teorias econômicas. Segundo Krugman, o conceito de competividade nacional é enganoso, pois países são perenes ( mesmo que os governantes sejam temporários).

Para fins de gestão competitiva recursos humanos e seus impactos nos programas de capacitação e treinamento a serem aplicados no Brasil podem aprender com essas visões que não é possível descolar completamente as questões operacionais.

Competividade nas Organizações

O termo competividade aparece na discussão do desenvolvimento econômico, aos fatores que influenciam os esforços das companhias individuais em seres organizações competitivas no que se refere à moldura macroeconômica, uma abordagem mais sistemática ampliou o conceito de modo mais analítico, a mensagem principal do conceito de competividade sistemática é direta, condições macroeconômicas solidas e mercado em funcionamento é necessário, mas não suficiente para um desenvolvimento bem sucedido.

No nível microeconômico, as pessoas estão sob constante pressão da concorrência, submetidas a demandas as criticas dos consumidores, com a falta de uma base teórica solida, muita ênfase foi colocada em benchmarking. Nosso ponto é que o benchmarkingseja errado os resultados devem ser analisados com precaução.

As conexões biológicas das organizações

Nos últimos anos as organizações humanas, têm sido discutidas em relação ao sentimento generalizando que as empresas precisam passar por uma transformação fundamental, os executivos vivem com maior tensão, reclama da pouca satisfação que tem na vida.

Para resolver esse problema nas empresas temos, compreender os processos naturais de mudança , então munidos dessa compreensão podemos projetar de acordo com ela.

Competividade e Pessoas

Os seres humanos não podem ser felizes sem competição, portanto não devemos abolir a competição, apenas cuidar.

A árvore da competividade

Requer-Inclusões sociais, saúde, bem estar, conforto, sustentabilidade, mobilidade, cultura, meio ambiente, emprego e renda, lucros e investimentos, taxas e contribuições, talento, inovação, conectividade, empreendedorismo.

Competir é superar-se pela emulação do outro, é recompensar quem possibilitou o empreendimento, competir é absorver as derrotas como aprendizagem, competir torna-se o trabalho desafiante.

Não se compete por competir, mas por competência, a competência aflora a partir de dois vetores, a impulsão interna e os estimulo desafiador dos sistemas.

Eixos da Competividade

O ambiente contemporâneo competitivo e globalizado é orientado por um novo comportamento dos consumidores e pelos efeitos que as transformações do meio exercem sobre eles. Segundo Ron Heifetz as demandas adaptativas das sociedades requerem lideranças que assumam responsabilidades sem esperar por revelações ou pedidos e que precisem envolver as pessoas para enfrentar desafios. Estratégia é estratégia, seja a empresa grande ou pequena. Desse modo, a responsabilidade sobre o grau de competividade das organizações passa a ser distribuída entre todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (530.2 Kb)   docx (714.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com