TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título Abordagens sobre a Reestruturação Produtiva

Por:   •  22/4/2017  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Estudos Organizacionais

Profª: Michele Castro[pic 1]

Aluno(a):Luiz Claudio Silva de Oliveira

FICHA DE ANÁLISE DE TEXTO

1. IDENTIFICAÇÃO:

1.1 - Texto nº ___

1.2 – Título Abordagens sobre a Reestruturação Produtiva

2. SOBRE O TEXTO:

Quais os argumentos? (Sob forma de tópicos)

Informar as relações de continuidade e rupturas entre as formas de organização do trabalho, Taylorista, Fordista e Toyotista.

Os métodos de gestão atuam como disciplinadores do trabalho e extrapolam a dinâmica do processo produtivo.

Nesta perspectiva, os fenômenos sob uma ótica etapista conduz a interpretações limitadas, restringindo-os ao espaço produtivo ressaltando que tais relações são historicamente determinados e dialeticamente conjugados entre sí.

A mundialização do capital, a sociabilidade capitalista, desenvolvimento e conjugação das relações de trabalho, a dinâmica produtiva, um modelo híbrido de gestão do trabalho.

3. IDÉIA CENTRAL DO TEXTO:

   As ideias, centrais do texto refere-se aos sucessivos processos de transformação nas empresas e industrias caracterizadas pela desregulamentação e flexibilização do trabalho, em decorrência da acumulação ‘’linear’’ e flexível do surgimento de novas tecnologias da terceira revolução industrial.

______________________________________________________________ _

4. ANÁLISE DO TEXTO:

4.1 ASPECTOS POSITIVOS OU DE DESTAQUE:

As confluências entre as concomitantes transformações na economia e na produção industrial o chamado ‘’bem estar’’ social que sustentava a indústria a maximização da produção e o comercio pelo consumismo, acabou substituído pelo neoliberalismo que defendia a produção de acordo com a procura e a demanda não necessariamente alta, mas sempre superior a oferta.

4.2 ASPECTOS NEGATIVOS OU LIMITADORES:

Marcado pela alienação da complexidade da linha de montagem na produção fabril, o trabalho especializado e a repetição de uma mesma função pelos funcionários, foi alterado pela flexibilização das funções-atividades, o empregado era obrigado a ter desvio de função, dependendo das necessidades da organização, realizando varias tarefas, fora dos padrões.

_______________________________________________________________

5. ARTICULAÇÃO DE IDEIAS:

5.1 – COM OS CONTEÚDOS DE OUTRAS DISCIPLINAS (IDENTIFICAR A DISCIPLINA E O CONTEÚDO):

Com a produção, mostrando-se cada vez mais vinculada ao setor de logística e a produtividade acentuada, o setor de distribuição nas empresas industriais, comerciais e de serviços, exigiam do estado um maior investimento na infraestrutura das rodovias, no sistema de transporte e de comunicação, setores imprescindíveis para o sucesso da produção, (Introdução a Administração).

5.2 – COM O PAPEL DO ADMINISTRADOR NAS ORGANIZAÇÕES:

Para coordenar, planejar, controlar, ou seja gerenciar de forma eficaz as variantes da organização entre elas, os recursos financeiros e humanos e atingir os objetivos, metas de crescimentos, administração estratégica, a empresa deve basear-se nos princípios de negociação, definição de metas, tomadas de decisões, identificação e resolução de problemas, liderança do quadro de funcionários e manutenção de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com