TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e desenvolvimento

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.070 Palavras (17 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

O objetivo deste trabalho é demonstrar que o Treinamento e Desenvolvimento está relacionada a um processo de transformação, onde busca aperfeiçoar o conhecimento, habilidades e as atitudes dos indivíduos dentro das organizações trazendo resultados.

Abordaremos a importância do treinamento para o desenvolvimento e qualificação dos funcionários, com a integração do departamento de Recursos Humanos, que tem por objetivos repassar todos os conhecimentos para o profissional, para que desempenhem com mais sucesso suas funções, renovando as práticas antigas para práticas modernas, melhorando a produção através da motivação.

Falaremos sobre aimportância na atualidade, devido as mudanças constantes das tecnologiastornou-se uma das principais questões para as organizações, fazer com que os funcionários acompanhem essa atualização, e que obtenham sempre um resultado produtivo, assim veremos a seguir a importância desses processos.

Etapa 1

Passo 1

Resenha Artigo: A importância do Treinamento nas Organizações

Neste artigo vimos a importância de treinamento nas empresas para beneficiar os funcionários e ao mesmo tempo a organização. Vimos a diferença entre treinamento e desenvolvimento, onde treinamento é o que as empresas dão aos seus funcionários para que os mesmos possam melhorar cada vez mais suas habilidades profissionais, já o desenvolvimento é algo mais pessoal quando surge novos cargos e o funcionário se empenha para alcançar novas habilidades e capacidades.

Segundo Robbins (2002), França (2007) e Ribeiro (2009), o treinamento é um ponto chave nas organizações pois melhora o desempenho dos colaboradores, suas qualificações, é um meio de motivar, incentivar o mesmo a se autodesenvolver.

As pessoas com esse tipo de preparação produzem mais e se sentem produtivas e assim a organização também acabará ganhando.

Segundo o arquivo a implementação da área de Recursos Humanos foi feita pelas empresas com a ideia principal de ajudar na prestação de serviços e também de suprir as necessidades operacionais.

A gestão de pessoas se divide em subsistemas como: O recrutamento, seleção, treinamento, higiene e segurança do trabalho, cargos e salários e avaliação de desempenho.

O recrutamento dentro das organizações pode ser feito internamente ou externamente. A seleção é feita de várias maneiras diferentes onde contam com um profissional de psicologia para ajudar nessa seleção, podendo assim selecionar o candidato como perfil mais adequado para o cargo a ser preenchido.

Para o inicio do Treinamento e desenvolvimento é necessário todo um planejamento estratégico para saber como se proceder ou dar inicio a um T&D aos funcionários de uma organização, para dar inicio precisa-se identificar qual é o conceito de treinamento; treinamento é todo aquele processo utilizado para adaptar os colaboradores a executar determinadas tarefas com êxito, pós a identificação do conceito de treinamento é necessário o levantamento das necessidades de treinamento, exemplos, são: onde precisa acelerar uma determinada produção ou desenvolver certas habilidades em certos colaboradores, pois uma necessidade de treinamento é identificada não só quando um funcionário novo começa dentro da empresa, ela é necessária também em funcionários que já estão a muito tempo dentro da empresa, para um novo cargo ou novo setor a ser iniciado, ou até mesmo quando o colaborador encontra-se em dificuldade de continuar exercendo certa função, ou quando ele necessita aprender uma função nova para passar para os demais funcionários, resumindo por isso se chama treinamento e desenvolvimento, pois além de ser treinado o colaborador precisa desenvolver o que foi aprendido de fato; e todo treinamento tem todo um processo que é:  

                         Entrada         →           processo            →           Saída

Que como citado anteriormente para se iniciar um T&D existe um planejamento de como, quando, onde e quais colaboradores passaram pelo T&D, todo objetivo precisa de um planejamento no treinamento e desenvolvimento não é diferente, é sempre necessário fazer um planejamento para que não ocorram erros no processo e podendo ter uma visão de quais os passos do processo para poder se antecipar diante das dificuldades que serão encontradas durante o T&D. Pós planejamento deve se iniciar a execução do treinamento sempre tendo uma supervisão de todo a execução para identificar o processo de treinamento de cada um ou de todo uma equipe se for o caso, durante a execução é necessário uma avaliação do treinamento desde o seu inicio até o termino da execução; depois de todo esse processo existe uma retroação que é nada menos do que avaliação dos resultados, verificando se todo o processo foi executado como planejado inicialmente, quais foram as dificuldades se teve algum desvio além do planejamento se foi necessário implantar algum procedimento além do que foi previsto.

Após todo treinamento e desenvolvimento é necessario identificar se após aquele treinamento ouve alterações de cargos se alguém está exercendo uma função a mais do que o estabelcido para seu cargo para ser avaliado se será necessario a alteração de salario; a administração de cargos e salários são importantes pois é onde se estabelece uma política salarial justa conforme o cargo que o funcionário e designado dentro da organização.

E para concluirmos que dentro de toda empresa deve haver todos esses subsistemas para ajudar e facilitar. Pois com a ferramenta de treinamento é fundamental para o aumento do conhecimento dos funcionários e com esse conhecimento bem desenvolvido o aumento da produtividade onde colaboradores e empresa saem com satisfação de metas alcançadas.

Passo 2

Leitura do artigo: Construção de um Instrumento de Avaliação de Impacto em Amplitude para o MPDFT

Passo 3

Empresa Escolhida:

[pic 1]

                                                      HST CARD TECHNOLOGY – DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LTDA

Fundada em 1987, a HST Card iniciou suas atividades com desenvolvimento de drivers, rotinas de segurança e sistema operacional para centrais telefônicas. A partir dos anos 90 a HST concentrou seu foco de atuação no mercado de meios de pagamentos eletrônicos, desenvolvendo atividades em automação bancária, provendo soluções em software e consultoria para canais de autoatendimento. A partir de 2001 a HST Card passa também a atender a demanda crescente de soluções para o mercado de cartões EMV. Desde então focado suas atividades em consultorias e ofertas de produtos de segurança em transações em ambientes móveis como cartões (smarcard), internet e aparelhos móveis (celulares, tablets). Atualmente localizada na Rua dos Contabilistas, n°31, Novo Cambuí, Campinas/SP, possui em torno de 100 funcionários.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (295 Kb)   docx (673.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com