TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional: EMPREENDEDORISMO

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS

NOME: ROSANA LOPES GONZAGA      RA: 5821160185

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

EMPREENDEDORISMO

BELO HORIZONTE

2016

[pic 2]

FACULDADE PITÁGORAS

NOME: ROSANA LOPES GONZAGA      RA: 5821160185

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

EMPREENDEDORISMO

Trabalho apresentado a disciplina Empreendedorismo como requisito parcial para a aprovação no 8º período do Curso de Administração sob a orientação da professora Lucília Panisset.

BELO HORIZONTE

2016

Introdução ao Empreendedorismo. O processo Empreendedor.

Passo 1

O  Empreendedorismo vêm crescendo no Brasil desde os anos 90. Isso se dá devido ao desemprego no país que faz com o que o ex-funcionário se arrisque no próprio negócio. Também houve empreendedores que foram motivados pelo ápice da internet, investindo na criação de negócios pontocom nos anos de 1999 e 2000. Outro tipo de empreendedor são pessoas que herdaram negócios da família e dão continuidade a empresas criadas há décadas. Esses fatores são responsáveis pelas discussões e difusão do termo Empreendedorismo no nosso país.

Para Dornelas (2008), o Empreendedorismo pode ser conceituado como o envolvimento de pessoas e processos que juntos levam à transformação de idéias em oportunidades, que por sua vez, leva à criação de negócios de sucesso. Já o Empreendedor é aquele que detecta a oportunidade e cria um negócio para lucrar sobre ela, assumindo riscos calculados.

Sabe-se hoje a importância das Micro e pequenas empresas para a economia brasileira. As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) são responsáveis por mais de 50% dos empregos totais e por 90% do total de empresas formais no Brasil. O investimento em qualificação para estes empreendedores é de fundamental importância, impactando diretamente no índice de mortalidade de empresas dessa categoria.

Hoje vivemos em um período de muitas mudanças em um espaço muito curto de tempo. Para ser um empreendedor de sucesso é preciso ser uma pessoa diferenciada, apostar na inovação, assumir riscos, ser motivado e apaixonado pelo o que faz, deixando um legado. Os empreendedores atualmente, tem o papel de romper barreiras comerciais e culturais, criar novas relações de trabalho, quebrar paradigmas, globalizar e renovar conceitos econômicos. Por isso vivemos em um momento que pode ser chamado como a Era do Empreendedorismo, que estimula cada vez mais o aparecimento de novos empreendedores e a capitação de todos eles.

Muitas das vezes o empreendedor é confundido com o administrador dentro de uma organização. O empreendedor exerce as mesmas funções que o administrador, mais possui habilidades e características que permitem o surgimento de novas idéias e empresas. Os empreendedores são visionários, dedicados, fazem a diferença, exploram ao máximo as oportunidades, determinados e dinâmicos.

O processo empreendedor possui 4 fases. A primeira fase é identificar e avaliar a oportunidade, a fase mais difícil do processo. A segunda fase é desenvolver o plano de negócio, parte mais trabalhosa que envolve vários conceitos que devem ser entendidos e escritos. A terceira fase é determinar e captar os recursos necessários que pode ser através de recursos pessoais ou de conhecidos, bancos, governos, incubadoras, angels ou capitalistas de risco. E a quarta fase é gerenciar a empresa criada, definindo o estilo de gestão, identificando problemas atuais e futures, almejando novos mercados, implementando um sistema de controle, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com