TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA/ORGANIZAÇÃO EVEN CONSTRUTORA S.A.

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

                                                    2º. SEMESTRE

SÃO PAULO

2017

  • Kawan Rocha de Paula D41IEJ-6
  • Keila Batista da Silva D172GG-3
  • Nathália Trindade dos Santos D397AC-9
  • Sintia da Silva Santos D3978H-4

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA/ORGANIZAÇÃO EVEN CONSTRUTORA S.A. 

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 2º. semestre, do curso de Administração de Empresas da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

SÃO PAULO

2017

INDICE

INTRODUÇÃO

4

1

Revisão Conceitual

5

1.1

O que é uma organização

5

1.2

O que é administrar

5

1.3

Como se realiza o processo de administração

6

1.4

A Escola Clássica de Administração

6

1.5

Gestão Administrativa

 6

2

Estudo do Caso

       7

2.1

Perfil da organização

8

2.1.1

Apresentação da Empresa

8

3.2

Produtos e Clientes

9

3.3

Quadro de pessoal

10

4

ANÁLISE

11

   CONSIDERAÇÕES FINAIS

12

    REFERÊNCIAS

13


4

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos apresentar a empresa Even Construtora e Incorporadora S/A e como ela é aplicada e Evolução do pensamento Administrativo, relatando sobre suas práticas do dia a dia e como podemos compara lá aos aprendizados de Taylor e Fayol. Uma empresa de médio porte, no segmento de construção residencial e comercial e de algumas etapas até o produto final.  

Companhia atua preocupada com a ética e o respeito aos requisitos legais e normativos pertinentes a Organização, e também com a saúde e segurança de seus colaborados e clientes.

A empresa possui alguns certificados e premiações, entre eles o certificado de 2016 7° colocação na categoria incorporação, e seu primeiro premio em 2012 Eleita a Construtora e Incorporadora que mais respeita seus consumidores, pela revista Consumidor Moderno e a Shopper Experience.

Apresentaremos também suas equipes de trabalho, clientes e seu serviço prestados á eles, iremos abordar o assunto tratado em aula sobre Administração Científica e Gestão Administrativa Clássica.


1. Revisão Conceitual

Administração é o ato de trabalho com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos das organizações, bem como de seus membros.

Este processo pode ser realizado, através de um subprocesso chamado de PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), mas por ser um processo dentro de empresas, e passando por diversas atualizações, podem ocorrer mudanças no mesmo.

As conquistas que temos hoje vieram de acontecimentos se da por resultados de dois importantes pensadores para a administração. A teoria criada pro Taylor e Fayol, foi dividida dentro da escola clássica de administração, está divisões foram chamadas de: Administração Cientifica e Teoria Clássica da Administração.

Administração Cientifica (Taylor)

Frederick W. Taylor foi o criador e líder da Administração Cientifica que tinha por fundamento a melhoria nas condições de trabalho, garantindo o melhor custo beneficio ao sistema de produção.

Após a Revolução Industrial, houve um crescimento de fabricas e trabalhadores, que eram submetidos a péssimas condições de trabalho, remuneração inadequada, sem divisão alguma de trabalho.

Taylor teve o papel de trazer a ciência para a administração. Percebeu que aplicando uma metodologia cientifica, aumentaria o nível da produtividade, reduziria o tempo de produção e diminuiria os custos, pois o ideal era minimizar os custos e maximizar os ganhos. Analisando os trabalhadores em fabricas, observou que era necessário ter uma supervisão, pois deixando os trabalhadores sozinhos, diminuiria a produção. Mostrou que o trabalhador que sabe o que esta fazendo, produz mais, e trabalha de maneira eficiente.

Ao fazer um estudo de tempo e movimento, Taylor percebeu que o trabalhador que faz mais movimentos em um único trabalho, produz em menor quantidade, com isso, implantou a divisão do trabalho em tarefas menores, acarretando na eficiência do trabalho e maior produção nas fabricas. Também propôs que a remuneração dos trabalhadores fosse de ganho por peças, ou seja, o trabalhador ganharia por quantidade de peças fabricas.

Portanto podemos dizer que Taylor, era focado apenas no trabalho operário, e na produtividade, uma metodologia que foi adequada para a época. Na atualidade o taylorismo contribuiu para que, o homem não fosse visto mais como uma maquina, e nem como parte daquela maquina, e sim para que o trabalhador que ainda é submetido ao trabalho operário, seja reconhecido pelo que esta fazendo, e possua habilidades de fazer outros trabalhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (109.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com