TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO – PROJETO INTEGRADOR I

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – POLO LAURO DE FREITAS - BA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR I

DANIELE MIRANDA DE CARVALHO RA - 372001

LUIS CARLOS DOS SANTOS RA - 381876

SILVERIO MOREIRA DE JESUS RA - 380203

TÍTULO – PROJETO INTEGRADOR I

TUTOR PRESENCIAL: CLARISA CERBINO

LAURO DE FREITAS

24 de abril 2015

SUMÁRIO

RESUMO ________________________________________________________1

INTRODUÇÃO ___________________________________________________2

DIAGNÓSTICO INICIAL___________________________________________3

ESCOPO DO PROJETO____________________________________________4

TAREFAS A SEREM EXECUTADAS_________________________________5

PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROJET________________________________6

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO_______________________6

MONITORAMENTO DO PROJETO__________________________________7

CONSIDERAÇÕES FINAIS_________________________________________8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS__________________________________9

RESUMO

O presente projeto aborda um cenário global do mercado brasileiro e os novos desafios das empresas. Igualmente apresenta toda estrutura que compõe um projeto, onde inclui o escopo, as pessoas envolvidas, as tarefas a serem executadas e todo controle e monitoramento realizado.

INTRODUÇÃO

O cenário mercadológico brasileiro é caracterizado por uma grande instabilidade, onde as empresas têm que deixar a comodidade de lado e agir de forma ativa enfrentando e solucionando os desafios.

Dirigindo-se a vertente de projetos nas empresas deve-se dedicar uma atenção maior diante a necessidade da implantação de um plano em uma empresa. Um projeto requer todo um estudo inicial da situação da instituição, quais necessidades devem ser atendidas, quais pessoas serão envolvidas, entre outros fatores.

Em todo projeto há um prazo de cumprimento que deve ser cumprido e caso haja alguma imprevisibilidade será necessário rever as atividades e tomar decisões corretivas. O monitoramento e o controle são questões de grande valia para que o projeto aconteça dentro dos prazos, às atividades sejam cumpridas e consequentemente o alcance dos objetivos traçados.

Então a implantação de um projeto empresarial é um processo complexo e que requer uma equipe eficaz, dedicada, para que as metas estabelecidas sejam cumpridas

DIAGNÓSTICO INICIAL

As relações de trabalho mudaram nos últimos anos e alguns segmentos acreditam que, no futuro, os trabalhadores não terão um único empregador, mas sim prestarão serviços a diversas empresas.

A tranquilidade deu lugar à instabilidade. Hoje, o mundo tem a inconstância de um vulcão ativo, o que faz com que profissionais de todas as áreas sejam desafiados o tempo todo. Garra e determinação já não são mais suficientes para enfrentar os contínuos desafios. Precisamos de muito mais.

Estamos em plena era do caos e poucas pessoas se dão conta disso. Estabilidade atualmente é uma palavra proibida e acomodação virou nome feio. Todos nós precisamos ter a ousadia e sair para desbravar novos horizontes sem medo do desconhecido, pois transformações são intensas e quem não mudar ficará para trás.

Pessoas com grande flexibilidade e curiosidade vão trazer vantagens para si e para suas empresas nessa moderna maneira de viver. Os mais rígidos e menos abertos vão encontrar mais problemas.

ESCOPO DO PROJETO PARA O SETOR JURÍDICO CÍVEL

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU SITUAÇÃO GERADORA DO PROJETO - Desmotivação da equipe, a falta de comprometimento, prejuízos financeiros, hierarquia e processos mal estruturados.

JUSTIFICATIVA - No setor jurídico Cível percebe-se que alguns funcionários não estão comprometidos com suas respectivas funções, trabalhando de forma desestimulada, provocando graves erros e consequentemente trazendo prejuízos para a empresa. O quadro de funcionários é muito grande e mal distribuído diante as funções, onde uns acabam sobrecarregados de trabalho e outros sem nenhum tipo de ocupação que possa se equivaler.

A falta de comprometimento do grupo acaba prejudicando a função do restante. Por trabalharmos em um setor que está muito ligado a cumprimento de prazos, decisões judiciais, a falta de empenho acaba prejudicando o objetivo do setor que é o arquivamento de processos, por meio do cumprimento de todas as decisões dentro do prazo estabelecido.

A estrutura de cargos estabelecida dentro do setor acaba prejudicando a comunicação entre as pessoas causando um tipo de “hierarquia”, onde ambas não se comunicam de forma eficaz provocando um clima não agradável no ambiente de trabalho e atingindo de forma negativa nos resultados esperados pela empresa. Atrapalhando igualmente no conhecimento de cada funcionário em relação à atividade desempenhada pelos outros núcleos.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DO PROJETO – Proporcionar um bom relacionamento entre os integrantes do setor, atribuir novas ferramentas aos sistemas usados, desenvolver uma nova estrutura hierárquica, para facilitar o relacionamento interpessoal, diminuir os custos e prejuízos gerados pelo setor.

RESULTADOS ESPERADOS COM A REALIZAÇÃO DO PROJETO – Um setor bem estruturado, uma equipe motivada, menor geração de custos e prejuízos zero.

ABRANGÊNCIA DO PROJETO – Todo o setor Jurídico Cível com abrangência de todos os núcleos (Equipe do Back Office, Equipe de propostas e subsídios, Equipe de defesa, Equipe de cumprimento).

TAREFAS A SEREM EXECUTADAS

A estrutura do setor é da seguinte maneira:

  • Back Office- responsável pelo recebimento e cadastros dos processos no sistema, contratação de advogados e prepostos terceirizados, andamentos processuais, avisos de audiência, entre outras funções.
  • Equipe de propostas- responsável pela elaboração de propostas e subsídios para a equipe de defesa.
  • Equipe de defesa- responsável pela elaboração de defesa, petições de baixa, etc.
  •        Equipe de cumprimento- responsável pelo cumprimento de todas as decisões judiciais, análise de bloqueio bancário, penhora de bens.

 Diante todo o cenário apresentado o primeiro passo a ser dado é realizar um processo de auditoria no setor, analisando a função de cada funcionário e a maneira com que eles atuam. Depois desenvolver indicadores de avaliação de produtividade e qualidade do trabalho desenvolvido por colaborador, para que se possa avaliar quem está trazendo prejuízos para a empresa, quais núcleos são realmente de extrema importância dentro do setor, se as atividades desenvolvidas devem ser repensadas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (189 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com